EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Melhores faculdades Curso de Engenharia Civil e Industrial

Conheça as opções de cursos de Engenharia Civil e Industrial nas instituições de ensino superior com melhor avaliação de qualidade no MEC

O engenheiro civil é o profissional responsável de executar obras de grande envergadura, na maioria dos casos, como estradas, canais, barragens, viadutos, pontes, portos e outros tipos de construções. Inspecionar obras e reformas, além de desenvolver projetos junto com uma equipe multidisciplinar é parte essencial da sua profissão, estudando as melhores possibilidades de construções, analisando fatores como o solo e ventilação, e avaliando lugares estratégicos para a execução dos projetos. Ele também define os locais para instalação de rede elétrica, hidráulica e de saneamento básico. Escolhe os materiais que serão usados. Em canteiros de obra poderá atuar como chefe de equipes de trabalho e supervisionar dando prazos e custos, além de impor um padrão de qualidade aceitável.

As possibilidades de emprego para os engenheiros civis vem apresentando boas possibilidades, com um mercado que mantem sua taxa de crescimento constante em diversas regiões do Brasil (http://idchapeco.com.br/construcao-civil-mantera-crescimento-em-2012-news-4205.html). A necessidade de novos engenheiros tem valorizado o salario, curso e cargos oferecidos dentro da área da engenharia civil.

Engenharia Industrial

O bacharel do curso de Engenharia Industrial é o responsável pelo engenho de grandes indústrias, fabricas e grandes empresas. O engenheiro industrial cuida da manutenção dessas indústrias e fabricas, implantando melhorias como redes de gás e agua, esteiras rolantes, pontes e outros. O profissional nesta área poderá entrar em qualquer cargo ou especialização ou ramos que abrange para engenharia mecânica, química ou madeira. Esse curso é ideal para quem tem habilidades com números, cálculos, desenhos, estatísticas, matemática, física, lógica e desenho, esses são pontos fortes que são apresentados durante o curso. É preciso ter determinação e inovação para desenvolver novas técnicas de trabalho e obter mais conhecimentos de tecnologia e eletrônica.

Quem opta por estudar esse curso poderá entrar nas áreas de maquinas e equipamentos, planejamento e controle de produção, entre outros.

O curso dura em média 5 anos. Em quanto ao mercado, os informes dão resultados positivos para o presente e futuro do segmento da construção industrial. Veja mais aqui http://construirnordeste.com.br/novo/negocios-da-construcao/expectativas-da-construcao-civil-para-2012/

Melhores Faculdades

Faça uma boa escolha na hora da sua eleição. Sempre é um beneficio levar o reconhecimento de uma faculdade com altas qualificações acadêmicas. Para isso, o MEC conta com um instrumento de avaliação chamado Conceito Preliminar de Curso, ou CPC, que qualifica as instituições de acordo ao nível de ensino superior que apresenta.

Para cursos de Engenharia Civil e Engenharia Industrial, segundo essa avaliação do MEC, as melhores faculdades são:

Engenharia Civil

Instituição de Ensino Superior Cidade CPC Ano
IME - Instituto Militar de Engenharia Rio de Janeiro 4.4899 2011
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Caruaru 4.3153 2011
UNIP - Universidade Paulista Campinas 4.2530 2011
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José Dos Campos 4.1152 2011
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco 4.1143 2011
UNIP - Universidade Paulista São Paulo 3.9695 2011
UNIP - Universidade Paulista Ribeirão Preto 3.9334 2011
UVA - Universidade Veiga de Almeida Rio de Janeiro 3.8987 2011
UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Ilha Solteira 3.8045 2011
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio Dos Sinos São Leopoldo 3.6867 2011

Engenharia Industrial

Instituição de Ensino Superior Cidade CPC Ano
FEEVALE - Universidade Feevale Novo Hamburgo 3.1864 2011
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba Santa Bárbara Doeste 2.5235 2011
UI - Universidade de Itaúna Itaúna 2.3349 2011
ETEP - Faculdade de Tecnologia de São José Dos Campos São José Dos Campos 1.9845 2011
IFBA - Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia da Bahia Salvador 1.9605 2011
IFMA - Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Maranhão São Luís 1.5026 2011

Salários

O bem estar econômico sempre é uma motivação extra para quem pretende fazer uma faculdade. De acordo com o Salariômetro do Governo de São Paulo, o salario de um engenheiro civil é em média R$5.774,00. Já o de um engenheiro industrial as contratações registradas no Salariômetro estão em torno de R$5.482,00. (consulta feita em julho 2012)

Melhores faculdades de engenharia civil por estado

Abaixo os melhores cursos de engenharia civil separados por estados, começando com o estado de São Paulo. Para ver em outras localidades, selecione abaixo.

Fontes:
http://portal.inep.gov.br/web/guest/indice-geral-de-cursos
http://www.salariometro.sp.gov.br

 

Veja também

Comentários

Eu fiz um curso adistancia e foi muito bom me ajudou na minha vida profissional. jose de jesus // foz do iguaçu
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio