O que é o CPF – Cadastro de Pessoa Física

Informações sobre o CPF, o Cadastro de Pessoas Físicas. Saiba o que é o CPF, quem pode emiti-lo, locais e documentos necessários à emissão.

O CPF ou Cadastro de Pessoa Física é um documento emitido pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. Este documento é emitido a partir de uma case de dados da Receita que armazena informações de contribuintes obrigados à inscrição no CPF.

Com qual idade para emitir o CPF

Qualquer idade, inclusive recém-nascidas.

Para que serve o CPF

O objetivo inicial do CPF é identificá-lo junto a Receita Federal para fins tributários, inclusive. Contudo, o CPF é amplamente usado em organizações públicas e privadas. Agências bancárias, órgãos de governos e empresas privadas de uma forma geral usam o CPF como chave de identificação de pessoas físicas. Por ser um documento único, com validade em todo o território nacional e emitido por um orgão oficial do governo federal, sua aceitação em outras organizações para fins de identificação é maior.

Orgãos como o Serasa, SPC, Banco Central e outros usam o CPF como identificação de pessoas que apresentam problema de crédito, o mesmo acontece com outros orgãos para outros fins, como por exemplo no caso de uma matrícula em uma faculdade.

Onde emitir o CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas pode ser emitido no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Agência dos Correios. Deve ser feito o pagamento de uma pequena taxa para a emissão.

Quais os documentos necessários para a emissão do CPF

Depende da idade e da situação da pessoa. No final do post há um link onde é explicado as diversas faixas e os documentos obrigatórios para cada uma delas.

Quantos números de CPF posso ter?

Apenas um. O CPF é emitido uma única vez e com um número único.

O CPF pode ser cancelado?

Segundo a Receita, o cancelamento poderá ser feito apenas em alguns casos específicos, como duplicidade, ordem judicial ou falecimento do contribuinte.

O que fazer quando o CPF for usado indevidamente por outra pessoa.

Procure a polícia. Como não há possibilidade de cancelá-lo ou ter outro CPF é necessário ter cuidado com o uso do mesmo e em caso de usos indevidos, a única solução e procurar a polícia.

Como consultar a situação do CPF?

Neste link é possível consultar a situação cadastral do CPF. As situações poderão ser: Regular, Pendente de regularização, Suspensa, Cancelada e Nula.

Onde encontro mais informações sobre o CPF?

Leia esta FAQ no site da Receita que responde a muitas questões sobre o Cadastro de Pessoas Físicas.


Veja também:





// Comentários

Marilena Barbosa // Santa Isabel // 25/08/2010 11:19:00

eu gostaria de cadastrar um amigo na nota fiscal paulista para está otimo bjs.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus