Home » Mercado de Trabalho
Home Office: Vantagens e Desvantagens de trabalhar em casa
Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.
Gostou? Recomende:
O Home Office ou escritório em casa é um conceito antigo e ao mesmo tempo novo. Antigo, pois a idéia de trabalhar em casa já foi concebida e discutida muito antes dos nossos dias. Novo, pois muitos estão tendo contado ou incorporando a idéia do escritório em casa agora. Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.
Mas a pergunta que precisamos responder é: Vale montar um escritório doméstico a pena trabalhar em casa?
Do ponto de vista estrutural a resposta é sim, isto é, se considerarmos o fato de termos hoje internet banda larga, PDAs, Smartphones e uma população literalmente conectada, o conceito de trabalho as vezes não difere muito de estar na empresa ou em casa.
Outro ponto que justifica o trabalho em casa são os custos, dificuldades e riscos de locomoção, especialmente nas grandes cidades. Nesses casos, o stress do trânsito, o tempo perdido em longas filas e os riscos em que as pessoas são submetidas, poderia ser substituído por uma vida e trabalho mais light no conforto de casa.
Mas nem tudo são flores para aqueles que pretendem trocar o dia-a-dia das empresas pelo Home Office. É preciso levar em conta o modelo de trabalho de cada um. Inicialmente você deverá responder a algumas perguntas:
- A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?
- Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?
- Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?
- Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?
- Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?
- Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?
Claro que muitas outras perguntas poderiam ser feitas, mas essas foram apenas para nortear a decisão de optar pelo Home Office.
Desta forma, creio que a decisão de ter um escritório em casa e prestar serviços a distância pode ser uma boa saída para muitos, porém, não antes de fazer uma análise profunda das implicações favoráveis e desfavoráveis que o modelo de home Office poderá trazer.
Atualização:
Este post foi escrito no início de 2009, quando eu estava prestes a adotar o home Offive como alternativa de trabalho. Agora, mais de dois anos depois, pretendo responder as perguntas que fiz naquela época:
A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?
No meu caso sim.
Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?
Não. Acho que boa parte das pessoas não tem, isto precisa ser criado. Temos a cultura de trabalhar fora, sair de manhã e voltar a noite.
Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?
Esta é a parte mais delicada e é onde ainda preciso melhorar muito. A concorrência é altíssima. Se você não se policiar, acaba sofrendo muito com a concorrência de atividades domésticas do dia a dia. Não encontrei ainda uma fórmula, mas a ideia de estabelecer tarefas no dia anterior parece funcionar bem. Outra alternativa é dividir o dia e alguns períodos, destinando parte para as atividades domésticas e outras para as profissionais.
Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?
Acho que sim. Receio, porém, que nem todas as famílias entenderão bem isso.
Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?
No meu caso sim. Dependendo da atividade profissionais uma mesa com um computador já ajuda. Agora, ter um escritório separado é melhor ainda.
Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?
No começo um pouco. Agora, me libertei desta culpa. Acho que a qualidade de vida compensa.
Veja também:
Compartilhe com seus amigos:
// Comentários
LYA RAQUEL // TERESINA-PI // 05/02/2011 02:22:00
ADOREI SEU BLOG!!!
EU SOU FORMADA EM GESTÃO HOSPITLAR E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO MONTAR UM NEGOCIO PRÓPRIO QUE TENHA A VER COM MINHA PROFISSÃO OU SÓ DA PARA TRABALHAR MESMO EM HOSPITAIS E OUTROS.EU AGRADECERIA MUITO SE VC PODESSE ME INFORMAR.