EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Livros sobre Educação e Pedagogia. Indicações

Veja as indicações de livros sobre educação e pedagogia escrito por importantes pedagogos e pensadores do comportamento humano e educação.

O ensino, educação é uma virtude que todo ser humano deveria gozar. Aprender deve e deveria ser sempre uma busca de todas as pessoas. Algumas pessoas acham que o ato de aprender se dá apenas até certa etapa da vida, sendo que a partir da maturidade não se deve mais buscar conhecimento, pois os anos de vida e o que se aprendeu quando jovem, é o suficiente para oferecer a sabedoria suficiente na velhice.

Aquele que deseja se tornar um professor ou se interessa por alguma área regida pela educação de pessoas, precisa ter o hábito e gosto pela leitura. Conhecer livros sobre educação e pedagogia de importantes e renomados nomes da educação brasileira e internacional, ajuda tanto no conhecimento como no repassar desse conhecimento. Veja alguns livros importantes para quem quer educar com qualidade e obter conhecimento pedagógico extra.

Livros sobre educação e pedagogia

Epistemologia genética, Jean Piaget

Bem, este livro é um clássico e seu autor também. Creio que todos educadores, especialmente os pedagogos conhecem muito bem o autor e sua famosa obra, a Epistemologia genética. Esta teoria é tida como a base do pensamento chamado construtivismo sobre o qual se fundamenta a atual educação construtivista. Creio que seja um livro de cabeceira para todos os educadores.

Veja também o artigo que escrevi sobre a educação tradicional e o construtivismo.

Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire

O educador e filósofo Paulo Freire (1921-1997), foi o maior educador que nosso país já viu. Sua forma fácil de ensinar e paciência, conquistou milhares de brasileiros entre pessoas influentes no Brasil e no exterior, além de suas técnicas educativas ter ensino milhares de pessoas a ler, escrever, calcular e se interessar pelos estudos em geral. Um dos seus livros pedagógicos mais conhecidos é a Pedagogia do Oprimido, livro que defende um método de alfabetização dialético que acabou se tornando seu best seller.

Psicogênese da Língua Escrita, Emília Ferreiro

A psicolinguista argentina Emília Ferreiro, escreveu vários livros sobre educação e pedagogia, sendo que o seu livro mais famoso é a Psicogênese da língua escrita, um livro simples e que revela a forma de assimilação da aprendizagem infantil. Para quem trabalha no ensino infantil é um livro de cabeceira que não pode faltar na estante.

Educação não é privilégio, Anísio Teixeira

O brasileiro Anísio Teixeira teve seus ensinamentos difundidos entre as décadas de 30 até 60, mas até hoje alguns dos seus métodos de ensino são seguidos amplamente. Junto com alguns intelectuais da época como a poetisa Cecília Meirelles, Anísio buscou criar métodos de ensino educacional para todas as classes de pessoas. Educação não é privilégio é um retrato daquela época onde a luta pelo ensino para todos começava a ser inserido no país e até hoje ainda não é uma completa realidade, mas já tem dado bons frutos.

Educação profissional & práticas de avaliação, Jurandir Santos

Este é um bom livro sobre a educação profissional. Escrito por um exímio conhecedor da educação profissional no Brasil, o livro trata das questões históricas da educação profissional e também do ensino superior, mostrando as mudanças ocorridas e o “novo papel” do professor que hoje atua mais como um parceiro do que como um mestre. É um ótimo livro e mesmo aqueles que não estão diretamente ligados a educação profissional irão gostar.

Importância da leitura

Quem valoriza a educação, o aprendizado, até mesmo na terceira idade não para de aprender coisas novas. Uma forma de aprender coisas novas é criar o hábito da leitura. Quem lê consegue não só aprender a ler com maestria mas a entender e interpretar o que está lendo com mais facilidade, além de ganhar um novo vocabulário todos os dias, formular frases, textos e até o próprio livro com muito mais exatidão e criatividade. Além disso, a leitura nos leva a muitas aventuras, a conhecer novas culturas e ganhar um conhecimento dobrado sobre tudo.

Você leu outros livros sobre educação e pedagogia e gostaria de indicá-los? Use o formulário abaixo.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio