EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância da inclusão digital

Por que uma pessoa precisa estar incluída digitalmente, o que isso significa é quais os benefícios que a inclusão digital pode trazer para uma pessoa? Veja o artigo completo.

Estar incluído digitalmente é praticamente um direito do cidadão e um desafio para o poder público. Direito pois os recursos e meios digitais já representam um avança muito significativo do modelo de vida atualmente, contribuindo sensivelmente para a melhora de vida, inclusive. Desafio, pois ainda é grande a quantidade de pessoas no Brasil que não tem acesso a internet por falta de recursos próprios ou recursos públicos que facilitem o acesso da população.

Veremos abaixo alguns fatores de importância fundamental para uma pessoa estar digitalmente incluída.

Novos horizontes

A internet e os meios que usamos para acessá-la proporciona a abertura de novos horizontes, permitindo enxergar coisas que antes era impossível. Lembro-me da época em que boa parte das pessoas sentava em um sofá e sua visão de mundo era ditada por poucos canais de TV. O candidato certo, o estilo de vida certo, as pessoas famosas, entre coisas eram praticamente ditadas por esses meios. Graças a internet, hoje podemos comunicar, opinar, participar e com isso não é mais poucas mentes manipulando o conjunto de mentes.

Dispositivo móvel Inclusão digital

Educação

O segundo ponto que considero positivo na inclusão digital é o acesso a educação. Cursos a distância, faculdade a distância, conteúdos de todos os tipos, formatos e fontes estão 24 horas disponíveis na internet. Mas, mais importante do que fazer cursos online está a oportunidade que as pessoas tem de ler, ainda que superficialmente, escrever e de uma forma natural conhecer coisas novas o tempo todo. Este privilégio só tinha acesso quem lia (livros, jornais, revistas, etc) e quem viajava. Convenhamos que não era a maioria da população.

Cidadania

A inclusão digital pode ser entendida também como a inclusão cidadã. Desde que lancei este blog no final de 2007 venho escrevendo sobre como as pessoas podem ter acesso a serviços públicos pela internet. Certidões nada consta, Boletim de ocorrência, consulta de processos trabalhista, entre outros. A lista é grande. Consulte o menu Serviços Públicos (SP e Brasil) para ver outros serviços online.

Comunicação

Outro fator que devemos considerar como fundamental para que uma pessoa esteja digitalmente incluída é a comunicação ou a possibilidade que ela tem de melhorar sua comunicação com outras pessoas, especialmente pessoas mais distantes. Através das redes sociais como o Facebook, Twitter e outras podemos nos relacionar constantemente com amigos, parentes e outras pessoas para relacionamento de trabalho ou de alguma afinidade. Sem contar emails, chamadas de voz pela internet, como o Skype, entre outras.

Novas formas de trabalho

Por fim a inclusão digital também pode ser a inclusão no mercado de trabalho. As formas de trabalho vêm sendo alteradas sensivelmente e a internet é um dos pilares desta mudança. Para muitos a internet já é a principal ferramenta de trabalho, para outros é uma ferramenta de apoio e isto só tende a aumentar.

Críticas à inclusão digital

Mas nem tudo são flores na inclusão digital. Primeiro e já exposto acima, ela não é privilégio de todos, depois temos que considerar o que de fato significa estar incluído digitalmente. Para muitos basta ter um computador ou um dispositivo móvel com acesso a internet, mas o que preocupa é que o hardware em si e o acesso a internet não garante os benefícios que a inclusão pode proporcionar. Creio que há muita gente equipada digitalmente, mas não inclusa, porque não sabe usar ou não foi devidamente orientada sobre como tirar proveito disso.

Em quase tudo que escrevo a conclusão parece que sempre se volta para a educação. Embora a inclusão digital venha contribuir para a educação é inegável que a educação contribui para a inclusão digital. Algumas pessoas chamariam isso de paradoxo, mas eu chamo de compatibilidade.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio