Faculdade de direito e jornalismo a distância

Existe curso de Direito a Distância? É possível fazer Jornalismo sem precisar frequentar uma sala de aula presencial? Veja as informações sobre Direito e Jornalismo EAD

Logo que as primeiras faculdades e universidades começaram a oferecer cursos de graduação a distância, uma coisa estava evidente: a relação de cursos era quase sempre a mesma de uma instituição para a outra. Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis e vários cursos de graduação tecnológica. Mas porque outros cursos superires como direito, jornalismo, publicidade e propaganda e medicina, por exemplo, não estavam na lista de cursos EAD?

Para que uma faculdade venha a oferecer qualquer curso pelo menos duas coisas precisam acontecer: O curso estar autorizado pelo MEC no Brasil e a faculdade estar autorizada para aquele curso. Alguns cursos exigem infraestrutura específica, corpo docente adequado, entre outras obrigações legais. Então a princípio o fato de não ter esses cursos a distância, certamente que o MEC não havia liberado para a modalidade EAD.

Curso de Direito a distância

Recentemente descobri que o Curso de Direito está sendo oferecido pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina na modalidade a distância. Segundo pesquisa no site do MEC, o curso de direito a distância na UNISUL teve inicio (ou aprovação) em 2009.

Curso de direito a distância

Curso de direito a distância

No site da UNISUL encontrei as informações sobre o curso, entre elas está que o curso de Direito em EAD tem 3720 horas-aula em 5 anos ou 10 semestres. Clique Aqui para acessar a página do curso.

Curso de Jornalismo a distância

Outro curso que entrou na lista de cursos a distância foi o de Jornalismo. Segundo o catálogo de cursos do Mec, o curso de Jornalismo a distância está autorizado em duas instituições no Brasil: UNESA – Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro com data de inicio de funcionamento do curso em 2011 (página do curso) e a UNIS-MG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS sem data de início de funcionamento.

Curso de Jornalismo a distância

Fiz esta consulta no dia 28 de agosto de 2012 e, portanto outras faculdades e universidades já podem estar também oferecendo o curso quando você estiver lendo este artigo. Se você tem interesse em um dos cursos acima ou ainda outros cursos da modalidade EAD, recomendo que consulte regularmente o site eMEC, onde é possível verificar diversas informações sobre os cursos superiores e instituições de ensino superior no Brasil.

Conclusão

É um avanço significativo, mesmo que muitos não gostem dessa ideia. A verdade é que no Brasil a educação não teve significativos avanços, especialmente na educação superior e a educação a distância é talvez o passo mais largo que conseguimos dar nos últimos anos. Para os críticos da modalidade EAD (que as vezes tem razão no que dizem), a educação a distância não é um modelo brasileiro, o modelo cresce muito pelo mundo afora, especialmente nas conceituadíssimas universidades americanas.
 


Preconceito com a educação a Distância

A verdade é que mesmo com muito preconceito ainda, o EAD está crescendo a cada dia em nosso país.A falta de tempo de estar dentro de uma sala de aula todos os dias vem atraindo muito alunos para o EAD.

Fabiana Leite // São Gonçalo

Sim, ainda existe muito preconceito e provavelmente haverá por um bom tempo. Eu escrevi um artigo sobre o preconceito na [quem-faz-faculdade-a-distancia-sofre-preconceito.aspx educação a distância], acho que vale a pena a leitura.

Home mesmo eu estava assistindo um documentário sobre uma família que vive em um local muito remoto no centro da Austrália e as duas crianças são alunas da educação a distância infantil. Coisa de primeiro mundo. Fiquei impressionado.

luis.blog.br

Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus