EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Feriados no Brasil: Feriados nacionais, móveis e estaduais

Conheça os feriados nacionais, os feriados móveis ou que não tem um dia extato para a comemoração e os feriados que são válidos apenas em alguns estados.

A grande maioria da população brasileira está praticamente vinte e quatro horas conectadas em alguma atividade, seja profissional, esportiva ou mesmo cuidando de assuntos pessoais em que muitas dessas atividades necessitam de se distanciar do local onde mora e de seus familiares tanto correria que só mesmo nos feriados é que dá pra ter um tempo maior para descansar, viajar e matar a saudade das pessoas que deixou. São muitos os feriados adotados no Brasil, cada um deles segue uma motivação ou comemora algo importante para a população ou para alguns segmentos da população brasileira. Vamos conhecer quais os inúmeros tipos de feriados existentes no Brasil e a divisão existente no estados.

Feriados Nacionais

Os feriados nacionais são assim classificados por serem obrigatoriamente adotados em todo o território brasileiro conforme o que está declarado em Lei, em que determina os seguintes feriados nacionais: 

Data

Feriado

Motivação

1º de Janeiro

Confraternização Universal

Social

21 de Abril

Tiradentes

Cívica

1º de Maio

Dia do Trabalho

Social

7 de Setembro

Independência do Brasil

Cívica

12 de Outubro

Nossa Senhora Aparecida

Religiosa (católica)

2 de Novembro

Finados

Religiosa (católica)

15 de Novembro

Proclamação da República

Cívica

20 de Novembro

Zumbi e Consciência Negra

Civil

25 de Dezembro

Natal

Religiosa (cristã)

Feriados Móveis

Os feriados móveis não tem uma data específica, sendo que em cada ano é comemorado em datas diferentes, para isso considera-se inicialmente a Páscoa, isso se deu devido ao fato de que a Páscoa se comemora de acordo com o calendário judaico em que é estruturado com as mudanças da Lua e a partir disto tornou-se um feriado móvel em que não se realiza na mesma data todos os anos, e outros feriados também considerados móveis devido a essa dependência existente co a data da Páscoa o que faz com que também modifiquem a cada ano a data a serem celebrados. Os feriados móveis existentes são os que seguem:

  • Carnaval (terça-feira) – comemorado exatamente a quarenta e sete dias antes da Páscoa.
  • Sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo – celebrada na sexta-feira anterior ao Sábado da Solene Vigília Pascal, ou seja, no sábado de véspera
  • Pentecostes – celebrado exatamente no sétimo domingo após a Páscoa.
  • Corpus Cristhi – exatamente na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

Feriados Estaduais

Os feriados Estaduais são definidos de acordo com cada especificidade de Estado para estado, em que cada um possui determinados feriados inseridos sob Lei em que são tidos por datas de acontecimentos importantes e marcantes para a história do Estado. Confira os feriados estaduais abaixo:

 

 

 



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio