EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Menu iniciar ou tela inicial do Windows 8. Aplicativos e rolagem da tela

Conheça as dicas de como usar o novo sistema operacional da Microsoft. Neste artigo focado na tela inicial que substituiu o antigo e conhecido menu iniciar das versões anteriores do Windows.

Dentre as grandes novidades no Windows 8 a mudança no menu iniciar foi certamente uma das mais acentuadas. O tradicional botão iniciar era certamente uma das marcas registradas do Windows e havia estado presente em todas as versões do sistema operacional da Microsoft desde o Windows 95.

Tela inicial no Windows 8

Agora o menu iniciar foi totalmente remodelado e ao invés de um botão com uma janela na lateral esquerda da tela, temos a tela toda. Na verdade agora temos um aplicativo iniciar ao invés de uma simples janela como era anteriormente. Veja abaixo a tela ou menu inicial do Windows 8:

Windows 8 com a nova tela de abertura

A novidade é que todos os aplicativos ou recursos desta tela podem ser arrastados de um lugar para outro e a tela vai se arrumando da melhor maneira possível.

Aplicativos

Caso queira ver a relação de todos os aplicativos basta clicar com o botão direito na tela e aparecerá no rodapé uma barra com a opção todos os aplicativos:

Ao clicar no botão mostrado acima será mostrado a relação de todos os aplicativos do Windows 8, como mostrado na figura abaixo:

Relação de aplicativos do Windows 8

Caso queira colocar qualquer um desses aplicativos na tela inicial, basta clicar com o botão direito no aplicativo e depois clicar em fixar na Tela Inicial que é mostrado na barra inferior:

opção para fixar ou transferir um aplicativo para o menu iniciar

Procurar aplicativos

Outra forma de usar a tela inicial e de aplicativos é usando o sistema de busca que pode ser ativado quando você levar o mouse na parte superior direito e depois descer até a opção Pesquisar.

Opção de pesquisar para localizar recursos do Windows

Rolagem de tela

O Windows 8 foi criado pensando em telas sensíveis ao toque, como no caso dos tablets, smartphones ou monitores que suportam este recurso. Nesses casos a rolagem de tela pode ser feita com o dedo pressionando e arrastando para a direção desejada. Mas se você não tem nenhum desses recursos e usa o teclado e mouse poderá fazer a rolagem usando a barra que fica na parte interior da tela ou usando as teclas PAGE UP e PAGE DOWN do seu teclado. Com isso você ganha um pouco mais de agilidade para movimentar entre os aplicativos.

Para finalizar uma última dica: Para acionar a tela ou o menu iniciar basta usar a tecla Windows (aquela que tem a bandeirinha: geralmente fica entre as teclas CTRL e ALT). Se clicar uma segunda vez a tela inicial será fechada.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio