EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Escolas públicas e privadas com cursos técnicos do PRONATEC

Conheça as escolas que irão ofertar cursos gratuitos através do programa Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Trabalho

O programa Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Trabalho é um esforço do governo federal em parceria com diversas instituições de ensino, tanto públicas como privadas, que visa oferecer cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. Este programa é voltado para a formação para o trabalho e deverá beneficiar milhares de estudantes e trabalhadores no Brasil nos próximos anos.

O programa será ofertado por meio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Redes Estaduais de Educação, Sistema S e Redes Privadas de Educação. Veja abaixo algumas informações sobre as escolas:

Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é formada por diversas instituições públicas de ensino técnico em todos os estados do Brasil e está dividida em:

  • Centros Federais de Educação Tecnológica: CEFET/RJ e CEFET/MG;
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
  • Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

Atualmente a Rede Federal conta com 354 unidades em todo o Brasil, mas contará com 562 unidades até 2014, em função da  fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para saber qual escola está mais próxima de você, acesse o site da  Rede Federal.

Redes Estaduais de Educação

O Pronatec deverá estar disponível em escolas técnicas ligadas aos governos estaduais, como é o caso do Centro Paula Souza em São Paulo.

Sistema S

O Sistema S é formado por diversas escolas de formação técnica como o Senac, Senai, Senat e outros. O Sistema S celebrou um acordo com o governo federal para ampliar a oferta de cursos técnicos e livres gratuitamente e progressivamente até 2014. As metas devidas para a gratuidade foram:

  Senac Senai
2009 20% 50%
2010 25% 53%
2011 35% 56%
2012 45% 59%
2013 55% 62%
2014 66,67% 66,67%

 Procure uma unidade do Senac e Senai mais próximo para obter mais informações sobre os cursos disponíveis, data e condições para a inscrição.

Redes Privadas de Educação

As escolas particulares também participarão do Pronatec. Contudo não há ainda informações disponíveis de quais escolas privadas irão oferecer os cursos. Informe-se em uma escola mais próxima de você.

Inscrições para os cursos

Não é possível dizer com precisão como as inscrições para os cursos do Pronatec serão feitas. Como existem várias iniciativas, o processo de inscrição não seguirá um único padrão. As novas vagas serão abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem - como o Senai e o Senac. Essas escolas é terão critérios e processos seletivos próprios, por isso é necessário informar-se diretamente em uma dessas unidades para obter informações precisas sobre o processo de inscrição naquela unidade.



 

Veja também

Comentários

Preciso de informações sobre escolas privadas que forneçam cursos técnicos na cidade de São Paulo. Elizabete // Itap serra
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio