Modelagem conceitual: modelo conceitual de dados

Como fazer a modelagem conceitual de dados. Entenda o modelo conceitual de dados usado na modelagem de dados

O modelo conceitual concentra-se no mais alto nível de abstração e não leva em conta o banco de dados em si, mas a forma como as estruturas serão criadas para armazenar os dados.

A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. No modelo conceitual o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que darão suporte à construção de todo o modelo.

Vou propor um exercício de modelagem de dados para que os conceitos de modelagem conceitual possa ser melhor assimilada. Imagine um banco de dados para uma agência de turismo:

Faça a modelagem de dados (aplique o modelo conceitual apenas), de uma agencia de turismo onde: controle de clientes, com todas as informações detalhadas. Controle de companhias aéreas que tenho convênio com todas as informações detalhadas. Preciso saber quais os vôos e horários que todas as companhias aéreas fazem diariamente, bem como os aviões que serão usados em cada vôo. Preciso saber a origem e o destino de cada vôo. Guardar a tripulação e a lista de passageiros de cada vôo com seus lugares.

Como resolver o problema acima? Teremos de aplicar o modelo conceitual para determinar como os dados acima serão tratados e guardados no banco de dados. Perceba que as informações acima poderão ser facilmente discutidas com o cliente, pois estamos no nível conceitual dos dados.

A primeira coisa a fazer é definir as Entidades(coisas com sentido próprio) e os relacionamentos(ligação entre as entidades), para fazermos isto veremos o post sobre Modelo de Entidade e Relacionamento - MER e depois teremos de definir os atributos de cada entidade, veremos isto no post Análise de Entidade: Atributos simples, compostos e multivalorados. Por fim veremos o post Relacionamento entre entidades: tipos e cardinalidade que mostra como as ligações deverão ser feitas entre as entidades.

Lembrando que a modelagem conceitual é a primeira etapa da modelagem de dados, ficando ainda o modelo lógico de dados e o modelo físico de dados.




Veja também:





// Comentários

Washington // São Paulo // 15/02/2009 10:10:00

"E necessario ter uma vase sólida deconhecimento sobre modelagem de banco de dados, para no futuro ter um bom entendimento no que diz respeitos as tabelas e suas relações"

Parabéns por vocês estarem disponibilizando esta materia.

Leonam // Manaus - AM // 22/11/2009 20:11:00

Antes de tudo, parabéns pela iniciativa!

Estarei citando o seu artigo em meu trabalho de conclusão, porém preciso de alguns dados para que eu possa referência-lo corretamente em meu trabalho.

Aguardo seu contato.

danlly // Fortaleza // 05/03/2010 14:01:00

Amei seu blog, me foi muito útil, obrigado por essas informações.

cee // cpggg // 19/08/2010 18:06:00

aee gostei pouco, tava como?

cesarr augustoo // praia grande // 19/08/2010 18:08:00

cara, bacana seu blog, gostei pra caralho ein, parabéns bem esclarecido bjosmeliga

Jéssica Lino // Fortaleza // 18/10/2010 12:44:00

Bom cada vez que eu olho a minha mente fica cada vez mais abrangente no assuto.thank you!

Rafael // Planaltina-DF // 08/12/2010 11:03:00

Cara eu gostei muito deste post, e tbm tentei fazer um modelo conceitual, conforme orientação acima, e gostaria de saber se vc pode corrigir ele ? pois estou começando agora com modelagem e não sei se esta correto... eu fiz no DBDesigner 4.]

link:

http://www.4shared.com/document/TKa8FsuH/turismo.html

obrigado desde já!

att.

Rafael Larcher





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus