EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância da internet nas empresas

Importância da internet nas empresas. Análise do uso da internet nas empresas.

A internet é importante para todos os segmentos, porém, no caso de empresas ela tem um papel extremamente estratégico atualmente, pois elas dependem de posicionamento, marketing, canais de comunicação, entre outros, e a internet parece representar muito bem tudo isso.

Mas será que as empresas estão usando corretamente todo esse potencial que a grande rede oferece? A importância da internet nas empresas é singular, saber tirar proveito dela tem sido um desafio para os atuais gestores.

Fiz uma pequena análise e concluí que a importância da internet nas empresas concentra-se principalmente nos pontos abaixo.

Novos mercados geográficos

Novos mercados consumidores

Melhor dizendo, novos mercados sem geografia. A internet permitiu e permite que empresas possam atender mercados distantes e inatingíveis se não fosse por esse canal. Vender na sua cidade, em outro estado ou até fora do Brasil acaba tendo pouca diferença para muitas empresas na internet, já que os custos de operação variam muito pouco e o acesso aos produtos e serviços acaba sendo o mesmo para quem está na mesma cidade ou em outro país.

Novas modalidades de vendas

Novas modalidades de vendas

A venda pela internet foi questionada, discutida e até rejeitada por certo tempo. O medo de comprar por este novo canal assombrou muita gente, mas hoje o mercado é sólido e cresce tanto em volume de venda como em novos e-consumidores. Para as empresas, vender pela internet não é apenas colocar o produto com as fotos no site ou na loja virtual e esperar os pedidos chegarem. É preciso aprender a trabalhar nesse novo canal que tem desafios na mesma dose que oportunidades.

Novos modelos de trabalho

Novos modelos de trabalho

A internet trouxe também um novo modelo de trabalho onde funcionários conseguem conversar com vários clientes e fornecedores por email, Whatsapp, Skype, Facebook e outros comunicadores ao mesmo tempo, ao invés de atender apenas um pelo telefone, por exemplo.

O uso do email como principal ferramenta de comunicação já é adotada em muitas empresas, o Whatsapp tem sido usado de forma produtiva no ambiente de trabalho, as redes sociais, quem diria, agora já é vista em algumas empresas como ferramenta de trabalho.

Redução de custos

Redução de custos

A importância da internet nas empresas não é voltada apenas para a oportunidade de vendas, mas principalmente pela possibilidade de redução de custos. Entre os itens que podem gerar redução de custos com o uso de enternet, estão:

  • Redução de custos com telefonia;
  • Redução de custos com comunicação impressa, como: folders, mala direta, catálogos, entre outros;
  • Redução de custos com equipes de vendas;
  • Em diversas outras áreas é possível obter redução de custos com o auxílio da internet.

Acompanhar tendências do mercado

Acompanhar tendências do mercado

Este é um ponto onde a importância da internet nas empresas se destaca. Ficar para trás, perder o bonde, não acompanhar o mercado é algo que não interessa a nenhuma empresa e para não correr o risco que ficar defasado no mercado, muitos tem usado a internet para acompanhar tendências do mercado ou analisar as estratégias dos concorrentes.

Conclusão

A importância da internet é um fato, as empresas sabem disso, nem sempre sabem como usar esta incrível ferramenta para alavancar seus negócios. Talvez seja porque muitos ainda ostenta receio por aquilo que aparentemente não podem controlar ou entender bem se existe ou não. A internet é assim mesmo, dá a impressão que não está lá, mas está, parece que não funciona, mas funciona.

Revisão:

A internet é importante para qualquer tipo de negócio?

Sim. Ainda há empresas, em geral as mais familiares, que são resistentes ao uso da internet. O fato é que a internet é uma rede mundial que conecta bilhões de pessoas (são cerca de 2,1 bilhões de usuários e o número é cada vez maior e continua crescendo) e empresas no mundo e por esse motivo ela é tão importante para todo e qualquer tipo de negócio.

Mesmo que o seu negócio seja uma padaria administrada por alguém da família, a internet será importante. Com as redes sociais, você poderá fazer contato diariamente com muitos clientes e possíveis clientes e gerar curiosidade sobre o seu negócio.

Vale ressaltar que a internet, se trabalhada adequadamente, poderá funcionar como uma filiar de sua empresa, que fica aberta durante 24 horas ao dia, sete dias por semana, incluindo feriados. Portanto, um cliente não precisa se limitar ao horário comercial caso queira falar com a sua empresa. Sem contar que, com a internet, é possível falar com pessoas de outros estados e até de outros países, o que pode significar lucro e interesses diferentes para o seu negócio.

Outro ponto é a facilidade para fazer propaganda. Com baixo custo é possível atingir o seu público de forma direcionada e inteligente.

Como posso utilizar a internet de forma positiva na minha empresa no que diz respeito a comunicação interna?

Com a internet sendo usada como instrumento para a comunicação interna, os processos poderão ser facilitados. Recados, que antes eram anotados em pedaços de papel e facilmente perdidos ou esquecidos, podem e devem passar para o e-mail corporativo. Uma forma de organizar e registrar tudo o que acontece, além de economizar em papel e tempo, é claro. Vale lembrar que e-mail servem também para documentar o que foi dito ou combinado.

De que modo a internet pode prejudicar uma empresa?

Se a internet não for bem utilizada nas empresas, podem sim, significar prejuízo. Como a internet é uma rede extremamente ampla em possibilidades, ao ser implantada em uma empresa sem as devidas precauções, pode fazer com que os funcionários a utilizem de forma maléfica. Deve ficar bastante claro que, durante o horário de trabalho é proibido acessar redes sociais ou assistir a vídeos, por exemplo, se eles não forem relacionados ao trabalho que está sendo realizado. Atualmente existem várias formas de conter os funcionários que fazem mau uso da internet. Há aplicativos e programas que bloqueiam o acesso aos sites que não devem ser acessados pelos funcionários durante o horário de expediente.

O que eu preciso saber antes de inserir a internet na minha empesa?

É importante ressaltar que, diferente da internet que utilizamos em casa, a internet para as empresas precisa ter maior velocidade e suporte para atender várias pessoas conectadas à rede ao mesmo tempo. Portanto, quem deseja ter internet em sua empresa não deve economizar no pacote de dados, mas deve buscar o plano que melhor se adeque às necessidades da empresa e dos funcionários.

 

Veja também

Comentários

pode me ajudar? quais foram as mudanças que a internet obtiveram nas empresas // itapolis
Gostaria de saber quem escreveu o texto, gostei muito e quero cita-lo em meu artigo. Obrigada Nadia // Andradina - SP
Parabééns!!! Islayne Henrique // Loanda/Paraná
Gostaria de saber quem escreveu o texto, achei interessante e quero cita-lo em meu TCC. Fernanda Oliveira // Taguatinga , DF
Nádia e Fernanda. Enviei um email para vocês com algumas informações para complementar o trabalho de vocês, OK? Obrigado pelo interesse de ambas. luis.blog.br // Limeira/SP
//
Gostaria de saber quem escreveu este artigo para poder cita-lo na minha prova final de curso. Pedro Vieira // Madeira - funchal
como muitos acima, gostaria de saber quem escreveu o texto para citar no meu projeto de conclusao de curso Juliana Fernandes // Olinda
Pedro, Juliana e outros: Quem escreveu o texto foi: Luis Ribeiro, analista de sistemas, editor do Blog do Luis e docente do Senac São Paulo. Se for fazer citações na internet, aponte um link para www.luis.blog.br luis.blog.br // Limeira/SP
Amei!! me ajudou bastante em minha pesquisa. obg Elionize // Recife
Obrigado o seu texto me ajudou bastante no curso de assistente adm Stefano // PIRACAIA
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio