EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Excel é um banco de dados? Como integrá-lo com banco de dados?

Qual a relação existente entre Excel e banco de dados? É possível realizar operação de banco de dados com a planilha do Excel, como importar e exportar dados?

A planilha do Excel é muito parecida como uma tabela de um banco de dados se dessa forma é possível dizer que existem muitas semelhanças entre os dois e consequentemente é possível você fazer a troca de dados entre eles, seja exportando do Excel para ser utilizado num banco de dados e também o inverso, ou seja, você importar os dados no Excel que vieram de uma base de dados qualquer.

Como usar o Excel como banco de dados?

Todas as pessoas que utiliza uma planilha já estão utilizando Excel como banco de dados, conforme expliquei no tópico acima a própria planilha tem as mesmas características de uma tabela em uma base de dados de qualquer e portanto ela já constitui uma forte similaridade do banco. Talvez a diferença esteja no fato de que no Excel não desista relacionamento entre as planilhas como é comum nos bancos relacionais como SQL Server, Oracle, Mysql, entre outros.

Como importar e exportar dados de um banco de dados no Excel?

A operação mais comum é a importação e exportação de dados entre as duas aplicações e para fazer isto é preciso pensar em um formato padrão onde ambos possam reconhecer de trabalhar normalmente. No Excel trabalha com diversos formatos de dados, mas o mais comum é o CSV que é o formato de texto onde algum caractere é usado como separador dos dados como é o caso da vírgula ou o ponto-e-vírgula. Veja abaixo como fazer isso:

Exportar dados do Excel

Para exportar dados do Excel a fim de que seja usado em um sistema que usa banco de dados, siga os seguintes passos:

Passo 1:

Digite os dados em uma planilha como no exemplo abaixo:

Passo 2:

Clique em Salvar Como, escolha Computador e depois clique no botão Procurar, conforme mostrado abaixo:

Passo 3:

Na opção Tipo, escolha CSV (separado por vírgulas) e depois clique em salvar.

Importar dados no Excel

Para fazer o caminho inverso, ou seja, importar dados no Excel que foram exportado de algum sistema de banco de dados, siga os seguintes passos:

Passo 1:

Em uma nova planilha, clique na aba Dados e depois em De Texto, conforme mostrado na imagem abaixo:

Passo 2:

Selecione o arquivo. Neste exemplo usarei o mesmo que exportei no item anterior.

Passo 3:

Marque a opção delimitado para informar ao Excel que existe algum caracter delimitador.

Passo 4:

Marque o ponto-e-vírgula, pois ele é o delimitador que o Excel usa quando você exporta no formato CSV. Depois clique em Avançar e Finalizar.

Finalmente temos os dados importado do nosso arquivo.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio