EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Linux ou Windows? Conheça os principais sistemas operacionais

Você sabe diferenciar um nerd de um geek? Faz idéia do que seja isso? Veja neste artigo as definições para essas figuras e ainda as diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux.

Eu já fui chamado de nerd, talvez eu tenha sido mesmo e para ser sincero acho que ainda sou, mas os tempos mudaram e os nerds passaram a ter outro nome: geeks. Será que ambos podem conviver no mesmo espaço? Veja o que é cada um deles e as diferenças entre eles, se é que elas existem.

Nerd

Nerd ficou conhecido como termo que se referia a uma pessoa “bitolada” por informática. Era o cara que sabia muito de computadores, programação e que não tinha uma vida social ativa ou que vivia mais envolvido com os computadores que as pessoas. Tinha como símbolo um cara com óculos fundo de garrafa, usando uma roupa social e com os cabelos desarrumados. Bill Gates no auge de sua carreira foi visto por muitos como um bom exemplo de nerd. Em suma era o cara da informática.

Nerd ou Geek? Qual a diferença

Geek

Perceba que na descrição anterior eu usei o verbo no passado, isto porque até os nerds se modernizaram e surgiu um novo conceito que ficou conhecido com geek. O geek é o nerd moderno, mais descolado e com uma abrangência maior. Se o nerd era um grupo muito fechado composto dos caras essencialmente da informática o geek é o cara da tecnologia, ou seja, pode ser até um administrador de empresas que tenha muita afinidade com a tecnologia sem necessariamente precisar ser um programador de computadores, mas que resolve bem as questões tecnológicas ou está muito antenado no mundo online.

Particularmente acho essas definições uma bobagem, mas como elas de fato são empregadas, resolvi compartilhar as diferenças.

Windows e Linux

Por falar em nerd e geek, outra diferença que muitos talvez não conheçam é entre Windows e Linux.

Windows é o nome do maior e mais popular sistema operacional que já existiu. Ele foi criado pela Microsoft que tinha o “nerd Bill Gates” como fundador e mentor do Windows. Teve várias versões como 3.1, 95, 98, ME, 2000, XP, 2008, Vista, Seven ou 7, Windows 8 e 2012. Os dois últimos são as últimas versões desktop e servidor, respectivamente.

Tela inicial da nova versão do Windows.
Tela inicial do Windows 8

O Windows é popular e está instalado na maioria dos computadores do mundo. É sem dúvida o produto de maior sucesso que conhecemos. Ele é essencial para o funcionamento do computador, os programas nele instalados e os dispositivos ou hardwares, como impressoras, teclado, modem, entre outros.

Linux é um sistema operacional como o Windows em sua essência, mas é diferente pois ele é um software livre, isto é, ele não é proprietário e as alterações realizadas nele são conhecidas e frutos de contribuição dos próprios usuários. Ele também é gratuito.

O Linux ficou e ainda é muito popular em servidores e em ambientes específicos, como as urnas eletrônicas usadas nas eleições aqui no Brasil. Contudo em computadores pessoais ele não teve o mesmo sucesso já que neste ambiente o Windows parece imbatível.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio