Modem 3G da Claro, Tim, Oi e Vivo. Vale a pena?

Como funciona os modem 3G das principais operadoras de telefonia celular. Vale a pena investir em internet móvel quando há outras opções de conexão?

Eu era usuário da NET e tinha o NET Combo, um sistema composto por Tv, banda larga e telefone. Com exceção do telefone, funcionava bem. O plano que eu assinava era relativamente barato e a velocidade da internet era muito boa, 1 Mega para uso doméstico está de bom tamanho, certo? Mas comprei uma casa e com a mudança tive que cancelar a NET, pois a rua não era cabeada.

Antes da mudança comecei a avaliar as poucas alternativas que tinha para acesso à internet. O modem 3G parecia ser a melhor alternativa, já que como a NET e o Speedy não tinham na minha rua e a internet a rádio além de cara, tinha velocidades bem abaixo do que eu estava acostumado.

Modem 3G da OI e Tim

Os modem 3G da operadora OI e Tim foram descartados, pois descobri que essas operadoras não tinham o sinal 3G na minha cidade. Esta é uma dica importante, pois não basta o aparelho (modem) ser 3G, é necessário que na sua cidade tenha sinal 3G.

Modem 3G da Claro e Vivo

Claro e Vivo eram as opções que eu tinha. Aparentemente atraente, as duas operadoras tinham um plano bastante similar: 1 mega com banda ilimitada. Ótimo, pensei eu. Era o que eu tinha na NET, embora o preço dos planos 3G fossem o triplo do valor da internet da NET, ainda assim eu estava disposto a encarar.

Depois de ler com mais calma e acompanhar alguns comentários em fóruns e blogs, descobri que as operadoras reduziam a  velocidade da internet quando você usasse mais de 1MB ou 2MB. Por exemplo: No caso da claro eu usaria a velocidade de 1mega durante dois ou três dias aproximadamente e depois a velocidade cairiam para 128kbps.

Acabei desistindo dos modem 3G e encontrei uma operadora de internet a rádio que me ofereceu uma internet ilimitada por um preço razoável.

Se você está pensando em usar modem 3G avalie:

  • Se há sinal disponível em sua cidade;
  • Solicite um período de testes para você certificar que vai funcionar mesmo em sua casa ou escritório;
  • Considere que a velocidade vai cair bruscamente depois de atingir os limites estabelecidos pela operadora;
  • Se houver outras opções de internet banda larga, considere.

Atualização: Em função da baixa qualidade da minha conexão de rádio, acabei comprando um modem da Vivo para testar. Funcionava bem. De todas que avaliei esta era a que melhor me atendeu, claro que no seu caso pode não ser a mesma coisa, pois depende de região, cobertura, etc. Mas acabei mudando de residência e hoje voltei para a NET, que em termos de conexão com a internet foi a melhor coisa que fiz.




Veja também:





// Comentários

Francisco // Rio de janeiro // 19/01/2011 15:55:00

tenho ainda uma dúvida sobre o modem 3g (o meu e da claro), eu tenho 3 gigas para usar com downloads,eu queria saber se esses 3 gigas também são utilizados no tempo que eu fico conectado?

muito obrigado espero que tenha uma resposta para minha pergunta!

Diego // ribeirao pires // 14/01/2012 13:21:00

Francisco sobre sua pergunta>>>> eh assim quando vc se conecta a internet, ja comessa a gastar.....eh como vc estivesse baixando alguma coisa (mesmo sem baixar) eu to passando pelo msmo problema e estou pensando em proocessar eles pq quando eu peguei esse pacote naum me falaram disso falaram q soh ia gastar quando eu baixasse akguma coisa.......e eu fiko o dia inteiro ligando pra la mas fiko mais de 45 minutos esperando eles me atenderem e eu axei isso aki olha ai

A partir de 1.º de dezembro, o prazo máximo de espera nos serviços de atendimento ao consumidor -SAC -será de um minuto, exceto em situações especiais. A coordenadora do Procon, salientou que, nesta data, entram em vigor o decreto 6.523 /08 e a portaria 2.014 /08, que definem novas regras para esses serviços e determinam o tempo máximo de espera do consumidor para receber o atendimento telefônico.

"As novas regras foram estabelecidas pelo Governo Federal", "e valem para o atendimento dos serviços regulados pelo poder público federal: energia elétrica, telecomunicações (telefonia fixa e móvel, tv a cabo, internet), planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de crédito fiscalizados pelo Banco Central".

to ligando la para ameassar eles para eles me atenderem de forma exigida pelo governo....abcs manuh boa sorte ai





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus