EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Diferença entre Internet e Intranet

Tutorial com dicas e exemplos de portais horizontais e verticais, diferença entre os termos internet e intranet e suas diferenças em aplicações reais. Leia o artigo e tire suas dúvidas.

Internet e intranet não são necessariamente as mesmas coisas, o mesmo acontece com portal vertical e horizontal. Embora todos estejam no mesmo contexto, existe algumas diferenças entre eles e neste artigo pretendo mostrar quais são elas.

Internet

O termo internet é resultado da junção de duas palavras em inglês: inter + net. Em português fazemos sempre a tradução como rede mundial de computadores. Contudo na prática observamos que não se trata se uma rede e sim múltiplas redes que se conectam entre si.

As principais características da internet é que ela é livre, pública e não tem necessariamente um centro ou controle de algum órgão específico. Existem sim órgãos e empresas que desempenham algum tipo de controle na regulamentação de normais técnicas como o ICAAN que regulamenta a criação e uso de domínios (endereços de internet), o W3C que cria e padroniza tecnologias para a internet como o HTML, entre outros.

Intranet

Intranet é um termo usado para designar uma internet local, isto é, uma rede local que compartilha aplicações e características da internet em geral.

As intranets são comuns em empresas onde são feitos sistemas ou aplicações com conteúdos de interesse apenas dos colaboradores daquela empresa. Assim, cada colaborador recebe um usuário e senha para poder acessar as informações desta intranet. São comuns nessas intranets as informações de salário e benefícios, normas da empresa, manuais técnicos, pesquisas, bases de conhecimento, entre outras informações que só podem ser acessadas internamente, isto é, pelos colaboradores da empresa.

Portal horizontal

O termo portal é usado para designar um tipo de site com alto volume de conteúdo e atualizações. No caso de portal horizontal trata-se de um portal com conteúdo misto, isto é, com vários segmentos, podendo ser educação, economia, saúde, entretenimento, esportes, entre outros. Na prática um portal horizontal não foca em assunto nenhum, mas atua em todos ou pelos menos em um bom número de segmentos.

Alguns exemplos de portais horizontais: UOL, Yahoo, MSN, Terra, Globo, IG, entre outros.

Portal vertical

Já um portal vertical é aquele com as mesmas características do portal horizontal, porém, neste caso ele é focado em um segmento ou em um mercado específico.  Esse tipo de portal geralmente é usado para agrupar informações, produtos ou serviços em comum de um setor específico, como agricultura, automóveis, seguros, saúde, entre outros.

Alguns exemplos de portais verticais: Webmotors (automóveis), Portal do Agronegócio (agricultura), ABC da Saúde (saúde), Direito Net (direito), entre outros.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio