Faculdade a distância: vale a pena fazer?

Faculdade a distância: vale a pena fazer? Leia e veja a opinião sobre os cursos a distância, o modelo de educação chamado EAD e outras informações sobre educação a distância.

Vale a pena fazer faculdade a distância? Diante da falta de tempo, compromissos sociais e religiosos, família, trabalho e etc, as faculdades a distância aparecem como alternativa interessante para quem não pode fazer ainda um curso superior. Mas será que vale a pena?

Darei a minha opinião, já que na minha casa tem duas pessoas fazendo faculdade a distância (eu e a minha esposa. Sistemas de Informação e Pedagogia, respectivamente), então creio que temos um certo know how para compartilhar com você.

No post faculdade pela internet: vantagens e desvantagens, exponho alguns pontos a favor e outros contra este novo modelo de cursos superiores. Além disso, convém mencionar que alguns cursos são mais adequados para o modelo a distância, por exemplo: Marketing, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Letras, etc. Minha esposa tem se queixado um pouco sobre o curso dela "Pedagogia". Segundo ela, o modelo presencial neste caso seria mais adequado.

Então, para responder se vale a pena fazer faculdade a distância é preciso analisar alguns fatores. Segue uma pequena lista que julgo relevante na sua análise:

O curso

Conforme explicado acima, analise se o curso desejado envolve atividades que seriam melhores desenvolvidas em um curso presencial. Geralmente cursos mais teóricos se adequam melhor ao ensino a distância - EAD.

A faculdade

Escolha bem a faculdade. Procure informações sobre o histórico desta faculdade na oferta de cursos a distância. Eu optei pela Unip baseado no preço (é lógico) e também pela tradição no ensino presencial, porém, tenho tido algumas decepções com esta instituição.  Basicamente no que diz respeito a forma de atendimento e suporte aos alunos do cursos a distância.

O modelo

Outro aspecto fundamental é o modelo que a faculdade usa para aplicar o curso. Hoje, temos os modelo semi-presenciais e interativos.

No modelo simi-presencial, as aulas serão feitas em parte a distância e parte em um polo presencial, geralmente com aulas presenciais uma vez por semana. Este modelo não é ruim e deve ser a melhor opção para a maioria das pessoas.

No modelo interativo as aulas são 100% a distância, ficando apenas algumas atividades, como provas, para serem realizadas presencialmente. Este modelo é mais complicado e deve ser encarado por pessoas mais autodidatas. Claro que ele é uma alternativa para pessoas que moram em municípios que não tem polos presenciais.

Estou escrevendo alguns post sobre o curso de Sistemas de Informação que estou fazendo na Unip pelo método SEI - Sistema de Ensino Interativo (100% a distância).

Portanto, vale a pena fazer uma faculdade a distância, mas é preciso ter muito cuidado na escolha dos cursos e faculdades, nem como, muita disciplina para manter uma rotina de estudos sem professor por perto.

O futuro

O governo federal está apostando alto no modelo EAD, exemplo disso é que as universidades federais já oferecem muitos cursos a distância através do Programa Universidade Aberta do Brasil. As instituições particulares também tem feito progressos nesta área. Acho que o próximo passo é a inclusão de novos cursos como direito, publicidade e propaganda, jornalismo, entre outros na grade da educação a distância.

Atualização

Este post foi escrito quando eu fazia o curso a distância na UNIP, como já conclui a faculdade resolvi manter as mesmas informações que eu tinha na época, porém agora posso falar melhor já que terminei o curso. Aliás, eu dei uma entrevista para uma aluna que estava fazendo uma pesquisa sobre cursos a distância e acredito que esta entrevista responde satisfatoriamente a minha posição atual sobre o curso que fiz e o modelo de educação a distância. Veja a entrevista aqui.

Perguntas e Comentários

Selecionei algumas perguntas e comentários de usuários e respondi algumas que achei mais pertinentes. Veja abaixo:


A faculdade é 100% a distância?

gostaria de saber se essa faculdade e preciso frequentar alguma aula pra fazer prova ou ela e 100% a distancia

isa da costa silva melo // catas altas mg

Depende. Existem cursos que são quase 100% a distância, nesses casos você precisa ir ao polo apenas para fazer as provas, já em outros casos existe pelo menos 1 aula por semana no modelo presencial. Tudo vai depender do curso e da proposta da instituição.

luis.blog.br

Graduação, curso tecnológico e faculdade

oi gostaria de saber como fazer a faculdade pois estou meia perdida so vejo pois graduacao e cursos tecnologico e nao quero isso quero fazer a faculdade sera que vc pode me esclarecer isso e me dar os contatos valor para eu me escrever abraco

Alexandrina Barbosa do Rosario // valenca

Você quer fazer faculdade, mas só encontra graduação? Hummm. Vamos esclarecer esta dúvida da seguinte forma: graduação é o título que é aplicado aos cursos de nível superior que são feitos em uma faculdade qualquer. Uma pessoa pode dizer que é graduado em administração por que frequentou uma faculdade de administração onde concluiu o curso.

Já o curso de tecnologia é uma das modalidades da educação superior, as demais são bacharelado e licenciatura. Entenda melhor isso no artigo sobre a educação superior no Brasil

luis.blog.br

O que fazer para começar um curso a distância?

preciso saber qual o primeiro passo para fazer o curso de pedagogia a distancia, desde já muito obrigada.

mirian vieira de souza // brasília df

A primeira coisa a fazer é escolher o curso. Depois entre em contato com a faculdade onde deseja fazer o curso e veja quais são as opções de acesso, como por vestibular tradicional, processo seletivo continuado, nota do ENEM ou outros. Estando ciente da forma de ingresso e das demais informações que só a própria faculdade poderá lhe informar (como preço, dias de aula, metodologia, etc), faça sua inscrição.

luis.blog.br

Opinião de quem fez

Bom, sou aluno de faculdade no modo a distancia e meu depoimento é o seguinte: Bem, o curso é muito dificil, não existe professor pegando na mão e nem respostas ao pé da letra. Voce tem que pesquisar muito, muito, muito, comprar livros, baixar apostilas e aprofundar mesmo nas matérias de peso, afinal, isso é um curso superior e não uma curso técnico com a apostila cuspida!

Outra coisa, é que tu estuda muito mais do que imaginava! no dia de prova são de 5 a 6 provas para fazer num dia só! pesado né? mas nem tudo pode ser doce.

Para aqueles que vão fazer pensando em estudar de vez em quando, voces estão enganados, tem muita atividade que tomam horas e dias para serem feitas.

Finalizando, o curso começa com 60 alunos no seu polo universitário e no quarto periodo tem 15 guerreiros que se dedicam e correm atrás, sofrendo mas aprendendo.

Portanto, agora é opção é sua, molez né? boa sorte e bons estudos

Lucio // BH

Preconceito em Serviço Social

Estudo Serviço Social EAD ,exige muita disciplina e força de vontade do aluno.

O diploma é o mesmo que o presnecial não tem diferenças ,conheço pessoas que já ingresseram no mercado de trabalho sim ,apesar de ainda existir muito preconceito .Esta semana escutei um assistente social falando que iria barrar quem fazia SS EAD e mais um monte de "abobrinhas".Os assistentes sociais são os primeiros e terem preconceito com os cursos EAD

Aline // SP

Leia o tópico “Posições Contrárias” no link sobre o curso de serviço social em EAD. Existe sim uma resistência do pessoal do conselho de serviço social e de muitos assistentes sociais.

luis.blog.br

Preconceito?

Será q haverá algum preconceitocom este tipo de formação a distãncia? Será q ao entregar o currículo e lá se encontrar esse tipo de formção, o currículo vai para a gaveta do fundo??

m rosane menezes // amambai-ms

Esse negócio de preconceito é muito complicado e de fato faz sentido esta preocupação. Inclusive eu escrevi um artigo sobre o tema preconceito com a educação a distância. Acho que ele responde bem a sua pergunta.

luis.blog.br

Qualquer computador serve?

...e como fica a questão do PC?....o que precisamos modificar e quanto se gasta para que possamos aproveitar o curso online???

mais uma vez, Obrigada!

Cecilia // São Paulo

Você precisa de um computador com acesso a internet, se você já tem não há necessidade de fazer alterações nenhuma. Geralmente há vídeo-aulas que demandam uma conexão estável com a internet. Se você já consegue ver vídeos no Youtube, por exemplo, é sinal de que sua conexão vai aguentar.

Você precisará também de um programa editor de textos para fazer os trabalhos, pode ser o Word, BrOffice (gratuito) ou outro de sua preferência.

luis.blog.br

Quanto tempo é necessário para estudar a distância?

gostaria de saber de quem faz faculdade a distancia , quantas horas por dia temos que estudar, porque não tenho tempo mesmo ,só umas 2 horas por dia na semana e fim de semana tenho tempo total, será que dá para estudar

estou querendo fazer gestão de rh , pois já trabalho nesta área

carol // Belo Horizonte

Não é possível determinar a quantidade de horas semanais necessárias para um bom aproveitamento. Eu particularmente estudei muito pouco, pois além de conhecer bem as matérias do curso, já trabalhava na área. Por outro lado eu prestava bastante atenção nas aulas o que me ajudava a compreender bem o que estava sendo proposto.

Mas acredito que o ideal é separar algumas horas na semana para se dedicar aos estudos, mas a quantidade fica seu critério.

luis.blog.br

Vantagens e desvantagens

olá a minha pergunta é a seguinte,gostaria de saber toda informação sobre o curso a distância, sendo as desvantagens e vantagens.E qual a melhor faculdade para o curso de pedagogia.obrigada

jamily // extrema

Eu escrevi um artigo focando as vantagens e desvantagens da educação a distância. Leia o artigo que mostra os dois lados da moeda.

luis.blog.br

Veja esta opinião sensata

ATENÇÃO - Curso a distância não é curso por correspondência. Não é aquele curso técnico que se faz quando quer e como quer. A exegência de estudo é igual ou até mesmo superior ao presencial, pois mesmo sob orientação é você que tem que se dedicar. A principal diferença é que você tem horário flexível para estudar e não menos estudo. A vantagem é que você tem que se dedicar mais, pois como não tem aulas com professores todos os dias você é forçado a estudar mais e melhor, você precisa pesquisar mais, se dedicar mais, o que leva a uma aprendizagem mais sólida, e lógico tudo isto depende de você. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também não é brincadeira. Assuma um compromisso e seja responsável. Os diplomas são reconhecidos pelo MEC e não vem informando que foram cursos feitos a distância e mais, diploma de curso presencial ou de curso a distância não têm diferença o que manda no mercado é ter as seguintes competências: conhecimento, habilidade e atitude, diploma não garante trabalho a ninguém. Estude e seja feliz.

Marcos // campo grande ms



 

Veja também:




// Comentários

Cecilia // São Paulo // 08/07/2008 14:40:00

Olá,

Gostaria de ver o comentário de alguém que entrou no mercado de trabalho apresentando seu diploma ou cursando Faculdade online.

Vou fazer o curso mas ainda assim, sinto um pouco de insegurança nesse aspecto.

Obrigada!!

Neusa Neto // portugal/porto, ermesinde // 24/11/2008 10:20:00

olá a minha pergunta é a seguinte,gostaria de saber toda informação sobre o curso a distância, sendo as desvantagens e vantagens.E qual a melhor faculdade para o curso de gestão de recursos humanos.obrigada

Michelly // Ribeirão pires/SP // 12/12/2008 12:04:00

Gostaria de obter informações sobre faculdades no ABC que dispõe de cursos a distancia de preferencia pedagogia.

Aguardo um retorno com urgência.

Michelly

NALDO DE FREITAS // São Paulo - Capital // 31/01/2009 12:51:00

Olá

Diante de tantas dúvidas enviada pelos os leitores eu afirmo que fazer uma faculdade a distância tem a mesma validade que uma presencial, o diploma saiu como tivesse cursado em uma universidade tradicional, pelo menos é o que os professores de minha faculdade me falaram para mim. Em minha faculdade as aula são virtuais mas as atividades e os exércios são realizados presenciais.

Atenciosamante,

Josenaldo

Ilicio // Araras-SP // 19/03/2009 09:21:00

Vou começar Historia no meio do ano, encontrei 3 faculdades consideradas de bom ensino e tradição nesse assunto, são elas:

Claretianas

Unisul

Unifran

Obs: Se alguem tiver mais alguma opção para História ficaria grato.

Abraços,

ana paula josé // araras // 19/03/2009 17:23:00

gostaria de saber se realmente consegui tirar aproveitos das aulas via enternet, onde fica localizada unip em araras-sp

desde ja agradeço

lucia souza gonzaga mercês // parauapebas p/a // 29/03/2009 17:37:00

Tenho dúvidas tambem em relação ao curso de história pois não sei ainda se será aceito um diplama a distãncia ou será mais valido um diploma sem por cento presencial. porfavor esclaça minhas dúvidas pois são muitas.

ANTONIO MANOEL D SILVA // POMBOS - PERNAMBUCO // 03/05/2009 20:23:00

LI OS COMENTÁRIOS DAS PESSOAS DE SÃO PAULO , AMAMBAI-MS,VALENÇA, ARARAS, E OUTROS LOCAIS C/UMA SERIE DE PERGUNTAS REFERENTE AO CURSO A DISTÂNCIA, POIS EU ACHO QUE VALE APENA E GOSTARIA DE SABER SE EXISTE O CURSO DE DIREITO QUE EU GOSTARIA DE FAZER E ACHEI MUITO IMPORTANTE.OBRIGADO 03/05/2009

Alison // Florianópolis // 12/05/2009 17:25:00

Estou na UNISUL virtual, É NÃO POSSO RECLAMAR DE NADA, tudo funciona muito bem.

juliana // maceió // 28/05/2009 14:30:00

quero fazer faculdade em recursos humanos a distancia, porem as informaçoes mostradas sao vagas,gostaria de uma indicaçao de alguma que mostre esclarecimento.

Roberio Antonio da Silva // Rio de Janeiro-Rj // 01/06/2009 23:02:00

Sou analista de sistemas, porem nao tenho formação

academica. Por outro lado, trabalho bastante e nao tenho tempo disponivel, para concluir o curso

de forma pressecial, gostaria de saber se alguem conhece uma faculdade a distancia, nessa area.

Mario da Silva // São José dos Campos // 12/06/2009 22:57:00

Olá;

Alguém pode me informar uma Faculdade a Distância de Direito Reconhecida pelo MEC, outra dúvida é que já sou Bacharel em Teologia terei que prestar vestibular mesmo assim?

Se alguém pode ajudar agradeço

Rosimere Ferreira da Silva // Nova Iguaçu // 14/07/2009 21:25:00

Gostaria de uma dica sobre uma faculdade a distancia que seja reconhecida,tenho muitas duvidas na hora da escolha por falta de experiencia.

Quero fazer o curso de serviço social.

Fiz a inscriçao em uma chamada ulbra,mas a duvida sobre o reconhecimento me persegue.

antecipadamente obrigado.

Jurandir Melo dos Santos // Aracaju-se // 15/08/2009 19:40:00

quero fazer faculdade na Area de sistema industrial quero saber mais informação

sobre esta faculdade

alciene // reserva do cabaçal - mt // 29/10/2009 14:47:00

OLA MEU NOME É ALCIENE FAÇO FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL PELA EADCON MAIS DIZ QUE ELA NAO ESTA CREDENCIADA ESTOU MUITO CONFUSA JA ATE PENSEI EM PARAR que o opiniao vc s dão

Ana Carolina // São José dos Campos // 31/10/2009 18:48:00

tenho uma amiga que estudou 2 anos na EADCON e descobriu que não estava credenciada pelo MEC, hoje ela teve começar tudo de novo em outra faculdade, a Interativa COC Osvaldo Cruz que recebeu nota máxima 5 pelo mec, como forma de educar, com uma aula presencial por semana

ana karine // camaragibe // 19/04/2010 20:08:00

gostaria de saber quando começa as inscrições

e quais são os documentos e os dias de aulas.

Rosineide // Rosario do catete // 06/07/2010 15:09:00

Olá, boa tarde!

Bem! Eu gostaria de saber sese alguém ja conseguiu entrar no mercado de trabalho com com qualquer curso feito a distancia. pois não tenho muito tempo para ir a facudade porque passos 480 horas trabalhando sou empresaria e gostsria de fazer um curso superiorporém o tempo que eu tenho e nos fins de semans e as madrugadas da noite.

Marley Oliveira // Almas-TO // 08/07/2010 11:34:00

Olá, respondendo o comentário da Cecília.

Eu fasso faculdade na modalidade ead e já estou trabalhando na área de contabilidade pública, minha irmã cursou na mesma modalidade e já foi promovida no Colégio onde ela lecionava, hoje ela é Coordenadora

Jorge Cardoso // Biritiba Mirim // 19/07/2010 15:07:00

Estou matriculado no curso de Tecnologia em Recursos Humanos na UNIP, sistema SEI.

Estou curioso em saber como funciona.

Informaram-me que esse curo ainda não foi credenciado pelo MEC, mas está em processo.

Não seria meio arriscado?

Darla Maria // Recife-PE // 22/07/2010 19:23:00

Olá! Estou na iminência de cursar Serviço Social na Universidade Anhanguera-Uniderp(EAD), no Pólo Recife-PE. O curso tem 2 encontros(presencial) semanais. Achei isso convidativo e bastante positivo. A Universidade está presente no site do MEC(http://emec.mec.gov.br).

Gostaria de saber se não corro risco de perder dinheiro e tempo, ou seja, se é idônea. Alguém gentilmente poderia fornecer alguma informação?

Obrigada!

adelma carneiro // salvador // 24/08/2010 20:47:00

sera que vale a penafazer facudade a distançia eu quero fazer mas tenho muito medo de não da certo, o que faço eu envisto ou não quero saber.

CARDOSO // São JOSÉ DOS CAMPOS // 02/09/2010 21:48:00

Boa noite a todos.

Bem ,eu sempre quis estudar FÍSICA , mesmo tendo formação em engenharia, ai apareceu um curso de FÍSICA, especialização à distância na UNIV. FEDERAL DE LAVRA.

Ai eu vos conto como foi o curso.

Passei uns belos tempo ralando com meus amigos virtuais ,para mim foi a melhor coisa que pode acontecer,pela seriedade da instituição e as amizades,VALEU e VALEU MUITO, mesmo sabendo que eu já estAva aposentado.

No momento estou esperando só a formaçÃo de uma nova turma À DISTÂNCIA na UNIS DE MG,para começar uma complementaçao de licenciatura para quem tem nivel superior.

PRA TERMINAR ,ESTUDAR Á DISTÂNCIA MOSTRA QUEM VOCÊ É.

TAMBEM EXIGE QUE VOCÊ TENHA MUITA DEDICAÇÃO, SE AFROUXAR, VERÁ QUE ESTA ENGANANDO VOCÊ MESMO.

PENSE TAMBEM QUE O CERTIFICADO DEPOIS QUE VOCÊ CONCLUIR É APENAS UM DETALHE, POIS VOCÊ TERÁ QUE PROVAR À VOCÊ, QUE VOCÊ APRENDEU MESMO À DISTÂNCIA, ISSO É QUE VALE.

BOA SORTE EM SUA ESCOLHA.

vera fernandes // Ribeirão Preto - SP // 16/09/2010 03:15:00

Luis. Gostaria de saber o nome de sua esposa, pois também faço o curso de Pedagogia EAD. A troca de experiências seria graticante. Estou no 3º semestre e a troca de informações poderia nos ajudar mutuamente.

Meu curso é semi-presencial. As leituras e tarefas nos são solicitadas bem mais do que a aqueles que frequentam a faculdade no dia-a-dia.

Minha formação anterior foi presencial.

Estava no computador justamente por ter terminado um trabalho que incluiu pesquisa, análise e elaboração de relatório.

Não podemos desconsiderar a EAD relevando-a a outro plano que não a de formação superior como você aborda no início do texto.

Por serem administrados a distância esses cursos nos exigem conhecimento e para tanto, pesquisas, leituras e disciplina. Nem sempre os alunos das presenciais o fazem.

Quem se dispõe a estudar pela EAD, das três uma:

1 - Não dispõe de tempo mas quer adquirir conhecimento e formação para trabalhar na área escolhida.

2 - Precisa de um diploma universitário para se candidatar a um concurso público.

3 - Acreditam ser esta a maneira mais fácil de se formarem. Esses estão perdidos.

Torço pelos que optam pelos 1ºs itens. VeraF.

Lilian Pires // Boituva // 22/04/2011 21:12:00

Olá,faço faculdade á distancia na unip,mais não vale apena,tem muito mais trabalho do que á presencial,e aprendemos pouco,e outra coisa á unip não dá á atenção que o aluno merece e precisa,outro semestre vou para presencial,não vale á pena fazer faculdade á distãncia!

luciana da silva rocha // juiz de fora // 28/04/2011 17:57:00

ola boa noite .gostei do que li fiquei mais animada afazer faculdade a distancia.estou querendo fazer letras.e muito bom saber que quem fez nao se arrependeu. o ruim e que nao tem o professor para tirar suas duvidas na hora que elas aparecem.

jaison // SÃO PAULO // 05/06/2011 11:17:00

Não existe diferença no diploma presencial e EAD, isso é Lei.O mesmo não informa se seu curso foi presencial ou a distancia.Sendo assim desfrute o ensino EAD, que inclusive tiveram otimas notas no penultimo ENADE.

o diploma do curso a distância é válido e regulamentado pela Constituição, por meio do Decreto 5.622, de 19/12/2005, que revoga o Decreto 2.494/98) que regulamenta o artigo 80 da Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE)

Paulo CCC // Rio de Janeiro // 11/07/2011 09:39:00

Colegas interessados em curso superior a distancia, de imediato, entendo que eh fundamental que se tenha um computador com acesso a internet.

A grande maioria das instituicoes que oferecem cursos dessa modalidade, tem informacoes sobre a configuracao minima necessaria. Caso nao se tenha conhecimento minimo de informatica, tipo, nunca tenha usado um computador, ou nao sabe criar uma conta email... dai vale fazer um curso basico de informatica antes de se matricular num curso a distancia.

Sobre a isntituicao e o curso, pesquisem no site do MEC, tentem encontrar ex alunos e alunos atuais, nas redes sociais sempre se acha, e tenha em mente que voce deve determinar um horario para estudo, acorde um pouco mais cedo, durma um pouco mais tarde, de um "plantao" no final de semana. Em casa, eh muito facil perder o foco, tel toca, parentes nao respeitam, amigos chegam...

No Rio de Janeiro, tem o consorcio CEDERJ, na minha opiniao, deve ser a primeira opcao de todos que buscam um curso superior a distancia no RIO.

Abs

Bianca // Campinas // 05/08/2011 20:06:00

O que está faltando é confiança em si mesmo, pois não importa de onde vem ou de como vem o ensino, o mais importante é como o aluno irá absorvê-lo, sendo assim digo de certeza a todos que estão com dúvidas, não procurem respostas para os desafios que a vida lhes proporcionam, busquem vencê-los, mas para isso, é fundamental confiança, dedicação e muito esforço. Boa Sorte a todos que estudam, pois de uma maneira ou de outra "todos" são capazes de vencer...

Valter // Bauru // 02/09/2011 14:04:00

Boa tarde, estou fazendo Administracao na Anhnaguera Estoril em Bauru, as aulas presenciais sao duas vezes por semana terca e quinta. Assistimos as tele aulas na duas primeiras aulas e depois fazemos exercicios no caderno de atividades, alem disso existe os trabalhos que chamamos desafios de aprendizagem e as provas. Recomendo o curso é muito bom mas precisa de dedicar.

Vanessa Vieira // Jaboatão dos Guararapes - PE // 09/02/2012 13:17:00

EU TAMBÉM IREI CURSAR SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, NA ESTÁCIO DO RECIFE, COM UMA BOLSA INTEGRAL DO PROUNI. EU PODERIA TER ESCOLHIDO MARKETING, POR EXEMPLO, AQUI EM JABOATÃO, MAS PREFERI FAZER EAD, POIS POSSO ESTUDAR NA HORA Q EU QUISER, SEM INTERFERIR NO TRABALHO E NOS COMPROMISSOS COM A OBRA DE DEUS. O SITE DA FACULDADE DIZ Q O DIPLOMA É IGUAL AO D CURSOS PRESENCIAIS, ENTAO, PODE SER Q NAO OCORRA PROBLEMAS EM ARRUMAR EMPREGO POR CAUSA DISSO

melissa gomes // tabao da serra // 15/02/2012 23:17:00

Eu faço faculdade a distância na unip interativa, de pedagogia, ta valendo a pena.... pra mim que não tenho tempo pra ir até a faculdade foi a melhor saída,estou no terceiro semestre, passa super rápido.....e aprendo as mesmas coisas que minhas amigas que estão na faculdade presencial

Renata // São Paulo // 21/02/2012 22:50:00

Estou cursando o primeiro semestre em Gestão Comercial em EAD na Uninove. Pesquisei muito para decidir essa modalidade, e descobri: os critérios de avaliação, carga horária, grade curricular, o diploma é o mesmo da presencial. A diferença é a flexibilidade nos horários, e nosso total comprometimento em aprender. Vale a pena sim!!! Sem contar que o preço é muito mais acessível. Aprender utilizando 100% a tecnologia é a tendência do futuro!

elizeu // timóteo // 16/03/2012 15:04:00

Estudo na Unisul Virtual e é impossível falar com o coordenador do curso, etou tentando há quase um ano. Ele não fica na faculdade, o email volta. A comunicação em geral com a unisul é muito difícil. Teve um período de meses que eu ligava e a informação da empresa telefonica era que o telefone fixo simplesmente não atendia chamadas ou não existia. Por caua disso atrasei mais de um ano o curso e agoara não consigo informações sobre a grade curricular. Escolha bem onde vai estudar para não passar muita raiva.

mauro // Santos SP // 16/06/2012 15:24:00

Vi muitas dúvidas sobre a formação e o diploma, pois bem, o diploma do ensino EAD é o mesmo do ensino presencial, se vc for ao mercado de trabalho não precisará mencionar que fez uma faculdade on line, pois o certificado é o mesmo dos cursos presenciais e virtuais, pelo menos na UNIP.

Vlw

LAURA // BRASÍLIA // 02/08/2012 15:31:00

Pessoal, não existe distinção entre certificado de presencial ou virtual, não consta em seu diploma qual foi a metodologia utilizada, se foi presencial ou virtual.

O mundo está em constante evolução, vamos acompanhar essas mudanças.

E eu acredito que em alguns anos o EAD será a única alternativa nessa nova era!!

Grata

joana chaves // Goainia // 05/11/2012 22:20:00

Ola Eu moro na Suiça e gostaria saber si daqui dariam para Eu fazer o curso a distacia ??? Obrigado

Joana .

nayelle gomes // monte alegre de minas // 12/11/2012 14:12:00

eu queria saber se vale apena fazer pedagogia a distancia na unifran de uberlandia

luiz claudio // rio de janeiro // 12/11/2012 21:41:00

E possivel um curso de corretor de imoveis via internet .tipo trasacoes imobiliarias creci? Quanto custa esse curso e quanto tempo leva para conclusao do mesmo.e reconhecido?

Carol // Belo Horizonte // 18/05/2013 10:21:00

Eu faço faculdade EAD Gestão de RH e estou gostando muito, as aulas da semana posso ver pela internet, no polo ou em dvd e tem os livros que tenho que ler e faço uma atividade que vale ponto toda semana e 1 vez por mês faço uma prova na faculdade com as matérias do mês que também vale ponto.

Não é fácil , tem que prestar bastante atenção nas aulas e ler os livros .

Se tiver alguma dúvida posso perguntar por email ou telefone , converso pessoalmente com professores.

Não sei se pq já trabalho na área de Rh a muito tempo estou conseguindo assimilar bem , talvez se estivesse fazendo outro curso teria mais dificuldade.

Charles // Aricanduva // 19/06/2013 17:49:00

Boa noite,

Faço ADM Pública pela UFVJM, o curso é realmente muito pesado. Você tem que dedicar muito tempo para estudar, minha grande dificuldade é não ter um professor na forma presencial para sanar minhas dúvidas. Existem os Chats e Foruns, porém para mim não tiram dúvidas nem uma. Muitos falam que o EAD é a forma de ensino do futuro, mas para mim nunca nada substituirá a presença de um professor na sala de aula. Um diploma de curso de EAD de uma federal vale igualmente com os diplomas presenciais ou ate mais, uma vez que o aluno pesquisa muito mais e lê, (sofre muito mais, por isso acho necessária a presença do professor na sala de aula), e provavelmente tem maior autoridade para falar do assunto graduado.

Eu comecei em algumas faculdades particulares, porém não achei o ensino de qualidade uma vez que passei muito fácil nas provas sem saber nada, no EAD da federal não é assim, é difícil, e você rala muito e estuda muita.

Então quem quer fazer um curso a distância, eu aconselho procurar uma federal.(pra quem gosta de sofres rs)

abraço a todos





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus