Graduação online é o mesmo que fazer faculdade?

Faculdade online e a distância é a mesma coisa? Há diferenças em termos de aprendizado e validade entre uma graduação online e uma presencial? Veja as respostas.

Até algum tempo atrás, a graduação era somente aceitável através de aprendizagem presencial em uma faculdade ou universidade física. Mas o movimento da educação a distância que começou nos países desenvolvidos acabou chegando finalmente no Brasil, onde hoje grande parte dos estudantes são virtuais ou  online, coisa praticamente impossível a pouco mais de 10 anos atrás.

Mas uma grande dúvida que muitos estudantes ainda tem é se a graduação a distância é a mesma coisa que fazer faculdade presencial, tanto no sentido de aprendizado como na validade e legalidade. Vou tentar responder essas questões abaixo:

Termos usados

Graduação a distância, graduação online, fazer faculdade, fazer curso superior, entre outros pode significar a mesma coisa. São termos sinônimos, exceto com algumas pequenas diferenças de interpretação ou de intenção de quem expressa.

Graduação a distância e a aprendizagem

Fazer uma faculdade a distância pode proporcionar ao aluno a mesma aprendizagem que a presencial, mas nem sempre isto é verdade. Para fazer um curso superior online é preciso compreender como funciona o modelo EAD e os requisitos básicos que um aluno preciso ter. Para isso convido você a ler as 10 perguntas e respostas sobre a faculdade a distância e também a conhecer as possíveis vantagens e desvantagens de curso de graduação online.

Faculdade online é legal?

Outra questão que precisa ser desmistificada é se um curso superior a distância é legal (no sentido de legalidade) ou não. Neste caso temos de recorrer ao Ministério da Educação, pois ele é o órgão máximo da educação no Brasil e a quem compete autorizar, credenciar e reconhecer cursos e instituições superiores. Neste caso criei um tutorial que mostra passo a passo como consultar um curso ou faculdade no MEC.

Faculdade a distância é válida?

Tudo que tem respaldo legal tende a ser válido, mas talvez muitos possam pensar que embora o MEC legalize os cursos a distância, o mercado de trabalho ou os órgãos de classe não o tenha como válido! Este é um assunto mais complicado e embora eu não conheça a opinião de todos, é de conhecimento meu que existe sim preconceitos contra alunos da educação a distância e alguns focos de resistência por algumas entidades, como acontece com o Conselho de Serviço Social onde há um certo descrédito por parte deles com os aluno que se formaram em cursos de serviço social a distância.

Mas de maneira geral isto não deve acontecer. Talvez por ser ainda novidade, muitos possam olhar com certa desconfiança para quem faz uma faculdade online. Acredito que o tempo se encarregará de colocar as coisas em seus lugares.

Dicas para quem quer fazer uma faculdade online

A graduação a distância é uma ótima oportunidade de você conseguir fazer uma faculdade mesmo sem poder estar presente a aulas presenciais, mas além do cuidado com o reconhecimento da universidade, você também deve pensar em outros pontos para um ensino a distância de qualidade.

Esteja motivado do início ao fim do curso, não abandonando o barco na primeira dificuldade ou desânimo. Assim como o ato de trabalhar em casa por exemplo, estudar a distância requer disciplina e organização, portanto tenha o mesmo entusiasmo e preocupação com os estudos, assim como se você estivesse fazendo um curso superior presencial, onde tem que ir até a faculdade todos os dias, independente do cansaço ou outros motivos.

Tire suas dúvidas com o professor online, sempre pedindo a explicação assim como se estivesse em uma sala de aulas comum. Nunca fique com uma dúvida, pois aí você pode se prejudicar nas atividades e provas aplicadas depois. Procure manter um relacionamento amigável com seu professor, tendo comunicação total com ele não só dentro da sala de aula virtual, mas formando um vínculo que pode lhe ajudar em sua vida profissional.


 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus