Missão, Visão e Valores. Diferença e significado de cada um

O que significa Missão, Visão e Valores? Como é definido esses termos nas empresas e quais as diferenças entre eles? Conheça aqui a análise de como é feito o planejamento estratégico nas empresas.

Geralmente quando entramos em uma empresa é comum encontramos um quadro na parede coma missão, visão e valores daquela empresa, isto pode ser visto também no site da empresa e outros locais de comunicação. Mas o que significa isso?

A missão, visão e valores são conceitos que a empresa declara publicamente que defende. A definição disso geralmente não é de uma única pessoa, como o proprietário ou a alta direção, mas ela é resultado de todos os olhares dos colaboradores daquela organização. Missão, visão e valores fazem parte do chamado planejamento estratégico onde todas as pessoas da empresa contribuem para formar aquilo que a empresa é ou pretende ser. Vamos as definições de cada um.

Missão

Missão é aquilo que a empresa faz ou quer fazer como organização. Os termos são os mais variados, mas em suma reflete o papel da empresa junto ao mercado onde ela atua. Os verbos desenvolver, promover, acompanhar, inovar, entre outros são usados com frequência na definição da missão da empresa.

Visão

Visão é aquilo que a empresa pretende ser em um dado espaço de tempo, tem a ver com o futuro e invariavelmente envolve metas e objetivos que a organização pretende alcançar no futuro. Como já foi dito que esses conceitos são parte do planejamento estratégico, a definição da visão envolve analisar o que a empresa tem no momento em termos  de capital físico, financeiro e intelectual e como pode usar isso para atingir as metas desejadas ao longo do tempo.

Verbos como ser, situar, alcançar, entre outros são bem cotados para ajudar na definição da visão.

Um detalhe muito importante sobre a visão é que o conceito de futuro não deve ser abstrato, pelo contrário, deve ser definido em termos palpáveis. Em outras palavras é preciso dizer quando é esse futuro, por exemplo, em 5 anos, em 2018 e assim por diante.

Valores

Valores têm a ver com a maneira que a empresa ira agir para cumprir sua missão e alcançar a visão anteriormente estabelecidas. Os valores éticos são geralmente invocados com muita frequência para demonstrar seriedade, também são comuns preocupações com o meio ambiente, a responsabilidade social, entre outros.

Termos como responsabilidade, inovação, excelência, respeito, entre outros são usados para tentar refletir o sentimento de valores que deverá permear as relações internas entre colaboradores e externas com clientes, fornecedores e sociedade.


Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus