EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Medir a Qualidade da Banda Larga no Brasil: Cadastro de Voluntários

Conheça e participe como voluntário do Programa Nacional para Medir a Qualidade da Banda Larga no Brasil. Veja os pré-requisitos, faça sua inscrição e ajude a melhorar a internet.

Já estava na hora da internet ter alguma ferramenta oficial para medir a qualidade das conexões de banda larga no Brasil, afinal, quem usa internet sabe muito bem das dificuldades que já tivemos com a baixa qualidade das conexões. Eu por exemplo, tive que mudar de casa porque no bairro onde eu morava as opções de banda larga que eu tinha eram muito ruins e como eu uso a internet para trabalhar, pesou muito este fator.

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações criou no final de 2011 a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) que nasceu com a função de medir a qualidade das conexões de banda larga fixa no Brasil. Para isso a EAQ abriu um processo de requisição de voluntários para participar da medição. Fiz o cadastro como voluntário e estou aguardando ser convocado. O processo de requisição de voluntários parece ser contínuo, portanto, se você quiser participar, é possível que ainda possa se inscrever.

O endereço para a inscrição e outras informações é: http://www.brasilbandalarga.com.br

Requisitos do Cadastro de voluntários

Pode se inscrever como voluntários as pessoas que preenchem os requisitos abaixo:

  • Ter uma conexão de banda larga fixa de uma das seguintes operadoras:  Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar, Embratel, Sercomtel e Cabo. Essas operadoras são aquelas que têm mais de 50 mil acessos, portanto outras operadoras poderão entrar na lista no futuro.
  • Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga.
  • Ter uma tomada adicional próxima ao roteador (ou onde pretenda conectar o equipamento). Observe que o cabo de rede deve estar conectado entre o equipamento e seu roteador. Será fornecido um cabo de 1 (um) metro para essa conexão.
  • Não ser funcionário das prestadoras monitoradas.

Como funcionará a medição da qualidade da banda larga

Segundo a EAQ, será feito uma seleção de todos os inscritos e se você for escolhido será instalado um equipamento paralelo ao modem da operadora. Ainda segundo a EAQ a instalação deste equipamento, sua manutenção, bem como a participação no programa é gratuita e também não gera nenhuma remuneração para o voluntário.

A EAQ informa que o equipamento não irá interferir na velocidade da sua conexão e, portanto funcionará de forma neutra apenas com a função de medir a qualidade da conexão.

Conclusão

Achei fantástica a proposta e espero que ela funcione mesmo. Fiquei empolgado e quero ser selecionado, ainda que em processos de seleção no futuro, pois queria contribuir de alguma forma para participar do processo de melhoria da qualidade da banda larga no Brasil. Pode ser que a médio e longo prazo venhamos a colher bons frutos desta iniciativa inédita no Brasil em relação a internet. Eu gostei da proposta e você, o que achou?

[ATUALIZAÇÃO]

Pouco mais de um mês após o cadastro como voluntário, recebi um email na ANATEL solicitando a confirmação dos dados para dar sequência ao processo de seleção. No site havia a seguinte informação:

Das milhares de inscrições que recebemos para participar do processo de medição de banda larga da EAQ - Entidade Aferidora da Qualidade & ANATEL, a sua atende os pré-requisitos para ser um de nossos voluntários.

Após fazer a atualização dos dados havia uma opção para fazer a medição da velocidade da conexão com a internet, que de acordo com o resultado ficou bem próxima da velocidade contratada. Agora é esperar o resultado do processo de seleção. Espero que eu seja selecionado.

 [/ATUALIZAÇÃO]



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio