EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Diferenças entre Biografia, Bibliografia e Referência

São termos comuns em trabalhos escolares como TCC, testes, etc. Você pode fazer uma biografia e para isso precisa de bibliografia e referência. Entenda.

Com a chegada do final do bimestre ou semestre, é a hora de se preocupar com as provas e trabalhos finais. E muitas vezes os alunos acabam perdendo a cabeça em meio a tantas palavras e nomes complicados. Para te ajudar nos próximos trabalhos da escola ou faculdade, preparamos um guia sobre a diferença entre biografia, bibliografia e referências.

Veja abaixo suas principais diferenças:

Biografia

biografia pessoa vida livros

A biografia na verdade trata-se de um termo designado para nomear o gênero literário onde o autor conta a a historia de vida de uma determinada pessoa, normalmente a biografia só e feita após a morte da pessoa. No entanto, nos últimos anos tornou-se comum lançar biografias de pessoas ainda vivas especialmente de astros da musica, TV ou cinema em geral. 

A origem do termo biografia vem do grego bíos, que significa vida e gráphein quer dizer escrita. Ou seja, resumindo a biografia nada mais é do que escrever sobre a vida de alguém.

Bibliografia

bibliografia referências trabalhos escolares

A chamada "ciência do livro", nada mais é do que uma coletânea ou resumo de todas as fontes lidas durante a pesquisa ou elaboração de um livro, tese ou trabalho científico.

Todas as fontes que você leu ou consultou para se orientar e escrever aquele seu trabalho de escola ou faculdade devem fazer parte da bibliografia de seu trabalho.

Não importa se você utilizou ou não citações delas em seu conteúdo. Se você leu este material durante a confecção de seu trabalho, ele deve constar na bibliografia. O termo bibliografia também pode aparecer como leitura complementar ou literatura sugerida.

Referência

Semelhante a bibliografia em significado, porém com uma grande diferença, as referencias são na verdade a lista de todos os trabalhos que você realmente utilizou ou citou na confecção de seu trabalho, tese, ou livro. As referências possuem a função de fornecer respeito e confiabilidade ao trabalho, tese ou livro, pois garante uma base sólida de informações para o leitor que desejar consultar o embasamento teórico daquilo que você está escrevendo, o que para a comunidade acadêmica é de extrema importância. 

Além disso, quando se utiliza sites e outras mídias digitais ou eletrônicas prefere-se utilizar o termo referências ao invés de bibliografia.

Da próxima vez que fizer seu trabalho, lembre-se:

  • Biografia: vida do autor;
  • Bibliografia: obras que você leu;
  • Referência: obras que você citou ou influenciaram diretamente no seu trabalho.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio