EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Lâmpadas fluorescentes e incandescentes, qual consome mais energia elétrica?

As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as incandescentes. Qual a diferença na taxa de consumo?

Lâmpadas fluorescentes e incandescentes, qual consome mais energia elétrica? Entrevista concedida ao Blog do Luis por Jorge Eduardo Schorr, técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia.

[QUEBRA]

Lâmpadas incandescentes e fluorescentes

Blog do Luis: As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as incandescentes. Qual a diferença na taxa de consumo?

Copel: As lâmpadas fluorescentes compactas disponíveis no mercado, que se adaptam perfeitamente no lugar das incandescentes comuns, consomem 4 vezes menos energia elétrica, em média, e chegam a durar até 8 vezes mais. A diferença básica é que a lâmpada fluorescente não produz calor (que é o princípio de funcionamento de uma lâmpada de filamento). Por isso, ela é chamada de “luz fria”.

Blog do Luis: Ligar e desligar lâmpadas com muita frequência pode queimar lâmpadas ou isso é mito?

Copel: Não é mito. Nas lâmpadas incandescentes existe um filamento metálico, que produz a luz, que é constituído de tungstênio. O processo de ligar e desligar provoca um gradativo enfraquecimento desse material que, ao final, termina por se romper. Nas lâmpadas fluorescentes acontece algo parecido: o material (normalmente mercúrio) vai se depositando próximo das bases, escurecendo-as.

Blog do Luis: As pequenas lâmpadas de stand by ou os relógios digitais de aparelhos como TV, DVD ou microondas geram consumo significativo de energia, visto que ficam ligados o tempo todo?

Copel: Por serem de tecnologia LED (iniciais de diodo emissor de luz), tais lâmpadas – sejam as de “stand by” ou o mostrador de um rádio relógio – apresentam um consumo pouco significativo. Equipamentos mais antigos, com mais de 5 anos de fabricação, podem consumir até 10 watts por hora só por estarem ligados em “stand by”. Já os equipamentos mais recentes consomem menos de 5 watts por hora, pois passou a existir uma norma técnica estabelecendo padrões sobre este quesito.

Clique Aqui para voltar ao índice da entrevista



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio