EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância da universidade e do conhecimento

Qual a importância da universidade para a obtenção do conhecimento e do desenvolvimento do país? Veja uma análise e as classificações do conhecimento humano. Leia o artigo.

Quando criança e adolescente vivi em um sítio no interior de Minas, lá minha família plantava milho, arroz, feijão e café. Os três primeiros para o próprio consumo e o último era a fonte de renda que tínhamos. Na época o trabalho era duro, pois além de ser trabalho braçal, a falta de conhecimento no processo de plantio e manuseio da terra nos levava a trabalhar mais e produzir menos.

Mas o que isso tem a ver com universidade e conhecimento? Tudo. Hoje quando retorno a aquela região vejo pessoas que sozinhas produzem algumas vezes mais a quantidade que produzíamos e com zero de trabalho braçal. Embora essas pessoas não tenham cursado uma universidade, elas beneficiam do conhecimento de outros que fizeram e assim acontece em toda a sociedade.

Pense na construção civil, na indústria, na forma de comunicação entre as pessoas, entre outros. Hoje trabalhamos de forma mais produtiva e menos intensa do que a 30 ou 40 anos atrás. Isto tem a ver com o conhecimento e tem a ver com as universidades.

Por falar em conhecimento, é bom definir sua classificação, que pode ser: filosófico, científico, teológico e empírico.  Filosófico é aquele produzido pela filosofia, baseado no pensamento e observação. O conhecimento científico é produzido pela ciência, baseado em experimentos. O conhecimento teológico é produzido pela religião, baseado na revelação da Bíblia. Por fim o conhecimento empírico é produzido pela crença popular e que é transmitida de geração para geração.

Historicamente o Brasil foi um país que deixou em segundo plano a formação acadêmica e isto trouxe muitos prejuízos a todos nós. Aliás, este é um motivo que vez ou outra é citada por analistas econômicos como um entrave ao crescimento do país. Embora estejamos vivendo um momento de corrida pela formação acadêmica, temos de levar em conta que há muito terreno a ser recuperado.

Embora a universidade não seja a única forma de obter o conhecimento, ela é um grande referencial para o desenvolvimento humano.  Em meio a crise que assolou o mundo após 2008, o presidente americano Barack Obama afirmou: “vamos sair da crise, temos as melhores universidades”. Observe a importância da universidade para os EUA não só na formação de jovens, mas na formação de uma economia sólida.

E você? Você não fez um curso superior? Se não, saiba que nunca é tarde para fazer, especialmente com as diversas opções que temos atualmente, como exemplo os cursos superiores a distância. Se quiser conhecer mais sobre eles, visite a seção Educação a Distância disponível no menu lateral deste blog. Bons estudos.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio