EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância da qualidade de vida no trabalho

O que é qualidade de vida no trabalho? Veja minha a decisão que tomei de deixar um emprego para investir em qualidade de vida, um vídeo inspirador e algumas perguntas sobre o assunto.

Um dia desses eu vi um vídeo bem curtinho do pastor Ed René Kivitz da Igreja Batista da Água Branca em São Paulo sobre a questão de ser feliz. No vídeo ele relata sua experiência quando criança e a expectativa que sua geração (a dele e a minha também) tinha sobre o sucesso no trabalho como uma forma de realização na vida e consequentemente ser feliz.

Antes de continuar a ler, gostaria que você assistisse o vídeo, pois suas palavras servirão como plano de fundo para aquilo que entendo ser de vital importância para a qualidade de vida no trabalho.

Quanto tempo você passa no trabalho? Ou fazendo uma pergunta mais abrangente: quanto tempo você passa envolvido com o trabalho? Quando respondemos esta pergunta entendemos que passamos boa parte da vida trabalhando ou envolvido com ele, logo se ele não traduzir em algum benefício além do salário, pró-labore, dividendos ou outra forma de remuneração é bem possível que iremos passar a vida frustrado.

O que é qualidade de vida no trabalho?

O conceito de qualidade é subjetivo e portanto não é possível defini-lo de forma a atender todos os casos. As empresas investem em plano de carreira, benefícios financeiros e sociais, entre outros. Todos devem conhecer as histórias do Google onde a empresa as vezes se confunde com um parque de diversão, sala de jogos ou academia. Outras empresas como a Microsoft, os funcionários também tem regalias e muitas outras empresas devem ter.

Eu acho que tudo isso é muito válido dentro de cada contexto, evidentemente, mas acredito que o ponto central da qualidade de vida no trabalho não parta somente das empresas e sim dos funcionários ou colaboradores, como usam dizer hoje em dia.

Minha experiência

Eu estava um pouco infeliz com meu trabalho, aliás com meus dois trabalhos. Durante o dia atuava em uma agência de publicidade e produtora de internet e a noite dava aulas no curso técnico de informática em uma conceituada rede de escolas técnicas no Brasil.

O tempo era meu grande inimigo, havia outras coisas a serem feitas, meu filho estava crescendo e as vezes eu mal via ele no dia. Durante muito tempo sustentei esta situação, mas queria mudar e depois de analisar uma tendência que estava ganhando força no Brasil, resolvi adotá-la: o Home Office.

Aliado a outros acontecimentos, foi uma decisão que traduziu em qualidade de vida acima de tudo. Sem trânsito e sem horários específicos. Embora eu tenha trabalho mais, pelo menos trabalho nos horários que há melhor possibilidade de produção ou em horários possíveis.

Para mim a qualidade não foi só uma questão de dinheiro ou de benefícios sociais, mas de ter tempo, como buscar meu filho na escola ou  não precisar almoçar correndo para aproveitar e ir ao banco no horário do almoço.

O que é qualidade de vida para você?

Nenhum exemplo pode ser adotado sem considerar a condição de cada indivíduo. Meus óculos são ótimos para mim, mas pode ser horrível para você. Penso que pautar a vida por dinheiro e usar o trabalho para conseguir isso a qualquer custo seja uma alternativa no mínimo infeliz. Trabalhe muito, mas viva também. Tente encontrar o meio termo e sempre pergunte para você mesmo: o que é qualidade de vida no trabalho para mim?

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio