Como saber a diferença entre boleto bancário, fatura e duplicata

Quais as definições de boleto bancário, fatura e duplicata e quais as diferenças entre esses meios de pagamento, extrato de cobrança ou demonstrativo de uso?

Existem algumas formas de pagamento de contas que precisam de certa atenção. Por isso, é preciso seguir as regras e quesitos para cada uma delas. Nesse post vamos ver as diferenças existentes entre boleto, fatura e duplicata. Muitos não sabemos diferenciá-las, principalmente pela confusão na hora do significado e a função delas. É importante saber qual a diferença entre uma forma e outra, pois algumas são padrões, e exigem uma forma única para o pagamento das contas. Veja aqui como distinguir o boleto, fatura e a duplicata:

Boleto bancário

É um documento emitido pela empresa em que se deve através do computador via internet ou emitido pela própria empresa responsável da cobrança. Ele tem que ser pago em agências bancárias e lotéricas, essa é a sua única finalidade, por isso se dá o nome de Boleto Bancário. Foi um dos métodos para facilitar o pagamento de contas de pessoas que não possuem conta bancaria ou que querem fazer o pagamento em agências vizinhas a sua localização. Funciona de maneira eficiente e facilitada através de um código de barras que o cobrador utiliza para identificar o valor e os detalhes de pagamento. O boleto só pode ser emitido para concluir uma compra, ou seja, tem que ser no exato momento. Por exemplo: Em uma passagem de avião, você faz uma reserva e essa reserva irá gerar um boleto, você deverá paga-lo   para concluir a sua compra, só assim ela será confirmada.

Fatura

É um documento comercial que representa a compra, uso ou aquisição de algo que ainda não foi pago, ou seja, que deve ser pago. A fatura também pode ser usada como controle, como por exemplo, de um telefone fixo ou móvel, onde o cliente pode ver detalhes de uso, relação e valores das chamadas, vencimento e todas as explicações da empresa contratada para o serviço depois de utilizar todos os serviços que lhe foram disponibilizados ao usuário.

A fatura é emitida sempre pela empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento.

Duplicata

A duplicata é uma espécie de credito dado ao contratado ou a empresa em questão. Ela pode ser usada para pagar faturas e contas sem notas fiscais, sendo também uma forma mais facilitada de pagamento. Um exemplo: esses créditos são guardados com o vendedor ou com a empresa (pode ser a fatura dividida em varias duplicatas ou em apenas uma, como um parcelamento de conta), depois que o cliente paga uma das duplicatas ele recebe-a de volta como comprovante de pagamento da conta, até quitar suas contas. É um documento legal, onde deve conter o valor, e a assinatura do individuo.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fatura
http://marcelo-gomes.com/administracao/diferenca-entre-boleto-e-duplicata


Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus