EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Fiador locação de imóveis? Cartão Aluguel Caixa, Caução e Seguro Fiança

Conheça os serviços de fiador para locação de imóveis. Cartão Aluguel da Caixa, o seguro fiança e a caução. Dicas úteis para locador e locatário.

Feliz é aquele que nunca precisou recorrer a um amigo ou parente para pedir que seja fiador para a locação de um imóvel. A prática é muito comum e muito incômoda também, tanto para o locatário como para o fiador. Isto porque o fiador de compromete juridicamente diante do locador a pagar os débitos que o locatário não honrar. Quem aluga quer garantias de que irá receber os valores do aluguel e ainda não terá seu imóvel avariado, a imobiliária que é a intermediadora do negócionão assume esta responsabilidade e é ai que o locador precisa apresentar alguma garantia. Além do fiador, há também o seguro fiança, caução e agora o Cartão da Caixa.

[QUEBRA]

Cartão Aluguel da Caixa

A Caixa lançou o Cartão Aluguel que é uma espécie de cartão de crédito que será usado para servir de fiador para a locação de imóveis. Na verdade, com o cartão, a Caixa faz o papel de fiador e em caso de inadimplência, ela garante o pagamento junto ao locador.

Para ter o cartão é necessário fazer a solicitação em uma agência da Caixa ou em uma imobiliária credenciada. Será feito uma análise de crédito e o valor limite do cartão será definido com base nesta análise. A renda mínima é de R$ 1.000,00.

O prazo máximo para a garantia do contrato de aluguel  é de 12 meses, sendo permitido um cartão por pessoa e o cartão poderá ser usado como fiador para apenas um imóvel.

Outro detalhe importante é o valor que será cobrado: 6,67% do valor do aluguel + tarifa de anuidade de R$ 96,00.

Não usei o cartão, mas olhando para as principais características me pareceu uma boa ideia na hora de locar um imóvel. Nunca gostei da ideia de ser ou procurar fiador para a locação de imóveis e se você também pensa assim, tá ai uma boa alternativa para a substituição do fiador tradicional.

Obs.: O cartão é apenas para pessoa física, embora não esteja especificado se pode ser usado apenas para imóveis residenciais ou imóveis comerciais.

Seguro Fiança

O seguro fiança é uma modalidade de seguro bem similar aos demais tipos de seguro. Neste caso seu valor é calculado com base no valor do aluguel e normalmente gira em torno de três vezes o valor do aluguel. O lado ruim desta modalidade de fiança é que este valor é pago anualmente, encarecendo bastante para o locador que já terá o valor do aluguel, IPTU, as vezes condomínio, etc.

Nem todas as imobiliárias aceitam esta modalidade de fiança, mas é uma boa alternativa para quem não tem um fiador para assinar o contrato.

[ATUALIZAÇÃO]
Obervação feita pela usuária Mônica de São Paulo:
"Há um engano nesse artigo quanto ao valor do seguro fiança. O mesmo não é três vezes o valor do aluguel e sim apenas o valor de um aluguel. Se tiver dúvida consulte o procon. Acontece que tem muita gente de imobiliária e de corretoras tirando vantagem sobre este seguro, uma vez que a população não sabe como funciona. Por favor pesquise e consulte as leis através do PROCON."

Caução

Segundo o Dicionário Pliberam, caução é: 1.Cautela, garantia. 2.Valores depositados ou aceites para garantia de qualquer responsabilidade. 3.Fiança. 4.Fiador.
"caução", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2010, http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=caução [consultado em 23-11-2011].

No mercado imobiliário, especialmente em locação de imóveis o uso de caução é aceito em algumas imobiliárias e consiste em uma boa opção para o locador do imóvel.

Geralmente quem o locador ou a imobiliária solicita um depósito que geralmente compreende três ou quatro vezes o valor do imóvel do locado a título de caução. Este valor fica retido até o término do contrato, quando ele é devolvido para o locador caso este não tenha nenhuma pendência em relação ao contrato que se finda.

Todas as modalidades devem ser avaliadas antes de escolher, também, deve ser considerado de o locador ou a imobiliária trabalha com a modalidade desejada. Na maioria dos casos é ainda o velho e incômodo fiador que prevalece.


Cartão de aluguel

Ainda está em estudos, mas não encontrei nada da internet a respeito de qual será o valor limite que a caixa vai estipular para o aluguel. Sendo muito baixo fica inviável, sendo de até 50% já se torna bem útil.Cris // Floripa
 

Veja também

Comentários

Há um engano nesse artigo quanto ao valor do seguro fiança. O mesmo não é três vezes o valor do aluguel e sim apenas o valor de um aluguel. Se tiver dúvida consulte o procon. Acontece que tem muita gente de imobiliária e de corretoras tirando vantagem sobre este seguro, uma vez que a população não sabe como funciona. Por favor pesquise e consulte as leis através do PROCON. Mônica. // São Paulo
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio