Importância da internet na educação

A internet como uma grande biblioteca, as novas modalidades de ensino EAD, o estímulo a leitura e escrita, o conceito de educação continuada, entre outros

A educação no Brasil sempre foi alvo de críticas. Métodos ultrapassados, professores mal remunerados, alunos pouco motivados, etc. Neste cenário, surge a internet que oferece contribuições positivas e negativas para a educação. Neste post irei focar nas oportunidades e na importância da internet na educação.

Há pelo menos cinco aspectos sobre a importância da internet na educação que considero relevantes:

A internet é uma grande biblioteca

Sobre certo ponto de vista, a internet é uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.

Se no passado faltavam livros e materiais de estudo, agora o problema é o excesso. Localizar, organizar e tirar proveito de tudo isso é um desafio para os educadores e a escola atual.

Novas modalidades de ensino EAD

A importância da internet na educação pode ser vista nas novas modalidades de ensino, também chamada de EAD - Educação a Distância. Embora existam ainda resistências em aceitar este modelo de ensino, é inegável que a educação a distância traz enormes benefícios para a educação como um todo. Alguns desses benefícios podem ser:

  • Permite o retorno de muitos alunos que haviam abandonado a escola por falta de tempo;
  • Leva cursos superiores a regiões remotas, onde esses cursos não existiam;
  • O custo de uma formação no modelo EAD é muito mais baixo que no modelo tradicional. Isto serve para o aluno e para a escola;
  • Estimula a auto-aprendizagem e a pesquisa;
  • Entre outros.

Estímulo a leitura e escrita

Com algumas exceções, creio que as pessoas estão escrevendo muito mais agora do que antes de terem acesso a internet. O mesmo vale para a leitura, muito embora a leitura na internet seja diferente da leitura de um livro impresso, por exemplo.

Os blogs trouxeram um grande benefício para as pessoas: ler, pesquisar e escrever. Quem tem um blog, tem esta tríplice tarefa quase que diariamente. Então, que tal se as escolas sugerissem a seus alunos que cada um tivesse um blog? O resultado disso é que os alunos teriam de ler mais, pesquisar mais, escrever mais e consequentemente aprender mais.

Diminuição das diferenças culturais

Vi uma palestra do professor Luli Hadfaher, onde ele diz que antes da internet as pessoas iam aos Estados Unidos, por exemplo, para comprar livros e consumir cultura, isto era uma vantagem competitiva no campo cultural. Hoje, com a internet isto não faz mais sentido, já que o mesmo conteúdo que existe lá está disponível aqui também.

Conceito de educação continuada

No meu entendimento, a importância da internet na educação caracteriza-se também pelo fato de trazer o conceito de educação continuada. Lembro que antigamente quando uma pessoa se formava em alguma área era um momento sublime, único e pelo menos na minha cabeça ficava a impressão de que aquela pessoa havia atingido o ápice. A internet tem mostrado a imensidão de informações e conhecimentos disponíveis, isto nos leva a acreditar que devemos estudar sempre.

Conclusão

Não sei se sou muito utópico, mas consigo enxergar um potencial enorme na internet como ferramenta educacional. Eu gostaria que esta utopia também fizesse parte da vida daqueles que tem poder de decisão nos assuntos relativos a educação. A importância da internet na educação é notável, caracteriza-se pelos fatores acima expostos e por muitos outros não mencionados aqui, mas que certamente estão por aí, basta observá-los.


Autoria do texto

Gostaria de saber a autoria desse artigo "Importância da internet na educação", por favor... Pois gostei do texto e preciso referenciá-lo ao usar em monografia. Grata, Dil

Dilmene // Planaltina-DF

Luis Ribeiro, analista de sistemas, docente do Senac São Paulo na área de TI e editor do blog luis.blog.br

luis.blog.br

Educar Para Crescer

Olá, Luis!

Muito interessantes as informações compartilhadas no seu blog!

Gostaria de convidá-lo para conhecer o site do Educar Para Crescer, um projeto que nasceu da vontade de fazer algo pela educação no Brasil. Lá é possível baixar gratuitamente cartilhas educacionais e ter acesso a conteúdos diversificados. Conheça e compartilhe esta dica!

Um abraço.

Equipe Educar para Crescer // São Paulo

Não só visitei como recomendo a todos. Vale a pena uma visita. O Endereço do site é http://educarparacrescer.abril.com.br.

luis.blog.br

Veja também:





// Comentários

carol,prisila e gabrielly // sao joao da boa vista // 21/06/2010 08:08:00

eu e minhas amigas achamos muito interessante esse trabalho pois nos fala e ensina muitas coisas que a gente nao pode aprender em escolas pobres como a anesia martins mattos

Giovanna // São Paulo // 22/06/2010 21:23:00

Recomendo este blog, pois precisava fazer um trabalho sobre, e achei várias respostas aqui.

Nota 10 !!!

Bjus

rita gonzaga // João Pessoa (PB) // 20/07/2010 14:27:00

gostei muito da maneira como foi tabalhado o assunto, ou seja, claro e objetivo. Estamos preparando uma pesquisa sobre a importância da internt na educação e este trablho nos ajudou. Obrigado

marcelio // buritis // 15/09/2010 14:04:00

preciso de um texto de no minimo 20 linhas da importamcia da internet na educaçao

Lorenna // São luis // 21/09/2010 10:36:00

isso é mt enteressante eu ameii e eu lii bem direitinho nota 10

Jacira Alves Martins // Caiapônia-Go // 24/09/2010 15:28:00

Como estou fazendo um curso para o uso da internet e hipertextos ao ler este texto do Blog de Luis, gostei muito. Passa as informações clara e de obetivos precisos. Realmente esse é um recurso que permite realisar leitura, escrita, interação etc. Parabéns.

Ellen // Santa Cruz do Capibaribe-Pe // 23/10/2010 08:36:00

Eu gostei muito desse blog pois li todo o texto e achhei um 10

junior // brejo da madre de deus // 23/10/2010 09:04:00

valeu pela postagem

Carla França // Anápolis // 13/09/2011 10:32:00

Bom dia! Estou iniciando estudos sobre a Educação à Distância e gostei muito do texto. Gostaria de acessar mais materiais sobre o assunto! Se puder me indicar fontes de pesquisas como: Blogs ou artigos, para aprofundar mais nos estuddos, eu agradeço!

Gabriela e Carolina // Alpestre // 02/03/2012 19:23:00

Achamos muito interessante esse texto, pois ele deixa bem claro dentro do ambito brasileiro que a internet esta dentro de todos os assuntos da educação brasileira, que conta nesse site.

beijos e abraços mil no coração





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus