EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância da internet na escola

Importância da internet na escola? Ampliar conhecimentos, promover pesquisa, aproximar a escola da sociedade? Veja esses e outros temas.

Segundo Beatriz Gomes Nadal(Formação de professores e escola na contemporaneidade, Editora Senac), a educação é milenar, a escola, secular. Se a educação vive momentos de mudanças, que dirá a escola. No atual momento, penso que a internet é um dos principais fatores de mudanças na escola, visto a influência que ela vem provocando na sociedade e com fortes reflexos na escola. Veremos abaixo alguns fatores da importância da internet na escola.

[QUEBRA]

Ampliar o conhecimento dos alunos

A internet possibilita pesquisa e conhecimentos, não há limite para a exploração do conhecimento na internet. Para se ter uma ideia, só a Wikipédia tem mais de 10 milhões de verbetes e artigos e esse número não para de crescer. Durante muitos anos a Enciclopédia Britânica era a maior fonte de conhecimento sistematizado que havia, hoje, a Wilipédia já é algumas vezes maior que a Enciclopédia Britânica.

Maior aproximação da escola com a sociedade

Importância da internet na escola é também marcada por uma maior aproximação da escola com a sociedade. Com os diversos recursos da internet é possível criar uma escola onde os personagens não seja apenas alunos, professores e profissionais da educação, mas toda a sociedade pode ser incluída em uma vasta gama de interação. Isto ainda não está sendo feito de forma adequada, mas é uma oportunidade enorme.

Na internet, escola é uma rede social

Luli Hadfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, afirmou que a escola é uma rede social onde as pessoas estão muitas vezes mais interessadas em relacionamentos. Com a internet isso torna mais evidente, já que as redes sociais tornaram parte da vida das pessoas. Não seria então a hora de tornar a escola uma verdadeira rede social do conhecimento?

Promover a pesquisa

A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimularem seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdos para tal. Dê uma olhada neste resumo de recursos que criei recentemente e chamei de Guia para Alunos e Professores.

Interdisciplinaridade

A internet é interdisciplinar, a escola, também. É de suma importância que os alunos percebam esses traços e consiga usar os diversos recursos interdisciplinares da internet na construção de um conhecimento que tanto na escola como na sociedade é cada vez mais interdisciplinar.

Para os adeptos do contrutivismo, creio que a internet é uma das principais ferramentas para auxiliar no processo de construção do conhecimento. Para os tradicionalistas, também creio que a mesma possa contribuir, resguardando os excessos, é claro.

 

Veja também

Comentários

Já fiiz um comentário sobre outro texto e posso dizer o mesmo sobre este. É ótimo. Continue interagindo seus conhecimentos com os que precisam aprender. Parabéns! Jacira // Caiapônia-Go
adorei ler este conteudo,espero q vcs continuem interagindo.parabéns! mariana kolluty // desterro-pb
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio