Normalização de dados e as formas normais

Normalização de dados e as formas normais. Primeira, segunda e terceira forma normal. Conheça este importante instrumento de projeto de banco de dados.

Normalização de dados é o processo formal e passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros.

O conceito de entidade é muito importante neste processo, ou seja, devemos identificar quais são as entidades que farão parte do projeto de banco de dados. Entidade é qualquer coisa, pessoa ou objeto que abstraído do mundo real torna-se uma tabela para armazenamento de dados. Normalmente usa-se o Modelo de Entidade e Relacionamento para criar o modelo do banco.

Veja um exemplo de várias entidades já normalizadas:

Modelo de entidade e relacionamento

A regra de ouro que devemos observar no projeto de um banco de dados baseado no Modelo Relacional de Dados é a de "não misturar assuntos em uma mesma Tabela". Por exemplo: na Tabela Clientes devemos colocar somente campos relacionados com o assunto Clientes. Não devemos misturar campos relacionados com outros assuntos, tais como Pedidos, Produtos, etc. Essa "Mistura de Assuntos" em uma mesma tabela acaba por gerar repetição desnecessária dos dados bem como inconsistência dos dados.

Figura 2: Veja outro exemplo com uma tabela não normalizada

tabela entidade não normalizada

Normalmente após a aplicação das regras de normalização de dados, algumas tabelas acabam sendo divididas em duas ou mais tabelas, o que no final gera um número maior de tabelas do que o originalmente previsto. Este processo causa a simplificação dos atributos de uma tabela, colaborando significativamente para a estabilidade do modelo de dados, reduzindo-se consideravelmente as necessidades de manutenção.

Veja a tabela acima após a aplicação da normalização.

Figura 3: Tabela normalizada

Tabela entidade não normalizada

Os objetivos da normalização são muitos, entre eles destaco:

  • Minimização de redundâncias e inconsistências;
  • Facilidade de manipulações do banco de dados;
  • Ganho de performance no SGBD;
  • Facilidade de manutenção do sistema de Informação;
  • Entre outros.

As formas normais

O Processo de normalização aplica uma série de regras sobre as tabelas de um banco de dados, para verificar se estas estão corretamente projetadas. Embora existam cinco formas normais (ou regras de normalização), na prática usamos um conjunto de três Formas Normais.

Vejamos as três primeiras formas normais do processo de normalização de dados.

Apesar de existir outras formas normais como a quarta forma normal e quinta forma normal, apenas as três primeiras tem sido considerada atualmente. As formas normais são importantes instrumentos para resolver antecipadamente problemas na estrutura do banco de dados.

Para aplicar a normalização de dados é necessário considerar a sequência das formas normais, isto é, para aplicar a segunda forma normal por exemplo, é necessário que seja aplicado a primeira forma normal. Da mesma forma, para aplicar a terceira forma normal é necessário que já tenha sido feita a normalização na segunda forma normal.




 

Veja também:




// Comentários

Fábio Procópio // Natal // 04/10/2008 10:52:00

Olá!

Artigo de linguagem simples, prática e bastante objetiva.

Parabéns!

Rejane Moreira // Brasilia // 07/05/2009 17:03:00

Quais são os conceitos da forma normal fn4 e fn5?

Alexandre Camilo // Brasília // 16/05/2009 16:58:00

Esse artigo é idêntico ao que tem no site do Julio Battisti... http://www.juliobattisti.com.br/artigos/office/modelorelacional_p4.asp

Com uma pequena maquiagem!

Você deveria tomar vergonha na cara e divulgar apenas os trabalhos de sua autoria ou, ao menos, ter a dignidade em citar a fonte a qual você extraiu a informação!

E ainda faz um plágio meia-boca!!!

Jean Bruno // Guapó - GO // 29/05/2009 13:30:00

Alexandre Camilo, você tem algum problema de interpretação de texto.

A verdade é que se você fizer uma busca rápida fazendo uso do search Google por exemplo sobre normalização de Dados você encontrará o quê?

Resposta: Assuntos que tratam de maneira direta ou indireta de Normalização de Dados, e os textos falarão de Normalização de dados.

Não tem como você fugir da essência que é a própria Normalização de Dados.

Eu li o artigo escrito no site de Julio Battisti, é ótimo, sem dúvidas, mas quando você fala que este artigo aqui é um plágio de Julio Battisti, você fala de maneira louca, e não verdadeira.

Se você ler o artigo no Wikipedia também é parecido, se você ler os vários artigos do mesmo assunto no iMasters também são parecidos, mas não são plágios.

Na ramo de atividade da informática os profissionais tem se desdobrado de maneira fantástica, tendo que se eu fosse escrever algum post relacionado a Normalização de Dados, eu buscaria informações nestes links relacionados aqui, e tiraria minhas próprias conclusões, escrevendo as vezes um post parecido, mas foram minhas conclusões, e quanto a eu colocar ou não as minhas fontes de informação, é facultativo.

Tenha mais respeito ao que você ver na internet e as pessoas que postam algo na internet.

Se você pensa algo e isto pode ofender alguém, fique para você, nem tudo deve ser dito, pois você poderia inibir que nascem bons materiais de referência.

Resumo:

Cara, se você lê algo na internet, e você tem suas conclusões você tem o direito de postar isto. E suas conclusões podem ajudar outras pessoas, pois quando lemos materias, as vezes um texto colabora muito com outro.

Não desrespeite as pessoas com seus comentários.

Não iniba as pessoas que muitas vezes estão ainda iniciando.

Se você puder ajudar, ótimo. Mas senão, fica com suas palavras ofensas só para você.

Luis // Limeira/SP // 29/05/2009 22:58:00

Alexandre.

Aceito sua crítica, mas como bem salientou o Jean, a quem agradeço pois fez suas as minhas palavras, dizer que o texto é um plágio realmente não faz muito sentido.

Volto a citar a excelente defesa do Jean que de fato em tecnologia muitas coisas são parecidas e certas definições são tão bem feitas que não podem ser refeitas, mas sim reutilizá-las. Veja que estou falando de definições e não de textos inteiros.

Fique na paz!

Rejane // brasilia // 18/09/2009 16:04:00

Oiiii,

Agora que graças a Deus a briga acabou : ), alguém pode me responder : ).

Quais são os conceitos da forma normal fn4 e fn5?

Brigadinha,

Rejane

Coiso // asdssdds // 02/10/2009 05:08:00

Brigadao cara! me ajudou mt!

valew

Ricardo // Soledade-Pb // 15/10/2009 23:36:00

muito bom Jean!!

tbm me ajudou muito!

e como vc frisou "Não tem como você fugir da essência que é a própria Normalização de Dados".

Jairo Cordeiro // Rio de Janeiro // 03/02/2010 23:09:00

Luis: Gostaria e receber este material no meu e-mail (se possível), mesmo porque não consegui abrir as tabelas através do explorer. Agradeço antecipadamente. jairo

smily williem libório ataíde // urucurituba AM // 24/03/2010 09:09:00

ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE AULA E O PROFESSOR MANDOU COM MINHAS PROPRIAS PALAVRA SOBRE A NORMALIZAÇÃO DE DADOS

daniel // nova-tebas // 11/04/2010 15:16:00

estou fazendo um trabalho sobre procedimentos operacionais normalizados,na matéria de analize e projetos,gostaria de saber se normalização de dados e o mesmo que procedimentos operacionais normalizados.

Janilson Florencio da SIlva // Natal // 29/04/2010 10:23:00

Muito bom o artigo. É claro que há outros artigos falando o mesmo, mas outra ajudinha sempre cai bem.

Muito obrigado.

Sergio // São Bernardo do Campo // 01/06/2010 23:19:00

Gostaria de agradecer, pois eu estava com muitas dúvida, e várias dúvidas foram solucionadas.

Matheus // indaiatuba // 19/06/2010 22:39:00

Esse blog é muito bom

tem varias materias boas, uteis e faceis de entender

aprendi muito

vlw

Elton // Planaltina-df // 20/06/2010 18:20:00

muito bom artigo. parabéns.

tiago 27 // Belo horizonte // 23/06/2010 15:38:00

Bom , Mesmo que fosse uma cópia de outro artigo, não seria um problema porque está aberto para quem desejar ler, ninguém está obrigado a ler. Leio milhares de posts sobre diversos assuntos e percebo que muitas vezes são cópias idênticas ou parecidas, e as vezes de mais de uma fonte é copiada no mesmo texto. Isto não é ruim, se pensarmos em expansão da informação. Se fosse uma competição, seria sim, inaceitável, mas não é o caso deste post. Agradeço pelas informações prestadas.

LARISSA // FORTALEZA // 28/07/2010 15:24:00

MUITO OBRIGDA VIU MI AJUDOU MUITO

Luis Cláudio // Brasilia // 18/08/2010 14:23:00

Muito bom!

Obrigado.

Pedro Oliveira // Belo Horizonte // 27/10/2010 14:49:00

Muito bom velho...com conteudo e facil de entender, e quanto a esses malucos que estao falando que tudo isso e plagio, manda se fuderem e criarem um blog melhor

vlws!





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus