Leitura na internet e a interpretação de textos. Ler e interpretar

Muitas pessoas não leem ou não sabem interpretar texto? Veja uma experiência vivida com leitores online e as dificuldades para lidar com diferentes tipos de leitores na internet.

Quando comecei a escrever os primeiros posts no blog do Luis tive uma surpresa, seguido de uma decepção. A surpresa foi perceber que as pessoas estavam gostando daquilo que eu me propus a escrever, a decepção foi perceber que muitos não estavam entendendo o que eu queria dizer.

A leitura na internet

Nos comentários as pessoas pediam informações que eu já havia dado no texto, faziam perguntas sem perceber que a resposta já estava evidente no texto do post. Isso me preocupou e a primeira conclusão que tirei é que eu não estava sendo claro o bastante ou que minha redação estava tão ruim que as pessoas se quer percebiam a mensagem que eu estava tentando transmitir.

Ler e interpretar

Comecei a rever os textos, argumentar nos comentários e tentar ser mais objetivo ainda na esperança que as coisas melhorassem neste sentido. Não. Não melhorou nada.  Aí veio a dúvida: Será que eles não leem ou não sabem interpretar texto? Claro que não estou falando de todos, mas havia uma parcela significativa.

Um dia ouvindo um podcast no Webinsider, o Vicente Tardin e o Michel Lens relataram que passavam pelo mesmo problema que eu. O Michel comentou que postou no blog dele um texto dizendo que faria uma série de palestras no Senac São Paulo, como de fato fez. Em seguida as pessoas começaram a mandar e-mails e comentários para ele pedindo informações sobre cursos do Senac.

Se um site como Webinsider, que é formado por pessoas extremamente competentes e escrevem muito bem, isto também ocorre, então o problema só pode estar na interpretação do texto.

Tempo depois, lendo algumas páginas de orientações na Wikipedia, percebi que eles andam preocupados em deixar claro que a “o Wikipedia não faz”. De novo entendi que por lá também as pessoas não leem os textos como deveriam ler ou não interpretam como deveriam interpretar.

E preciso ler. É preciso interpretar

Por fim compreendi que a leitura na internet é apenas uma extensão da leitura em qualquer outro meio, seja ele livro, jornal, revista, etc. Se na internet as pessoas não leem é possível que não leem também em outros meios, se não sabem interpretar texto na internet não saberão interpretar em lugar algum. Isto é complicado, pois na melhor das hipóteses vão ficar sem entender o que está sendo proposto e na pior das hipóteses vão entender o que o texto não está dizendo.

Obs: Em muitos posts deste blog os comentários estão desabilitados. Nesses casos, não encontrei outra solução, pois as pessoas começam a fazer as mesmas perguntas em um ciclo sem fim, mesmo que a resposta esteja ali, bem acima.


 

Veja também:




// Comentários

virgynia // brusque // 25/01/2011 00:52:00

seus textos são muito claros e objetivos!!parabéns é um excelente redator!! é uma pena que algumas pessoas não gostam de ler textos bem elaborados!! mas em minha opinião estas pessoas apenas olham mas nunca ler, por isso que fazem as perguntas...





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus