Diferenças entre oficina, curso e workshop

Perceba o significado do termo oficina quando aplicado a educação, além de curso e workshop que muitas vezes parece ser a mesma coisa, mas há diferenças entre cada um.

No artigo a seguir, você poderá conferir quais são as diferenças, além de suas definições e características, entre os termos oficina, curso e workshop, e dessa forma compreender da melhor forma o que cada termo significa em sua área, e ainda conferir que as palavras diferem entre si, já que cada uma delas possui os seus devidos objetivos e finalidades.

Oficina

Oficina é o lugar de uma atividade laboral, principalmente artesanal ou manual, assim como a que desenvolve um mecânico ou eletricista. Saiba que quando usamos a palavra oficina em português, designamos um local de trabalhos técnicos ou manuais, como por exemplo, eletricidade, mecânica, carpintaria, entre vários outros. Também podemos referir oficina ao local de encontros, entre os estudantes e/ou profissionais para a solução de problemas comuns, como a oficina de música, de literatura, entre outros de várias áreas e conhecimentos.

Curso

palestrante professor aluno curso

O curso é uma palavra que pode definir os mais diversos fatores. Ou seja, temos o curso livre, de graduação, pós-graduação, entre várias outras áreas. Saiba que a legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que tem como finalidade atender o público a partir do nível fundamental, com a meta de ofertar a profissionalização rápida para vários setores de atuação no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que os cursos podem ou não serem devidamente reconhecidos pelo MEC/CAPES, e as escolas de curso livre são proibidas por lei de ofertar cursos de Bacharéis Graduações, Tecnológicos, Técnicos, entre outros, e muito menos de emitir diplomas.

Workshop

Um workshop é uma reunião de grupos de indivíduos que estão interessados em um certo projeto ou atividade, para a devida discussão sobre o que lhes interessar e apenas pelo que eles desejarem, sem a necessidade de discussão. Vale lembrar que um workshop é diferenciado de uma palestra, por alguns fatores, já que nele a plateia não é somente uma mera espectadora. Em certos momentos, o auditório pode ser chamado para participar, geralmente vivenciando as experiências ligadas ao tema em debate. O workshop possui um caráter mais prático e a sua realização exige, do palestrante, uma ampla abertura ao diálogo, além do envolvimento.

Geralmente, no decorrer de um workshop, são estimulados os trabalhos de recortes, de organizações de painéis, recursos de multimídias e muito mais. As conferências ou as palestras são normalmente orientadas por um perito em certo assunto, e o workshop em continuação pode ser a fonte de contribuições ou de prática da inteligência e da criatividade.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oficina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Curso_livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Workshop


 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus