EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Diferença entre HTTP e HTTPS, Hacker e Cracker

Profissionais do bem ou do mal, hackers ou crackers, qual a diferença? Veja ainda o que significa e qual a diferença entre as siglas usadas na internet: HTTP e HTTPS.

É comum ouvirmos ou lermos histórias associadas ao termo hacker, afinal constantemente algum tipo de evento ocorre no sentido de ferir a segurança de usuários de internet ou empresas que operam algum tipo de sistema de informação. Por outro lado alguns usuários podem ter notado que em alguns sites o endereço inicia por HTTP e enquanto que em outros casos é usado o HTTPS. Existe diferença entre eles? Veja as explicações abaixo:

HTTP

HTTP é a sigla do protocolo Hypertext Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto, um padrão usado na internet para a navegação em arquivos HTML.

Quando você digita um endereço de um site no seu navegador, na verdade está fazendo o uso deste protocolo, pois todos os endereços de sites são iniciados por HTTP, exemplo: http://www.luis.blog.br. Note que Luis.blog.br é o domínio e ele poderá ser acessado por outros protocolos, como os usados para envio e recebimento de emails, transferência de arquivos, entre outros. Contudo, sempre que eu iniciar o domínio por HTTP, o navegador já entende que eu quero navegar em arquivos HTML ou sites, como queira.

HTTPS

O HTTPS faz a mesma coisa que o HTTP, diferenciando apenas que a navegação se dará em ambiente seguro, daí o S no final. Quando você acessa o site do seu banco ou está no processo de finalização de uma compra em uma loja virtual, por exemplo, note que o endereço do site será alterado para HTTPS. Isto significa que o site está blindado evitando assim possível roubo de informações que são trocadas entre você e o site em que está navegando.

Hacker

Hacker é um profissional de tecnologia que possui grande conhecimento técnico e normalmente um QI muito elevado. Pessoas classificadas como hacker geralmente são extremamente dedicadas no que fazem e em muitos casos possuem anos de estudos e/ou atuação no mercado de tecnologia. Conhecem muito de sistemas de computadores, redes e comunicação de dados, mas seu ponto alto é o foco em segurança da informação.

Um hacker pode ser do bem ou do mal, isto vai depender que como ele é apresentado. A mídia pouco especializada em tecnologia as vezes associa ele sempre como do mal, mas o melhor termo é que ele é apenas um cara como descrito acima.

Cracker

Já o Cracker pode ser definido como o hacker do mal. É uma definição mais específica e aplica-se apenas neste caso. Com isso, podemos concluir que hacker pode ser do bem ou do mal, mas cracker é apenas do mal.

Por do bem e do mal entenda-se por intenções, isto é, os hackers do bem geralmente são contratados por bancos e grandes empresas para prestarem consultoria e testarem os sistemas a fim de identificar falhas, já os do mal sempre atua na invasão de sites e sistemas a fim de provocar algum tipo de dano.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio