EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Limite SQL Server e Oracle. Limitações de banco de dados free

Veja uma comparação dos principais limitações dos bancos de dados gratuitos, como o SQL Server, Oracle e MySQL. Informações e detalhes dos limites técnicos.

Os principais bancos de dados são pagos. Oracle e SQL Server são exemplos disso. Contudo, a Oracle e a Microsoft oferecem versões free (grátis) de seus bancos, levando em conta apenas algumas limites técnicos. As limitações de banco de dados free fazem parte de uma estratégia dos fabricante, pois assim que os limites forem alcançadas a sequencia natural seria comprar a versão paga.

[QUEBRA]

Abaixo segue algumas informações sobre os limites dos bancos de dados free do Oracle, SQL Server e o MySQL.

Limitações do banco Oracle XE

Segundo o site da Oracle, o XE apresenta as seguintes limitações:

"Oracle Database XE can be installed on any size host machine with any number of CPUs (one database per machine), but XE will store up to 4GB of user data, use up to 1GB of memory, and use one CPU on the host machine".

Oracle Database XE poderá ser instalado em servidores de qualquer tamanho, com qualquer número de CPUs (uma base de dados por computador), mas XE irá armazenar até 4GB de dados do usuário, usará até 1 GB de memória, e usará uma CPU no servidor. [Tradução livre]

Fonte: http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html

Limitações do SQL Server Express

A versão Express do SQL contém algumas limitações ou diferenças em relação às versões pagas do banco. Elas são:

Limite de tamanho do banco: 4 GB

Este item indica que um banco não poderá exceder 4 GB. Isto se aplica apenas aos arquivos de dados e não aos logs. No entanto, não há limites para o número de bases de dados que pode ser conectado ao servidor.

Limite de 1 CPU ou processador

O SQL Server Express poderá ser instalado e executado em servidores com múltiplos processadores, no entanto, apenas um único CPU ou processador é usado para gerenciar o banco.

Características como a execução de consulta paralela não são suportados devido ao limite de um  CPU.

Limite de 1 GB de RAM

“O limite de 1 GB de RAM é o limite de memória disponível para o pool de buffer. O pool de buffer é usado para armazenar as páginas de dados e outras informações. No entanto, a memória necessária para manter o controle de conexões, fechaduras, e assim por diante não é contado para o limite de buffer. Assim, é possível que o servidor use mais de 1 GB no total, mas ele nunca vai usar mais de 1 GB para o pool de buffer.” [Tradução livre do site em inglês do MSDN].

Fonte: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms345154

Limitações do banco MYSQL

O MySQL não apresenta essencialmente nenhuma limitação técnica, contudo é importante observar que a limitações de licença. O MySQL poderá ser usado com a licença GPL que atende perfeitamente as necessidades de quem vai usá-lo como software livre. Para projetos comerciais, onde a licença GPL não puder ser usada, será necessário comprar uma licença comercial.

Mais informações sobre as licença MySQL aqui: http://www.mysql.com/about/legal/licensing/oem/
 

 

Veja também

Comentários

Olá Luis, Mas nesta semana (25/maio/2010) a IBM anunciou a versão gratuita do Informix, que hoje é o BD OLTP oficial da empresa. As novas edições são o Informix Innovator-C e Ultimate-C A versão Innovator-C é mais restrita , limitada a 2GB memoria , 4 cores e certas restrições no DML. Porém disponível para *todas* plataformas. A versão Ultimate-C é mais parruda, suporta até 4 sockets/16cores , 16GB de memoria . Porém disponível apenas para Windows e MacOS. AMBAS: Permitem 1 nó de cluster ATIVO-ATIVO, tamanho de banco de dados ILIMITADO e sem limite de conexões. Para maiores informações: http://www.ibm.com/informix http://www.imartins.com.br/informix/artigos/fix-1150-xc7-disponivel-aqui-revolucao-comeca http://informix-technology.blogspot.com/2010/05/novas-edicoes-de-informix-saldos.html http://www.ibm.com/developerworks/data/library/techarticle/dm-0801doe/index.html Cesar // Jundiai / SP
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio