EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Importância e tipos de comunicação. Verbal e não-verbal

Qual a importância da comunicação em massa e individual. Como ela pode definir nossa visão de mundo. Conheça também as formas de comunicação como verbais e não verbais.

Comunicar é tão antigo como o próprio homem. Nos primeiros capítulos da Bíblia, logo após a criação do homem, Deus começou a comunicar com a sua criação, dando-lhe instruções e ensinando como deveria guardar e cultivar o Jardim do Éden. De lá para cá muita coisa aconteceu e evolui no campo da comunicação, mas uma coisa é certa, sem comunicação o mundo para.

Importância da comunicação

Quando criança vivia em um sítio no interior de Minas e o único meio de comunicação que tínhamos era o rádio. Minha visão de mundo era limitada a comunicação que recebia dali, mais tarde ao ter contato com outros meios percebi que a realidade era muito mais ampla e complexa do que eu havia imaginado.

Mas isto não era tudo, embora a TV, os jornais, revistas, entre outros meios de comunicação em massa exerçam grande influência na vida das pessoas, foi a internet que provocou em mim e acredito que em muitas pessoas uma verdadeira revolução na maneira de se comunicar.

Comunicação em massa e individual

A internet cumpre um papel múltiplo entre a comunicação em massa comum até então na televisão, rádio, jornais, entre outros e comunicação individual como é o caso do telefone, correspondências, entre outros. Outro aspecto importante da comunicação via internet é que ela pode ser complementada com investigação, descobertas e pontos de vistas relacionados.

Se um amigo recomenda no Facebook a leitura de um determinado livro, por exemplo, antes de comprá-lo eu posso descobrir na Wikipedia, por exemplo, quem é o autor, que outros livros escreveu, etc. Posso ainda nos sites de compra verificar a opinião de outras pessoas que compraram o livro, entre outras análises. Isto eu chamaria de comunicação rica, pois difere enormemente de você ver um comercial na TV e não saber nada além do que foi dito ali.

sinalização comunicação horizontal

Formas de comunicação

As formas de comunicação podem ser verbais e não verbais.

Verbal

É a comunicação escrita e falada. Jornal, revista, livros, cartas são exemplos de comunicação escrita, enquanto que rádio e telefone, por exemplo, são formas de comunicação falada, ambos se classificam como verbal.

Não verbal

expressões corporais faciais comunicação

Não verbal é a forma de comunicar-se por sinais, ícones, símbolos, expressões corporais e faciais. Algumas dessas formas não exigem expertise como as famosas expressões corporais e faciais onde todos de alguma forma se comunicam e em boa parte dos casos até sem perceber que está comunicando.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio