EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Melhores faculdades de Bibliotecnomia no Brasil

Quais são as melhores faculdades de Biblioteconomia no Brasil atualmente? Veja a lista separada por estado e as com melhor pontuação, segundo o MEC.

Muitas são as formas de avaliação de um curso e de uma faculdade, algumas formas bem pessoais, por sinal. A qualidade de um curso ou uma faculdade pode ser feito por critérios subjetivos, geralmente baseados nas experiências pessoais de cada um, mas neste post usarei o conceito IGC – Índice Geral de Cursos do MEC, que avalia os cursos e instituições superiores no Brasil e atribui a cada um deles uma pontuação que varia de 0 a 5. 0 seria o valor mais baixo e 5 a nota máxima que o curso pode receber.

Os dados que usarei são do MEC e divulgados no portal INEP. Veja abaixo as faculdades que obtiveram melhor nota na avaliação de 2011:

Instituição de Ensino Superior Cidade CPC Ano
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre 3.8872 2009
UNB - Universidade de Brasília Brasilia 3.8710 2009
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte 3.5910 2009
UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina Florianopolis 3.5853 2009
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Florianopolis 3.4033 2009
UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos Sao Carlos 3.3077 2009
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal 3.1014 2009
UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Marilia 2.9815 2009
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Recife 2.8489 2009
UFBA - Universidade Federal da Bahia Salvador 2.8375 2009

Sobre a Biblioteconomia

Biblioteconomia é a ciência que tem por objetivo estudar a informação e usá-la de forma a organizar e sistematizar processos relacionados à informação. Pode ser aplicado a bibliotecas e outros ambientes ou sistemas informacionais.

Melhores faculdades de biblioteconomia nos estados

A relação acima leva em consideração instituições do Brasil inteiro, mas caso desejar poderá ver por estados, como no exemplo abaixo:

Dúvidas de usuários sobre o curso de biblioteconomia


Escola de Comunicação e Artes da USP

por que não aparece a ECA/USP? o curso de Biblioteconomia é excelente, seus professores são , a maioria, mestres e doutores... e a maioria do alunado se encaminha para postos de chefia, coordenação e estão nos mais altos postos das Instituições governamentais e empresariais... foi aferido o curso? se não foi é necessário rever os conceitos, conheço algumas dessas Faculdades ... corpo de professores sofrivel e os alunos... sem comentários...flavia // sao paulo
Flávia: Os dados acima são do Ministério da Educação. O texto explica o conceito que foi usado. Até onde eu sei a USP não participa da formação do conceito e por isso não está listada. luis.blog.br


 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio