Instalação do Windows 8 e as principais mudanças do novo Windows

Tutorial mostrando os passos da instalação do Windows 8, os problemas encontrados na instalação e as principais mudanças que percebi no novo sistema operacional da Microsoft.

Mesmo antes do lançamento eu já havia comprado o novo Windows 8 Pro e a instalação dele foi bem tranqüila, aliás, bem mais tranqüila que as versões anteriores. É claro que você nunca fica sem um probleminha, coisa normal quando você instala um novo sistema operacional.

Abaixo algumas informações sobre a instalação do Windows e as principais mudanças que percebi no novo sistema operacional da Microsoft.

O processo de instalação ainda é muito similar às versões anteriores, ou seja, logo após dar o boot pelo DVD ele abre o assistente de instalação e começa o processo. No meu caso, logo no início ele ficou com uma tela azul clara muito tempo parada, eu cheguei a pensar que tivesse travado, mas depois continuou normal.

De início ele apenas pede para confirmar o idioma, país e teclado e em seguida duas opções são mostradas:

  • Atualização. Nesta opção ele irá manter os arquivos, configurações e os programas ou aplicativos instalados.
  • Personalizada. Nesta opção, que inclusive foi a que usei, ele faz tudo do zero.

Logo depois ele mostra as partições que seu disco rígido tem, com a possibilidade de formatação. Caso queira formatar a partição antes de instalar, clique em opções avançadas e escolha formatar.

A instalação dos arquivos

Feito isto ele começa a instalação dos arquivos, ele avisa que o computador será reiniciado várias vezes (no meu caso foram duas vezes) e depois de um rápido processo de instalação ele chega à opção de personalização e configuração do Windows 8.

Personalização e configuração

Aqui com o processo já finalizando ele pede para dar um nome ao computador e escolher uma cor. Esta cor será usada para exibir as janelas no novo estilo. Não se preocupe, ela pode ser alterada posteriormente, caso não gostar da cor selecionada.

Em seguida existem algumas opções que podem ser configuradas. Essas opções são do estilo ativar/desativar e entre elas:

  • Permitir que aplicativos usem menu nome e imagem da conta
  • Ligar a plataforma de localização para que aplicativos possam pedir a localização dos usuários
  • Entre outras

Vamos começar?

Minha surpresa foi na finalização da instalação, quando apareceu a mensagem “vamos começar?”. Isto não era muito comum em instalações do Windows.  Deu a impressão que a instalação nem tinha terminado, pois não confirmação nenhuma. Eu achei mais simples a instalação.

Principais mudanças

Muita coisa mudou e a princípio achei que não havia mudado para melhor, mas depois fui me acostumando e mudei minha opinião. Entre as principais mudanças que percebi, destaco algumas:

Botão iniciar: Ele sumiu. Não. Não sumiu mais mudou de forma radical e passou a chamar-se Iniciar que na verdade e toda a tela de iniciar (imagem abaixo). Para acessá-lo há pelo menos duas formas: Com o mouse no canto inferior esquerdo (mas bem no cantinho mesmo) e com a tecla Windows.

Tela Inicial do Windows 8

Dois ambientes: O Windows 8 vem com dois ambientes, o novo ambiente e baseado no estilo de tela cheia, com novo design e com programas e aplicativos especialmente desenvolvidos para este ambiente. O segundo ambiente é o tradicional e similar às versões anteriores do Windows. Este último pode ser acessado clicando no botão Área de Trabalho.

Novas Janelas:  No novo ambiente do Windows 8, o usuário acostumado com as versões anteriores do Windows terá um pouco de dificuldade para entender o novo conceito. Eu pelo menos estou até agora procurando o botão fechar. Sim, ele sumiu e as alternativas que estou usando para fechar as janelas não me agradam.

Internet Explorer 10: O novo IE vem com duas versões ou a mesma versão em duas apresentações diferentes: uma novo novo ambiente do Windows 8, com a barra de navegação na parte inferior e a outra tradicional na área de trabalho.

Internet Explorer 10 no novo estilo do Windows 8:

Internet Explorer 10 no novo estilo do Windows 8

Internet Explorer 10 no estilo tradicional do Windows:

Internet Explorer 10 no estilo tradicional do Windows

Conclusão

Bem, a instalação do Windows foi um sucesso, apenas o DVD do computador não está funcionando, o resto ele configurou praticamente sozinho. A minha rede sem fio também não foi reconhecida automaticamente e tive que instalar o driver, mas foi tranquilo.

Quanto ao novo ambiente estou tentando me acostumar e fazendo os ajustes necessários, mas como eu sai do Windows Vista para o Windows 8, diria que se você usa muito  e tem muitos programas instalados e ambiente de trabalho muito específico, pediria para planejar bem antes de migrar. Eu fiquei dois dias fazendo isso e ainda falta umas coisinhas.


Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus