EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

O consumo de energia elétrica e as dicas de economia de energia

O consumo de energia elétrica e as dicas de economia de energia. Veja a entrevista com a Copel - Companhia Paranaense de Energia

Energia elétrica é coisa séria, a conta nem se fala. O consumo de energia elétrica nas residências é um assunto importante e importa que haja uma conscientização sobre o assunto e principalmente o que podemos fazer para economizar energia elétrica. Será que os aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos novos consomem menos energia elétrica que os aparelhos antigos? Existe algum limite para que novos equipamentos sejam produzidos visando economia de energia elétrica?

Pode parecer pouco, mas se você economizar 10% na sua conta de luz é algo muito significativo. Imagine que se todas as pessoas fizerem isso, o país terá economizado 10% de energia. Seria algo extraordinário.

Para tentar ajudar nesta conscientização, procurei aqueles que mais entendem do assunto para dar algumas dicas que julgo valiosas no dia a dia das pessoas. Entrei em contato com a Copel – Companhia Paranaense de Energia que prontamente me atendeu e deu dicas importantes sobre o consumo de energia no uso do chuveiro, ferro de passar, geladeira, máquina de lavar roupas, lâmpadas, computadores, entre outros.

O crédito das respostas é do Sr. Jorge Eduardo Schorr, técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel.

Aparelhos eletroeletrônicos novos versus antigos

Blog do Luis: Os aparelhos antigos consomem mais energia que os novos?

Copel: Sim, tanto quanto os automóveis antigos consumem mais combustível que os de hoje. A evolução da tecnologia de materiais – principalmente – tem proporcionado condições para que sejam produzidos aparelhos e equipamentos cada vez mais eficientes sob o ponto de vista do consumo de energia. Um grande impulso a essa evolução foi dado pela conscientização de que o consumo racional de energia elétrica está profundamente associado à preservação dos recursos naturais e à manutenção da sustentabilidade do planeta.

Blog do Luis: A tendência é que cada vez mais os aparelhos passem a economizar mais energia ou já estamos no limite?

Copel: Partindo do princípio de que não há nada no mundo que não possa ser feito de forma mais eficiente e com rendimento melhor, é possível dizer que não há limites para o avanço tecnológico. Assim como há 20 anos não se imaginava que a rotina das pessoas pudesse depender tanto da informática e dos computadores, é difícil imaginar como será nossa rotina daqui a 20 anos. Existem diversas pesquisas e experimentos em andamento pelo mundo na área dos supercondutores, material cerâmico capaz de conduzir eletricidade com zero de perda. Talvez esse material possa vir a ser, no futuro, um importante componente de aparelhos e equipamentos elétricos, reduzindo seus níveis de consumo.  

Blog do Luis: Quais as dicas para quem vai comprar aparelhos eletroeletrônicos?

Copel: A principal recomendação é prestar muita atenção à potência do aparelho ou equipamento desejado, já que potência e consumo guardam relação direta. Preferir os aparelhos que apresentam o Selo Procel de eficiência energética e tomar cuidado para não superdimensionar necessidades, adquirindo equipamentos grandes demais ou potentes demais para o regime de uso a que serão submetidos. Por exemplo, instalar diversas lâmpadas de potência muito elevada para iluminar um cômodo pequeno ou adquirir um eletrodoméstico cuja capacidade máxima de operação jamais será ocupada. De pouco adianta o eletrodoméstico apresentar um elevado rendimento energético se a sua utilização for pouco racional.

Outros itens

Veja outros assuntos sobre economia de energia na sequência da entrevistas nos links abaixo:

Como vimos nos links acima, não é necessário abrir mão do conforto para economizar energia, basta fazermos a nossa parte, evitando o desperdício e usando de forma racional e consciente os aparelhos eletroeletrônicos em nossa casa.

Agradeço a Copel na pessoa do  Sr. Jorge Eduardo Schorr pela entrevista.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio