EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Os formatos de imagens para a web: JPEG ou JPG, GIF e PNG

Conheça nesta comparação as diferença entre os formatos de imagens JPEG ou JPG, GIF e PNG. Esses formatos de imagens são bastante populares, especialmente na internet.

Quando você navega em um site qualquer é comum encontrar imagens e ilustrações de todos os tipos, contudo, os formatos aceitos na internet não são muitos, na verdade eram três: GIF, JPG e PNG, mas atualmente alguns navegadores já suportam o SVG que é uma nova proposta de imagens para a internet.

Os três formatos tradicionais de imagens para a web podem ser criados em praticamente todos os programas gráficos, como o Photoshop, Fireworks, Paint.NET, entre outros. Abaixo veremos as principais características de cada um deles.

GIF

GIF é a sigla de Graphics Interchange Format, um formato de arquivo de imagem suportado pelos principais navegadores de internet. Quando um formato é suportado pelos navegadores significa que os desenvolvedores podem usar aquele formato na construção de sites, já que os navegadores mostrarão a imagem para o usuário.

O GIF tem como característica mais conhecida o suporte a animações e já foi muito explorado no passado na criação de inúmeros GIfs animados. Contudo, o formato suporta apenas 256 cores o que torna inviável para o uso de imagens muito coloridas já que ocorre a perda da qualidade nesses casos.

O GIF é pode ser usado para: imagens de origem vetorial ou pequenas animações.

Veja abaixo uma imagem no formato GIF:

Exemplo de imagem no formato GIF

JPEG ou JPG

JPEG é sigla de Joint Photographic Experts Group, é um formato amplamente usado na internet para exibição de imagens, especialmente fotos. Também é o formato padrão da grande maioria das máquinas digitais e celulares que tem câmera digital embutida.

Sua grande característica é o suporte a mais de 16 milhões de cores, tornando ideal para fotos de alta qualidade. Outra grande característica do JPG é que ele suporta uma grande compressão de arquivo, reduzindo muito o tamanho do arquivo, porém quando maior a compressão maior será a perda de qualidade da imagem.

Veja abaixo uma imagem no formato JPG:

Exemplo de imagem no formato JPG ou JPEG

PNG

PNG é a sigla para Portable Network Graphics, um formato de imagem com alta compactação e sem perda de qualidade. O formato foi criado visando a substituição do GIF que era patenteado e tornou-se um dos formatos de imagens mais usados atualmente.

Sua grande e mais marcante característica é o suporte a transparência. Com ele é possível produzir uma imagem deixando-a o fundo transparente. Esta característica já era suportada no GIF, mas no PNG ela foi melhorada o que tornou o formato bastante popular.

Veja abaixo uma imagem no formato PNG:

Exemplo de imagem no formato PNG

Com informações de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formato_de_ficheiro_gr%C3%A1fico



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio