Faculdade a distância. Entrevista com ex-aluno da Unip Interativa

Veja esta entrevista com ex-aluno da Unip Interativa falando sobre sua experiência coma faculdade a distância. Rotina de estudos, dificuldades e se valeu a pena.

Desde que terminei meu curso superior a distância pela Unip Interativa, vinha planejando escrever sobre a experiência que é estudar a distância, ainda pretendo fazer isso com mais profundidade, mas recebi um e-mail da Renata Costa de São Paulo solicitando uma entrevista sobre o tema. Não hesitei em responder e com permissão dela, publicar aqui também. Então segue abaixo a entrevista com as perguntas dela (Renata) e as respostas minha (Luis, ex-aluno da Unip e editor deste blog).

Entrevista

Por que você escolheu fazer uma faculdade a distancia?

Não tinha tempo disponível para frequentar uma faculdade presencial. Família, dois empregos, igreja, blogs para cuidar...

Você acha que o aprendizado é o mesmo?

Acho que não. É um formato diferente para um público diferente. Aprendizado é aquilo que o aluno absorve e não o que a faculdade mostra. Portanto, creio que ele pode ser até maior na educação a distância. Acho que a faculdade presencial assiste melhor o aluno, mas isto não significa que ele irá aprender mais.

Como você procedeu quando se deparou com determinadas dúvidas em relação a matéria ou a alguns trabalhos?

Tive que me virar. A Unip Interativa tem alguns recursos online como fórum e mensagens que pode ser entre alunos e professores, mas sinceramente não funciona. A assistência por parte dos professores foi fraquíssima. Realmente tive que me virar. Aqui entra a grande diferença entre curso presencial e a distância. Se fosse em um curso presencial você abordaria o professor na sala de aula, no corredor, na rua, etc. Na educação a distância você precisa ter mais autonomia.

Quais critérios são usados para avaliar o aluno?

Avaliações online, provas presenciais e projetos.

Quais as dificuldade e facilidades para você no curso a distancia?

Dificuldade: A comunicação é ruim e a integração entre alunos e instituição ainda é um pouco deficiente. O modelo adotado pelas faculdades ainda é ruim, falta integração.

Facilidades: A conveniência e a flexibilidade de horários de estudo.

Me fale um pouquinho como foi sua rotina de estudo?

Básica. Como eu já exercia a profissão e já conhecia praticamente todas as matérias, minha rotina era passar o olho, tirar algumas dúvidas e assimilar melhor aquilo que eu já conhecia.
PS: Penso que este caminho não deve ser adotado por ninguém, o ideal é debruçar mesmo sobre os estudos.

Para você valeu a pena fazer uma faculdade a distancia?

Valeu. Tanto valeu que pretendo fazer outra. Provavelmente não farei pela Unip Interativa, pois ela não tem o curso que desejo e também penso ser interessante ver o que outras faculdades a distância tem a oferecer. Não tenho nada contra a Unip.

Penso que as faculdades a distância precisam melhorar muito, mas o modelo é interessante e tem valor sim. O aluno precisa apenas ter em mente que é um modelo diferente da educação tradicional que todos conhecem. É necessário ter mais autonomia, disciplina, objetivos bem definidos e buscar o próprio aprendizado.

Fui aluno da Unip Interativa no curso de Gestão de Sistemas de Informação, agora cm nome alterado para Gestão da Tecnologia da Informação. Essa entrevista foi feita por e-mail e representa o meu pensamento em relação a educação a distância.

Abaixo alguns comentários e dúvidas esclarecidas


Diploma

Olá amigo, poderia nos orientar se ao final do curso vc recebeu o diploma sem nenhum problema? Ou foi difícil recebe-lo. E no diploma da Unip tem descriminado que foi EAD? Ou o diploma é identico ao presencial. Abraços obrigado!

Luciano Assis // Conselheiro Lafaiete

Eu tenho interesse em fazer exatamente esse curso na UNIP Interativa mas tenho receio de não receber o diploma após a conclusão dos estudos.

Tenho visto muitas reclamações referente ao não recebimento ou não aceitação do diploma da Universidade.

Você teve algum tipo de problema referente a esse assunto ao concluir o curso? Recebeu seu diploma? Foi aceito? Pode fazer pos ou MBA sem problemas?

Abraços

Paulo

Paulo Junior // Osasco

Recebi o diploma sem problemas. Demora bastante para chegar, pois além do tempo de emissão dele é necessário o registro no MEC, o que demora mais ainda.

Quanto a aceitar ou não o diploma de uma faculdade EAD é uma decisão do mercado, mas não há motivos para a não aceitação, uma vez que a modalidade é legal, os cursos são legais, as instituições que oferecem são legais e o diploma é legal. Então porque alguém recusaria?

Quando a fazer pós ou MBA (que é a mesma coisa), não há problema algum. No diploma NÃO consta a modalidade em que foi feito o curso.

luis.blog.br

Opinião de leitores

Muito boa a entrevista Luis,bem esclarecedora,sei que muita gente tem vontade de cursar uma faculdade a distancia,e eu mesmo pretendo cursar administraçao(Unip),e voce tem sanado muitas duvidas nossas.

Mais uma vez parabens pelo ótimo trabalho.

Abraços

Ismael de Souza // Bertioga

legal o blog!!! conversar com alguém que ja tenha experiencia na area é muito bom, vou começar ead pela unip no curso de pedagogia estou com aquele friozinho na barriga pois sei que não será facil,todas as pesquisas que fiz com relação a ead me deixaram receiosa,mas é unica coisa que posso fazer no momento.Sempre que eu tiver uma duvida sei onde vir agora...estarei no seu blog sempre que precisar.

CINTIA // são paulo

Ótima entrevista.

Cursei até o quarto semestre de Ciências Contábeis presencial em Brasília-DF. Passei em um concurso público e estou morando em uma cidade do interior do Tocantins.Aqui não tem faculdades, por isso optei por cursar contabilidade a distância e o seu blog sanou muitas dúvidas e até o preconceito que eu tinha com uma faculdade a distância. Obrigada

Pricilla Teixeira // Palmeirópolis - TO

 

Veja também:




// Comentários

iaria ferreira // rio pardo de minas // 27/03/2013 15:23:00

entao pessoal ja estou no 5 semestre da faculdade faço licenciatura em matematica ate no momento so tenho a disse muito boa a universidade UNIP INTERATIVA e dificil vc estudar a distancia um pouco complicado mas se vc que, dar pra estudar blz basta quere e ter força de vontade.

Breno // SSA // 07/06/2013 13:17:00

Já fiz cursos em faculdades presenciais e EaD e ambos podem ser bons ou ruins, depende do aluno e da instituição. O negócio é procurar se informar mesmo.

KELLY // Teixeira de freitas // 31/07/2013 15:03:00

FIZ O VESTIBULAR PARA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UNIP INTERATIVA, MAS TEM MUITA UMAS PESSOAS DIZENDO QUE AQUI NINGUÉM CONHECE DIREITO E QUE O CURSO NAS OUTRAS EAD É DE 4 ANOS E NELA É COM 3 ANOS. ESTOU EM DÚVIDA QUANTO A ISSO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

Henrique // Petrolina // 25/08/2013 17:15:00

Eu faço UNIP EAD curso de Administração e adoro! Tem que se esforçar mesmo, mas vale a pena no final. Tb fico meio sem tempo por conta do trabalho então tenho que fazer EAD e o ensino é mais focado, eu consigo aprender mais.





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus