EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Melhores faculdades de Agronomia segundo avaliação do MEC

Veja a relação das melhores faculdades de Agronomia ou ciências agrárias do Brasil, segundo a avaliação do Ministério da Educação no conceito de curso.

A arte de trabalhar na terra é muito antiga e tem na criação do homem a sua origem, quando Deus ordena a Adão que ele deve cuidar do Jardim do Éden e depois também lavrar a terra e tirar dela o sustento. De lá para cá muita coisa mudou e a agronomia e atualmente a ciência que estuda as melhores formas de agricultura.

Agronomia ou ciências agrícolas é uma ciência que estuda um conjunto de técnicas, conhecimentos e explora diversas tecnologias para promover o uso racional dos cultivos agrícolas com proteção ao meio ambiente, melhores práticas de trabalho, otimização da produção e dos recursos econômicos, entre outros.

Melhores faculdades de agronomia

De acordo com o CPC – Conceito Preliminar de Curso do Ministério da Educação divulgado no início de 2013, porém, referente a 2011, as melhores faculdades ou universidades com curso de Agronomia do Brasil são:

Instituição de Ensino SuperiorCidadeCPCAno
UFES - Universidade Federal do Espírito SantoSao Mateus4.54512010
UFSM - Universidade Federal de Santa MariaFrederico Westphalen4.37072010
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre4.22202010
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do SulChapadao do Sul4.21012010
UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoIlha Solteira4.13122010
UEPG - Universidade Estadual de Ponta GrossaPonta Grossa4.12222010
UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoRegistro4.08242010
UFSC - Universidade Federal de Santa CatarinaFlorianopolis4.07602010
UEM - Universidade Estadual de MaringáUmuarama4.04262010
UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoBotucatu4.01582010

Os dados acima foram divulgados pelo MEC e fazem parte de uma avaliação permanente do Ministério da Educação em cursos superiores em quase todas as instituições públicas e privadas no Brasil.

Melhores por estado

Se o seu interesse é conhecer as faculdades mais bem conceituadas em agronomia no seu estado, selecione o estado desejado na caixa de seleção abaixo e confira as instituições que receberam nota na avaliação do MEC. Inicialmente será visto os dados do estado de São Paulo.

Perguntas comuns respondidas

O que posso esperar do curso de agronomia nas instituições listadas?

Se você optar por ingressar no curso de Agronomia vai se deparar com matérias iniciais voltadas para o estudo das Ciências Biológicas e Exatas, que variam entre biologia e estatística. Os próximos anos que se seguem você verá conteúdos relacionados realmente ao profissionalismo, como o estudo da ciência do solo e agronomia.

Você terá aulas sendo ministradas em diferentes espaços, como laboratórios e fazendas e ainda estudará administração e gestão. Vale lembrar que, mesmo que o curso tenha por título Agronomia, você será reconhecido com o título de Engenheiro Agrônomo.

Será que vai ser difícil conseguir um emprego, mesmo me formando nas melhores universidades?

A busca, e receios que se tem, para alcançar um bom emprego é normal de todo profissional recém formado. O que você precisa é se acalmar e se auto-reconhecer. Colocar seus conhecimentos adquiridos em prática para que possa passar em um concurso público, ou tornar seu currículo bem atraente aos seus futuros contratantes.

O que realmente está em jogo na hora de conseguir um emprego, depois de passar pela fase da capacitação, seria a determinação do profissional. É necessário que você se sinta pronto para enfrentar o mercado de trabalho e se empenhar a mostrar a ele o melhor que você pode oferecer, dentro das exigências que lhe serão apresentadas no decorrer do processo. Boa sorte!

Qual o tempo de duração do curso de Agronomia?

O curso de Agronomia tem uma duração média de 5 anos. Nossa, pra que tanto tempo? Bem, não é a toa que você será conhecido como Engenheiro Agrônomo, um ótimo título até.

O profissional agrônomo precisa estar perfeitamente capacitado, tanto para sua atuação comum, como para adaptações futuras. Ele deve estar apto a desenvolver estratégias no seu dia a dia de melhoria agrária e outros setores relacionados, vendo assim que um estudo aprofundado na sua área não seria nada mal para refletir em suas ações como profissional no futuro.

O curso busca lhe qualificar para o real estado trabalhista do profissional agrônomo hoje. Esteja ciente, todo esse estudo vale muito à pena!

Quanto ganha o Engenheiro Agrônomo?

O engenheiro agrônomo recebe por quantidade de horas trabalhadas (como boa parte dos profissionais), essas horas variam e levam o salário a variar também. Mas, os profissionais da área têm uma pretensão salarial extremamente satisfatória.

Para aqueles que têm uma jornada de trabalho de até 6 horas, receberão em média 6 salários mínimos. Os profissionais que optarem pela jornada de até 7 horas receberão, em média, algo em torno de 7,25 salários mínimos. Agora, os que se estenderem mais, por uma jornada de trabalho de até 8 horas, terão uma média de 8,5 salários mínimos. Bem compensatório, não é mesmo?!

Qual perfil preciso ter para saber se me encaixo no curso?

Quem deseja se formar na área precisa gostar de estar em contato com os animais do campo e próprio campo em si. Há essa necessidade já que as atividades do engenheiro agrônomo serão desenvolvidas, em sua maior parte, na zona rural.

Além de ser alguém bem flexível às mudanças, o profissional precisa se identificar com cálculos e números. Pois, ao longo do curso irá se deparar com matérias bem voltadas a essas temáticas. Tendo um apreço por química e botânica, além de zoologia, é claro.

Basta ainda saber se você está preparado para estudar e buscar novas informações sempre que puder. O engenheiro agrônomo precisa ser alguém bem atualizado na sua área.

Em quais áreas o Agrônomo pode atuar?

Ele pode atuar em diversos setores tais como:

  • Administração rural
  • Defesa sanitária
  • Ensino
  • Economia e administração agro-industrial
  • Engenharia rural
  • Indústria e vendas de alimentos
  • Zootecnia
  • Manejo ambiental
  • Silvicultura
  • Produção agro-industrial
  • Biocombustíveis
  • Solos
  • Filotecnia


Agronomia a Distância

Olha gostaria de fazer uma faculdade de agronomia pela internet,como devo fazer? ha eu tenho o tercero ano completo,e estou parado a tres ano.....e estou aqui procurando ajuda com voces que são mais entendido do assunto,e por isso eu peço ajuda avoces me ajuda...alex inacio da siva // nova canaa do norte mt
Infelizmente o curso de agronomia não consta na relação de cursos EAD pelo ministério da Educação. Pelo menos foi o que constatei no catálogo de cursos superiores do MEC. Talvez devido a natureza do mesmo a sua oferta pela modalidade a distância não seja uma opção no momento. luis.blog.br


 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio