Trabalho em casa: Vantagens e Desvantagens de trabalhar em casa

Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.

O Home Office ou escritório em casa é um conceito antigo e ao mesmo tempo novo. Antigo, pois a idéia de trabalhar em casa já foi concebida e discutida muito antes dos nossos dias. Novo, pois muitos estão tendo contado ou incorporando a idéia do escritório em casa agora. Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.

Mas a pergunta que precisamos responder é: Vale montar um escritório doméstico a pena trabalhar em casa?

Do ponto de vista estrutural a resposta é sim, isto é, se considerarmos o fato de termos hoje internet banda larga, PDAs, Smartphones e uma população literalmente conectada, o conceito de trabalho as vezes não difere muito de estar na empresa ou em casa.

Outro ponto que justifica o trabalho em casa são os custos, dificuldades e riscos de locomoção, especialmente nas grandes cidades. Nesses casos, o stress do trânsito, o tempo perdido em longas filas e os riscos em que as pessoas são submetidas, poderia ser substituído por uma vida e trabalho mais light no conforto de casa.

Mas nem tudo são flores para aqueles que pretendem trocar o dia-a-dia das empresas pelo Home Office. É preciso levar em conta o modelo de trabalho de cada um. Inicialmente você deverá responder a algumas perguntas:

  • A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?
  • Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?
  • Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?
  • Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?
  • Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?
  • Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?

Claro que muitas outras perguntas poderiam ser feitas, mas essas foram apenas para nortear a decisão de optar pelo Home Office.

Desta forma, creio que a decisão de ter um escritório em casa e prestar serviços a distância pode ser uma boa saída para muitos, porém, não antes de fazer uma análise profunda das implicações favoráveis e desfavoráveis que o modelo de home Office poderá trazer.

Atualização:

Este post foi escrito no início de 2009, quando eu estava prestes a adotar o home Offive como alternativa de trabalho. Agora, mais de dois anos depois, pretendo responder as perguntas que fiz naquela época:

A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?

No meu caso sim.

Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?

Não. Acho que boa parte das pessoas não tem, isto precisa ser criado. Temos a cultura de trabalhar fora, sair de manhã e voltar a noite.

Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?

Esta é a parte mais delicada e é onde ainda preciso melhorar muito. A concorrência é altíssima. Se você não se policiar, acaba sofrendo muito com a concorrência de atividades domésticas do dia a dia. Não encontrei ainda uma fórmula, mas a ideia de estabelecer tarefas no dia anterior parece funcionar bem. Outra alternativa é dividir o dia e alguns períodos, destinando parte para as atividades domésticas e outras para as profissionais.

Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?

Acho que sim. Receio, porém, que nem todas as famílias entenderão bem isso.

Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?

No meu caso sim. Dependendo da atividade profissionais uma mesa com um computador já ajuda. Agora, ter um escritório separado é melhor ainda.

Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?

No começo um pouco. Agora, me libertei desta culpa. Acho que a qualidade de vida compensa.


Veja também:





// Comentários

LYA RAQUEL // TERESINA-PI // 05/02/2011 02:22:00

ADOREI SEU BLOG!!!

EU SOU FORMADA EM GESTÃO HOSPITLAR E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO MONTAR UM NEGOCIO PRÓPRIO QUE TENHA A VER COM MINHA PROFISSÃO OU SÓ DA PARA TRABALHAR MESMO EM HOSPITAIS E OUTROS.EU AGRADECERIA MUITO SE VC PODESSE ME INFORMAR.

Rosane Vieira // Viamao // 02/10/2012 16:36:00

Sem dúvida, pode ser uma grande vantagem montar um escritório em casa. Mas creio que deve haver muita disciplina para isto.

luis.blog.br // Limeira/SP // 29/11/2012 16:35:00

Lya:

Como não conheço praticamente nada sobre a sua área não sei te dizer se tem ou não.

Roseane:

Com certeza.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus