EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Domínio: Como registrar um domínio nacional e internacional

Domínio: Como registrar um domínio nacional e internacional. Projeto de sites.

Para que serve um domínio? Como registrar um domínio nacional e internacional? Se você não está familiarizado com registros e manutenção de domínios, creio que este post poderá ajudá-lo. Como é um assunto amplo, resolvi criar uma série de perguntas com suas respectivas respostas.

[QUEBRA]

O registro do domínio, bem como a escolha do nome do domínio, faz parte do projeto de sites. Uma outra etapa importante do projeto e escolha da hospedagem do site. Vamos às principais perguntas relacionadas a domínio e a registro de domínio nacional e internacional.

Para que serve um domínio

O domínio serve para criar um nome amigável para o seu site e ao mesmo tempo torná-lo distinto dos demais. Ele também pode ser usado como uma estratégia de marketing.

Como escolher um domínio

Pense em algo de fácil memorização. Nomes muito extensos ou complicados tendem a gerar problemas. Eu trabalho em uma empresa chamada sphera, cujo domínio é sphera.com.br. Agora, imagine a dificuldade que é explicar o endereço do site pelo telefone, por exemplo.

O que é dominio nacional

Domínio nacional são todos os domínios com a terminação .br, cujo registro é feito no Brasil e está sob responsabilidade do CGI-Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Um ponto importante a observar é que a terminação .br tem inúmeras categorias de registro. Há categorias para empresas comérciais, profissionais liberarais, indústrias, pessoas físicas, entre outros. A lista dessas categorias podem ser vistas aqui:

O que é domínio internacional

Domínio internacional são domínios registrados fora do Brasil e portanto sem a terminação .br. O mais conhecido de todos é o .com que apesar de ser internacional pode ser registrados por intermédio de algumas empresas brasileiras, como a Locaweb.

Quanto custa registrar um domínio

Os dominíos nacionais giram em torno de R$ 30,00 (ano) e os internacionais tem grande oscilação de preços, mas é possível registrar a partir de R$ 15,00 (ano). Consulte o site www.registro.br e www.locaweb.com.br

Qual o tempo de validade de um domínio

Inicialmente um ano, mas é possível registrar o domínio para um período maior. Independente do tempo registrado, é necessário fazer a renovação do registro sempre que o prazo expirar.

O que eu preciso para registrar um domínio

O nome do domínio, e os endereços de DNS do local onde seu site vai ficar hospedado. Os endereços DNS são fornecidos pela empresa onde você contratar o plano de hospedagem.

Onde registrar domínio nacional e internacional

Domínio nacional: www.registro.br e www.locaweb.com.br

Domínio internacional: www.locaweb.com.br e www.register.com
 

 

Veja também

Comentários

Parabens, post muito bom, me ajudou bastante a entender o assunto. Nathália // Rio de Janeiro
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio