Horário de Verão. Porque ele é adotado no Brasil

História do horário de verão proposto originalmente por Benjamin Franklin e a sua adoção em vários estados do Brasil para economia de energia elétrica nos horários de pico.

Embora não exista concenso de quando ele foi iniciado, muitos acreditam que o horário de verão atualmente utilizado todos os anos no Brasil foi inicialmente proposto em 1784 nos Estados Unidos da América pelo tão conhecido Benjamin Franklin que vinha por algum tempo notando que em alguns meses do ano o sol nascia muito antes do horário comum das pessoas se levantarem e, foi então que ele proposto uma maior utilização da luz natural para que fosse economizado as velas, que eram comum na época, devendo apenas adiantar em uma hora o relógio durante estes meses do ano, mas seu proposto foi inicialmente recusado pelos governantes.

Após um longo período a proposta de Benjamim começou a ser utilizada em muitos países europeus e, entre os anos de 1931 e 1932 é que o Brasil decidiu adotar o horário de verão no país através de Getúlio Vargas. Foi um grande marco na história do Brasil, em que inicialmente o período do ano de adoção do horário de verão encontrava-se ainda transitório mudando o período de duração a cada novo verão, até que após o ano de 1985 foi-se estabelecido e utilizado até os dias atuais durante 120 dias do ano no Brasil.

O Brasil resolveu adotar o horário de verão após perceber que a teoria proposta por Benjamim Franklin tinha total fundamento, que nas épocas do ano em que o sol nascia em horário antecedente ao horário de costume a população poderiam utilizar-se mais a luz natural e conseqüentemente economizaria energia elétrica o que traria economia de energia elétrica. Essa economia de eletricidade só seria possível se fosse adianto em uma hora o relógio durante essa época do ano.

Horário de Verão. Porque ele é adotado no Brasil

Horário de pico

O horário de pico, entre 18h e 20h é o período em que a população em geral mais se utiliza de eletricidade, com o horário adiantado em uma hora, significa que nesse período o uso da luz natural supriria a necessidade da energia elétrica.

Horário de verão nos estados

O horário de verão é adota nos estados do centro sul do Brasil, nos estados do norte e nordesde foi identificado um economia muito pequeno, já quem quanto mais próximo do Equador se reduz o aproveitamento, tendo em vista a menor intensificação da luz natural ao longo do dia, no verão. Atualmente ele é adotado nos de RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MT, MS e DF.

O Brasil ao adotar o horário de verão, mesmo não sendo em todos os estados, adotou um eficiente ssistema de economia da energia elétrica que contribui e vem contribuindo muito para o país como um todo.

Fonte: http://www.mme.gov.br/mme/menu/horarioverao.html


Veja também:





// Comentários

Ana Júlia // São Bernardo do Campo // 27/08/2013 21:01:00

O Horário de Verão consiste no adiantamento dos relógios para promover economia de energia elétrica com o aproveitamento da luz natural dos dias mais longos das estações de verão/primavera; nas estações de outono/inverno os relógios são atrasados, retornando assim ao horário habitual.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus