EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Excel: Inserir linhas e colunas, excluir e formatar células

Veja como usar os recursos básicos do Excel para controle da planilha e alterações no ambiente entre linhas e colunas. Exige conhecimentos básicos do usuário.

O Excel é uma ferramenta extraordinária para edição de planilhas, geração de gráficos, etc. Sua utilidade se estende desde os meios estudantis até as altas corporações. Conheci empresas em que os funcionários usavam mais o Excel do que o próprio sistema da empresa e embora ele permita a realização de tarefas complexas, muitas vezes precisamos mesmos são das operações mais simples do dia a dia.

Neste artigo irei mostrar algumas funcionalidades bem simples que são as operações relacionadas às linhas e colunas. Para iniciar, abra o Excel, pode ser qualquer versão e preencha a planilha com alguns dados. Veja um exemplo abaixo:

Excel - linhas e colunas

Inserir linhas e colunas

Esta planilha está sem um título e para inserir o título é necessário inserir uma linha no início. Para isso, clique com o botão direito do mouse na linha 1 e selecione inserir. Exemplo abaixo:

Inseirir linhas e colunas no Excel

Perceba que ele inseriu uma linha acima do ponto selecionado. Isto é um padrão, ou seja, as linhas serão inseridas acima e as colunas à esquerda do ponto selecionado. Insira o texto “Controle de Gastos”, como na figura abaixo:

Inseirir linhas e colunas no Excel

Agora vamos inserir uma coluna e conforme explicado no item anterior, as colunas são inseridas à esquerda do ponto selecionado. Desta forma, clique na coluna B com o botão direito do mouse e selecione inserir.

Inseirir linhas e colunas no Microsoft Excel

Preencha a nova coluna B com os valores conforme a figura abaixo:

Inseirir linhas e colunas no Microsoft Excel

Excluir linhas e colunas

Para excluir linhas e colunas, o processo é bem parecido com que vimos anteriormente. Vamos apagar a linha 5 e a coluna E, para isso, basta selecionar e clicar em excluir. Figuras abaixo:

Excluir linhas e colunas no Excel

Excluir linhas e colunas no Excel

Alterar largura e altura de  colunas e linhas

Agora aplicaremos uma formatação nos valores para que eles fiquem formatados como moeda. Para isso, selecione os valores e clique no ícone formatar células e escolha a formação como na figura abaixo:

Alterar a largura de colunas e altura de linhas no Excel

Alterar a largura de colunas e altura de linhas no Excel

Com essa formatação os valores preencheram toda a coluna e para melhorar o aspecto visual, vamos alterar a largura da coluna. Para isso, selecione as colunas B, C, D e E, clique com o botão direito e selecione “Largura da Coluna”. Informe o valor 20. Figuras abaixo:

Alterar a largura de colunas e altura de linhas no Excel

Alterar a largura de colunas e altura de linhas no Excel

Para modificar a altura da linha o processo é similar, ou seja, selecione as linhas desejadas, botão direito, Altura da linha e informe o valor desejado. Veja as figuras abaixo:

Alterar a largura de colunas e altura de linhas no Excel

Alterar a largura de colunas e altura de linhas no Excel

Para finalizar nossa planilha, selecione as células A1 até E1 e depois clique em Mesclar e Centralizar no menu Alinhamento, conforme a figura abaixo:

Mesclar e Centralizar no Microsoft Excel

Depois formate o texto a seu gosto. O resultado da nossa planilha pode ser visto na figura abaixo:

Planilha final do Excel



 

Veja também

Comentários

Eu adoro o programa excel e a forma como vocês explicam o modo como ele funciona é sensacional, bem direta e objetiva, não deixando espaços para dúvida, creio que esse seja um dos programas mais útil, básico e inteligente inventado. Lidiane Pereira Muller // Santa Vitória do Palmar
Olá Luis Preciso saber se é mito ou verdade, que quando aumentamos a altura das linhas e a largura das colunas o Excel fica mais "lento", ou aumenta o tamanho do arquivo? Aguardo retorno Obrigada Jamile Schmidt // Panambi
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio