O que é Navegador de Internet

O que é Navegador de internet e qual é a definição para o termo navegador. Veja os exemplos dos navegadores existentes, sua história e outras informações.

O termo navegador vem de navegar e desde o início da internet acessar  e visitar os sites ficou conceituado como navegar na internet. Na prática ele é um programa que deve ser instalado em seu computador para permitir o acesso aos sites em que deseja visitar. As vezes encontramos o termo browser que é a mesma definição só que em inglês.

História dos navegadores de internet

O primeiro navegador que existiu foi o WorldWideWeb (tudo sem espaço). Ele foi criado com o projeto original da web, liderado por Tim Bernes Lee, que também incluiu a linguagem HTML, o protoco HTTP e o ambiente de hospedagem de sites chamados de servidor web.

Embora não fossem os primeiros, o Netscape e o Internet Explorer foram os que deram fôlego a internet e é os mais antigos e conhecidos dos usuários mais antigos da internet. (PS: antigo em internet é coisa de 10 a 15 anos atrás).

O Netscape veio primeiro, logo em seguida a Microsoft lançou aquele que seria o mais popular navegador de internet, o Internet Explorer. A batalha entre os dois durou algum tempo até que o IE torna-se quase que absoluto em termos de navegadores.

Posteriormente outros navegadores surgiram e tornaram-se bastante populares, entre eles podemos destacar os seguintes:

Safari

Navegador da Apple. Era usado inicialmente em Mac, mas recentemente ganhou versão para PC rodando em Windows. Ganhou muita popularidade com a chegada dos dispositivos iPhone e iPad e a popularização dos dispositivos da Apple.

Firefox

O Firefox foi o principal concorrente do Internet Explorer durante um bom tempo e tornou-se bastante popular entre os entusiastas e profissionais de tecnologia. É um navegador de código aberto mantido pela fundação Mozilla. Com a chegada do Chrome, sua participação no mercado foi bastante prejudicada e seu crescimento estabilizado.

Opera

Um navegador bastante eficiente e charmoso. Ele é da Opera Software. Tem pouca participação no mercado, mas é bastante elogiado por especialistas, especialmente por sua boa compatibilidade com os padrões web.

Chrome

O Chrome é o navegador do Google, chegou ao mercado com a difícil missão de competir com o Internet Explorer e o Firefox e não demorou muito para ganhar a atenção do público e hoje é considerado um dos mais usados. É um navegador que chama a atenção pela ausência das famosas barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript, algo que o Google usa e abusa em alguns de seus aplicativos online.

O mercado de navegadores de internet

O mercado de navegadores de internet é extremamente concorrido e ao lado do mercado de buscas na internet é alvo dos grandes players do mercado. Até agora a Microsoft esteve bem posicionada neste mercado, mas devido a altíssima concorrência tudo indica que haverá dias difíceis para a Microsoft neste setor.

Não é fácil afirmar qual é o mais usado, já que isso dependerá de vários fatores. Veja a imagem abaixo que mostra quais os navegadores os usuários usaram para acessar o Luis.blog.br recentemente:

navegadores de internet participação


Veja também:





// Comentários

andreia // alta floresta // 17/09/2011 11:28:00

Lançado recentemente, o Chrome é o navegador do Google. O Chome chegou ao mercado com a difícil missão de competir com o Internet Explorer e o Firefox. É um navegador que chama a atenção pela ausência das famosas barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript, algo que o Google usa e abusa em alguns de seus aplicativos online.

anderson // arcoverde // 01/10/2011 11:17:00

muito legal

Mario Antonio Dutra Gonçalves // Pelotas // 21/05/2012 20:00:00

Ainda não conheço o Opera e o Safari. Uso o Firefox, apesar de conhecer o chrome.O chrome eu sei que é um ótimo navegador,pois,ouço isto de outras pessoas,mas,acostumei à usar o Firefox e estou satisfeito no momento.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus