EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

educaçao.gov.br e mec.gov.br, qual a diferença?

Qual a explicação de um site ter dois endereços, como no caso do Ministério da Educação que tem o educaçao.gov.br e mec.gov.br? Veja o artigo que explica esta diferença de endereços.

Quando você digita educaçao.gov.br entra no site do Ministério da Educação e quando digita mec.gov.br também vai para o mesmo site. Mas qual a diferença entre eles? De fato eles vão para o mesmo site ou um deles é clone ou site falso? Esta é uma dúvida que pode ser de várias pessoas, então vamos esclarecer esta dúvida.

Dois endereços, mesmo site. Pode?

domínio endereço de site internet

A resposta é sim. Um site pode ter dois endereços diferentes apontando para o mesmo conteúdo. O endereço de um site na linguagem tecnológica é chamado de domínio, isto é, um nome único que precisa ser registrado nos órgãos competentes que no Brasil é o CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil. Uma vez registrado este domínio poderá ser apontado para um site qualquer e uma empresa, organização ou pessoa física poderá registrar quantos domínios quiser e ai está a razão do MEC ter os domínios educaçao.gov.br e mec.gov.br apontados para o mesmo site.

Na verdade o Ministério da Educação possui outros domínios como o educacion.gov.br e education.gov.br que aparentemente ainda não estão funcionando, mas a  julgar pela lógica, provavelmente serão usados para as versão em espanhol e inglês, respectivamente.

Mas é o mesmo site?

Sim. Como explicado acima, dois domínios podem ser apontados para um mesmo site e terá o mesmo conteúdo, as mesmas funcionalidades, mas apenas o endereço diferente. De uma forma bastante simples podemos sintetizar que é o mesmo que uma sala ter duas portas, ou seja, duas entradas diferentes, mas uma vez na sala, estão no mesmo lugar.

Mas isto não pode confundir os usuários?

De certa forma pode, mas note que é comum nesses casos eles divulgarem apenas um endereço, que no caso do Ministério da Educação é o mec.gov.br, pois se em cada campanha ou peça publicitária o MEC divulgasse domínios diferentes, poderia sim confundir os usuários.

Quantos domínios podem ser registrados?

Uma empresa, um órgão de governo, uma pessoa física ou  uma organização qualquer pode fazer o registro de múltiplos domínios, desde que os mesmos estejam disponíveis para registro. No dia que escrevi este artigo (17/03/2013), o Bradesco, por exemplo, tinha 1473 domínios registrados. Alguns muito curiosos, por sinal.

Não tive ainda tempo de verificar mais a fundo, mas pelas minhas pesquisas preliminares, o Bradesco é a empresa brasileira com maior número de domínios registrados. Mas isto não é uma informação oficial, já quem não pesquisei a fundo ainda.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio