Importância da história, cultura e formação continuada

O que é formação continuada e como podemos estudar mais para acompanhar as constantes evoluções tecnológicas? O que isso tem a ver com a história e a cultura que temos?

Vivemos a era da informação onde o conhecimento parece não ter barreiras. A revolução do conhecimento que ocorreu e ainda ocorre, principalmente com o uso intensivo da internet, vem provocando profundas mudanças na maneira como muitas pessoas enxergam o mundo, a história e cria uma necessidade de mais conhecimento, pois sempre uma coisa leva a outra e assim por diante.

Importância da história

Dentro deste contexto considero importante uma análise da história do homem e seu desenvolvimento. Embora existam muitas correntes de pensamentos a cerca dos fatos históricos, as sociedades que foram criadas sob influência judaico-cristã tem em comum um mundo criado e sua evolução ocorreu em parte por revelação de Deus e em parte por descoberta do homem.

O que somos, quem somos, de onde viemos são perguntas que nos remetem à compreensão de nossa própria história. A internet pode contribuir muito com isso através de textos históricos, viagens virtuais por cenários de grande importância histórica, entre outros.

Quando falo de conhecer historiam não me refiro apenas a história antiga, mas também a recente e para isso considere alguns artigos que escrevi sobre isso:

Importância da Cultura

A cultura é na verdade um mix das crenças, costumes e estilos de vida de povos em todos os lugares. A cultura também se mistura com a história e nos ajuda entender por que certos fatos ocorreram e por que não ocorrem mais.

No Brasil a nossa cultura é fortemente influenciada por povos que vieram para cá de alguma forma, como é o caso dos escravos africanos, os europeus, especialmente os portugueses italianos. Mas somos também fortemente influenciados pelos americanos através do cinema, música, tecnologia e mais recentemente pela TV.

Desta forma, tudo aquilo que chamamos de cultura brasileira, é na verdade a adaptação das influências externas que ocorream e quem ocorrem desde a colonização.

Importância da formação continuada

Por formação continuada podemos entender o processo constante da busca de novos conhecimentos, habilidades ou competências para os desafios cotidianos. Estudar sempre é a palavra de ordem para quem deseja acompanhar este momento de grandes mudanças na comunicação entre as pessoas e diante deste universo de informações que é a internet.

História, cultura e formação se juntam para compreender o passado (história), nosso estilo de vida (cultura) e como nos prepararemos para enfrentar o futuro (formação continuada). A partir desta compreensão somos impelidos a voltar a estudar tanto pelo sistema tradicional ou escola formal, como pela nossa própria autonomia em ler e descobrir conhecimentos que até então não tínhamos.


 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus