EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância da informática e a tecnologia da informação

Quem se beneficia da informática? Veja como o governo, as empresas e as pessoas tem se beneficiado da tecnologia da informação para a automatização de processos, organização e controle.

A informática ou tecnologia da informação como é mais recentemente conhecida cresceu em solo americano na segunda metade do século passado e hoje é uma realidade no mundo todo. Como TI podemos incluir desde dispositivos (hardware), programas de computador (software), processos e procedimentos automatizados.

Veremos abaixo alguns pontos que mostram a importância da tecnologia da informação para os governos, as empresas, a educação e para as pessoas.

Tecnologia da informação nas empresas e governo

Importância para o governo

Para o governo a tecnologia da informação trouxe enormes benefícios, isto pode ser notado no Brasil nos últimos anos. Um bom exemplo são as eleições brasileiras, considerada uma das mais modernas do mundo. Isto graças ao sistema de urnas eletrônicas onde além de evitar muitos erros, torna a apuração extremamente rápida e eficiente.

Mas todas as esferas governamentais podem tirar muito proveito da informática e dos sistemas informatizados. Outros exemplos são as delegacias eletrônicas onde os próprios cidadãos fazem o BO pela internet, os diversos serviços públicos disponíveis na internet, reduzindo o tempo de emissão de documentos, custos e dando transparência das ações dos governos.

Importância para as empresas

As empresas talvez sejam aquelas que mais benefício tem tirado da TI. Isto se deve pelo fato delas terem começado bem cedo na implantação de processos automatizados, uso de sistemas de gestão, entre outros.

Seria muito complicado pensarmos hoje em uma grande empresa sem uma forte automatização. Talvez a demanda de carros fosse muito maior do que as montadoras conseguissem produzir ou o tempo de processamento, logística, estocagem e distribuição de alimentos fosse tão demorada que não seria possível atender a toda a população no tempo que ela precisa.

Importância para a educação

internet como aliada da educação no Brasil

A educação deveria ter sido mais beneficiada do que foi, afinal a tecnologia da informação, especialmente a internet pode trazer muitos benefícios para alunos e educadores. Muitas escolas do país têm lousa digital, laboratório de computadores, entre outros, mas será que tudo isso está sendo usado de forma eficiente?

A importância da informática na escola é para melhorar o processo de ensino e aprendizado, se isto não estiver ocorrendo de nada adianta os investimentos nesta tecnologia.

Talvez a educação a distância tenha sido o desdobramento mais significativo de uma maneira geral com o uso da tecnologia da informação. Veja o artigo sobre a importância da educação a distância.

Importância para as pessoas

Por fim as pessoas que dependendo da análise pode-se concluir que a importância da TI é benéfica ou maléfica, eu, prefiro analisar sobre o prisma da primeira opção. Redes sociais como o Facebook pode ser uma ferramenta importante para aproximar as pessoas, sites como o Youtube pode ser útil na educação, blogs como este que você está acessando pode ser relevante para compartilhar o conhecimento, entre outros exemplos.

Há pessoas que trabalham pela internet outros estudam. Há aqueles que aprendem algo novo e há aqueles que ensinam. As pessoas estão mais conectadas, as empresas mais ágeis, os governos mais eficientes e todos se beneficiam com isso, afinal a importância da informática ou da tecnologia da informação é para todos, tudo depende de estar ou não incluído digitalmente.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio