EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Os planos de aposentadoria e previdência privada: PGBL e VGBL

Veja neste artigo a comparação entre os planos de aposentadoria complementar ou previdência privada: PGBL e VGBL. Veja as diferenças e similaridades entre eles.

Aposentadoria é algo para se pensar durante toda a vida. Quanto mais cedo você começar a se preparar melhor. No Brasil existe a previdência oficial destinada a todas as pessoas e existe a previdência complementar ou privada que pode ser contratada como um benefício adicional.

Aposentadoria

A aposentadoria é na verdade um seguro para ser usado m momentos especiais e de necessidade na vida. No Brasil a Previdência Social é responsável pela administração e pagamentos dos benefícios aos assegurados. Para ter direito a aposentadoria uma pessoa precisa realizar contribuições mensais que pode ser contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico e segurado especial.

Os benefícios da Previdência social podem ser:

  • Aposentadorias: Especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição
  • Auxílios: Doenças, acidentes e reclusão
  • Pensões: Por morte ou especial
  • Salário família
  • Salário maternidade
  • Assistência Social

Para obter outras informações sobre a Previdência Social, os tipos de benenefícios, os critérios de cada um, entre outros, acesse o site da Previdência Social: http://www.mpas.gov.br

Aposentadoria complementar ou previdência privada

A aposentadoria complementar ou previdência privada é um benefício adicional que uma pessoa pode contratar  a fim de garantir um melhor rendimento em determinado momento da vida.  No Brasil há dois tipos de previdência privada:

Os fundos de pensão, também conhecidos como previdência fechada que é destinado a funcionários de uma empresa ou do setor público.

Previdência aberta onde qualquer pessoa pode participar. A previdência aberta é oferecida nos planos VGBL e PGBL e pode ser contratada nos bancos ou empresas de seguros.

VGBL

Segundo a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, VGBL é sigla de Vida Gerador de Benefícios Livres. É um seguro de pessoas que após um período de contribuição proporciona ao segurado um benefício mensal que poderá ocorrer por um período de tempo ou como renda vitalícia. Existe ainda a possibilidade do pagamento único do benefício.

O VGBL é mais conhecido no mercado como uma opção de plano de aposentadoria privada ou aposentadoria complementar.

PGBL

Ainda segundo a SUSEP, o PGBL é o Plano Gerador de Benefícios Livres e assim como o VGBL, são conhecidos como planos por sobrevivência e em ambos os casos recebem a tributação do imposto de renda no momento do resgate ou do recebimento da renda. Tem praticamente as mesmas características do anterior, diferenciando na forma como são tributados.

VGBL: o imposto de renda incide somente sobre os rendimentos

PGBL: o imposto de renda incide sobre os rendimentos e sobre o valor aplicado. Por esse motivo é permitido fazer a dedução das contribuições nesta modalidade no imposto de renda de pessoa física (ajuste anual – modelo completo).

Outras informações podem ser obtidas no site da Superintendência de Seguros Privados: http://www.susep.gov.br/



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio