Email: Como enviar e receber emails

Como criar e configurar um email? Como enviar e receber emails e outras dicas de segurança do seu endereço eletrônico na internet. Confira o artigo.

Como enviar e receber emails? Parece uma tarefa simples e de fato é. Diversas pessoas tem dificuldades para configurar uma conta de email, pois antes de enviar ou receber é preciso que a conta esteja criada e devidamente configurada.

Como criar um email?

Para criar uma conta de email, primeiro precisamos saber onde essa conta será criada. Se você quiser criar uma conta em algum serviço de webmail, como o Hotmail, Gmail, Yahoo ou outros. Basta acessar o site desses serviços e preencher seu cadastro. Porém, se você pretende criar um email atrelado ao site da sua empresa, por exemplo, neste caso é necessário solicitar ao administrador do site para criar a conta.

Como configurar um email?

Os emails criados nos serviços de webmail tem pouca configuração a fazer, já os emails criados nos sites das empresas podem ser acessados por programas como o Outlook Express ou Windows Mail, nesses casos é necessário configurar os servidores de entrada e saída, POP e SMTP, respectivamente. Veja esses tutoriais que mostram com clareza como efetuar essas configurações.

Como enviar emails?

Para enviar um email você precisará:

  • Email remetente. É o seu email
  • Email destinatário (para). É o email para quem você deseja enviar
  • CC. Com Cópia. Aqui opcionalmente você poderá informar um ou mais emails que também receberão o mesmo email.
  • CCO. Com Cópia Oculta. Idem ao CC, porém, os endereços listados aqui não serão visíveis, assim, você poderá enviar um email para várias pessoas sem que elas fiquem sabendo quem recebeu o email.
  • Anexo. Use quando for enviar arquivos junto com a mensagem do email.

Obs: Tome bastante cuidado com anexos, pois alguns formatos são bloqueados, como o .EXE, por exemplo. Outra atenção que deve ser tomada é com o tamanho do arquivo, pois arquivos muito pesados podem ser barrados ou tornar o envio e recebimento muito lento.

Como receber emails

Receber emails é a parte mais fácil, normalmente o processo é automático. Contudo, segue algumas observações:

Lixo Eletrônico. Verifique constantemente esta pasta, pois muitos emails válidos podem cair lá.

AntiSpam. Idem ao lixo eletrônico

Dicas:

Crie pastas para cada assunto e assim que os emails forem lidos, mova-os para as pastas específicas.

Crie uma conta de email para usar em cadastros e sites na internet e outra para comunicar com as pessoas.

Não divulgue seu email em sites, blogs ou redes sociais, pois há robôs que vasculham a web à procura de endereços de emails para serem usados em venda de listas de emails para spammers. (se você usou seu email aqui no Blog do Luis, não se preocupe, ele não fica publicado).




 

Veja também:




// Comentários

patricia // itaquaquecetuba // 02/09/2011 17:22:00

bom eu ate consegui saber um pouco mais do que ja sabia alem de tudo eu consegui fazer muitas coisas com essas dicas de como receber email agora estou bem informada para não da piripaque no meu computador e so isso mesmo espero que tenham gostado do meu comentario e ate outro comentario





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus