Inclusão e exclusão digital e social: Análises publicadas pelo MEC

Reflexão sobre pessoas socialmente excluídas e também sobre a chamada exclusão digital que se refere ao não acesso aos recursos de tecnologia digital existentes.

Gostou? Recomende:

Questões de inclusão e exclusão é possível encontrar em praticamente em todas as regiões do planeta, a exclusão social e digital são as que vêm causando grandes preocupações nas sociedades, principalmente em áreas com poucas condições de estarem acompanhando o progresso da modernização tecnológica e também social que vêem rapidamente evoluindo, a tecnologia desde os seus primeiros indícios já não atendia a toda a população o que fez com que excluísse grande parte da sociedade com o seu progresso continuo, a questão da exclusão social se dá principalmente pela inacessibilidade que parte da população encontra em relação as possibilidades e oportunidades de uma educação de qualidade que mantenha o aluno ativo dentro das mudanças e transformações de todos os assuntos da sociedade em que vive, o que engloba não apenas a sua comunidade ou bairro, mas sim o seu país como um todo e também as questões que ligam o país com o mundo e, com isso a inclusão social seria algo possível a todos.

A grande problemática desta exclusão entre existente nas sociedades é que a população não atendida fica a cada ano mais excluída digital e socialmente, tanto das transformações tecnológicas como dos acontecimentos sociais que surgem em, e para que essa situação seja revertida é preciso realizar projetos e programas que abranja e facilite a inclusão digital e social das regiões de todo o país, pois é contribuindo com a inclusão, principalmente da população menos favorecida é que será possível que haja também um maior e melhor desenvolvimento tecnológico e social com a participação de todos.

Um projeto desenvolvido pelo Professor de informática Max Portuguez Obezo denominado “Inclusão Digital”, foi desenvolvido com a intenção de possibilitar aos alunos com maiores dificuldades em trabalhar com esta ferramenta a trabalharem como monitores de salas facilitando o aprendizado e aperfeiçoando as habilidades de uma das principais e mais uteis ferramenta que está sendo utilizada pela população moderna atualmente. A primeira escola a realizar o projeto foi a ETF – Escola Técnica Federal de Palmas em 2003, em que além de beneficiar aos alunos, beneficiaram ainda os funcionários das escolas e ainda a comunidade que desprovia do contato com tal ferramenta tecnológica, em resumo dentro de um ano em que o projeto esteve em atividade foram 610 pessoas atendidas recebendo a oportunidade de estarem frente ao desenvolvimento da tecnologia e contribuindo com o desenvolvimento pessoal de cada um.

A questão problemática da exclusão social que encontramos cotidianamente se da na maioria das vezes por principalmente de classes em que se desproveem de possibilidades e oportunidades de terem um ensino cultural como um todo, o que engloba questões sociais, políticas, geográficas, econômicas, científicas enfim todas as que são essenciais para que o cidadão consiga interagir com a sociedade em que habita. E foi pensando nesta necessidade de colocar os cidadãos em contato com tais questões procurando contribuir na inclusão social para as pessoas que encontram impossibilitadas e, necessitadas de ter que foi criado o Centro de Ciência e Cultura da Cefet de Química em Nilópolis na baixada fluminense, com o objetivo de proporcionar a inclusão social da população carente que ali se encontram.

Projetos como estes devem ser realizado em todas as regiões do país que se encontram com problemas de exclusão digital e social em que atendendo essa população teríamos um país mais democrático e social.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cadernos05_v1.pdf

Veja também:





Compartilhe com seus amigos:


// Comentários

Nenhum comentário

Antes de comentar, leia o texto atentamente e veja o que ele que dizer.

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Assunto:


Comentários: mínimo 200 caracteres (comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:



 

 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Hospedado no UOLHost   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus