Faculdade Gratuita. Universidades Públicas em SP

Você quer fazer uma Faculdade Gratuita? No estado de São Paulo há diversas universidades públicas com ensino gratuito e excelente qualidade. Veja outras informações aqui.

Muitas pessoas se questionam quanto a fazer uma faculdade, o que fazer, e se o custo para ingressar em uma Universidade é compensável. Pois acreditam sair muito caro um curso de graduação particular. E os que já fizeram uma graduação e pretende fazer uma pós-graduação, muitas vezes passam pela mesma dúvida, o que é normal.

Hoje em dia não se tem idade e muito menos uma hora certa para pensar em fazer uma faculdade, todos querem e sabem que fazer uma faculdade atualmente é essencial tanto na vida social quanto principalmente na vida profissional.

Embora insuficiente para todos, as universidades públicas, especialmente no Estado de São Paulo, são opções para quem quer fazer um curso superior de qualidade sem ter de arcar com pesadas mensalidades. Veja abaixo a relação das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo e as instituições públicas federais.

Universidades Públicas de SP

No estado de São Paulo há três grandes universidades estaduais, são elas:

As três universidades paulistas figuram entre as melhores do Brasil. São mais de 123 mil matriculados nos 376 cursos de graduação oferecidos pelas instituições, alem dos 855 cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Universidades Federais

Além das Faculdades citadas acima existem outras que oferecem cursos gratuitos de ensino superior, que são as instituições federais, a saber:

Para quem não conhece, as faculdades gratuitas são instituições que foram criadas pelo governo estadual ou federal, oferecem um ensino de excelente qualidade, como já foi mencionado, são para todos os querem ingressar em um curso de ensino superior.

E para ingressar em umas das instituições que oferecem o ensino superior gratuito, basta ir até a instituição e se informar ou então acessar o site referente a instituição que deseja se inscrever, nesse site você encontrará informações de endereço, telefone, como se inscrever, o que é preciso entre outras dúvidas também.

Há também o site da Vunesp (www.vunesp.com.br) que oferece informações sobre todos os vestibulares que estão com suas inscrições abertas, e em andamentos e até os próximos vestibulares que vão abrir, com nome das instiutições, localidades, cronograma entre outras coisas.
 


Federal do ABC é paga?

Interessante essa reportagem, você demostrou varias opções para quem ter interesse de fazer faculdade sem ter custo, porém temos que ressaltar que a UFABC (Universidade Federal do ABC) mesmo sendo federal é paga, e por incrível que pareça é uma das mais caras

sara // São Paulo

Na verdade as instituições públicas, como citado acima oferecem cursos gratuitos, contudo nos cursos de pós graduação latu sensu (especialização), de fato existem opções pagas, neste caso a própria USP e Unicamp são exemplos.

Cursos de graduação, mestrado e doutorado são gratuitos, ou deveriam ser.

luis.blog.br

Gratuita sim, mas não totalmente de graça

Estou sem condições de pagar uma faculdade particular,e gostaria muito de terminar o me curso que tranquei no 2º sem.No momento na minha casa a unica renda é a minha pra ajudar minha mãe em todas as contas.

Lívia Lima Primo // Diadema

Gostaria muito de fazer uma faculdade totalmente gratuita,na area de serviço social,pois não tenho condições de pagar.sou pai e mãe de 2 filhos ,e sou eu a única renda da CASA,PORISSO NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR A FACULDADE.

cosma Ferreira Mota // São Paulo

Embora as universidades acima citadas oferecem cursos superiores gratuitamente, não significa que não há custos na formação.

Primeiro é necessário considerar os custos indiretos, como a aquisição de livros e outros materiais comuns a uso no curso. Depois é preciso levar em conta que entrar em uma universidade pública é desejo de boa parte dos alunos, mas não há vagas para todos e por isso o vestibular é extremamente concorrido. Normalmente consegue entrar quem investiu em uma boa educação básica (ensino fundamental e médio) ou quem investiu em um bom curso pré-vestibular. Tudo isso custa dinheiro.

luis.blog.br

Veja também:





// Comentários

Cristina Couvas Lourenço // SUZANO // 13/07/2011 17:38:00

gostaria de fazer uma faculdade gratuita porque nao tenho condiçoes de pagar, no momento estou desempregada terminei o ensino medio em junho, por isso estou procurando a faculdade gratuita naõ quero parar de estudar (faculdade ABC) seria a unica moro em suzano

henrique ribeiro dos santos // franco da rocha-s.p // 02/02/2013 21:32:00

tenho 64 anos gostaria de saber se aqui na minha

região não tem uma faculdade gratuita?

agradeço pela atenção.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus